12/11/2024

Sons da resistência negra: Descidão dos Quilombolas leva ritmos Afro-Brasileiros ao FASC 2024

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) 2024 vai contar com a apresentação do grupo Descidão dos Quilombolas, um conjunto percussivo de samba-reggae e afro-reggae que há mais de 30 anos leva sua energia e suingue às ruas de Aracaju. Residente do bairro Getúlio Vargas, no "Geruzinho", o Descidão se destaca por seu compromisso em preservar e celebrar a cultura afro-brasileira, ecoando a tradição e a luta da comunidade negra em Sergipe.

Sob a liderança do presidente Carlos Henrique Santos, o Nikimba, e de grandes mestres da percussão como Dingo Bala, Nenê Mariah e Nego Dadas, o grupo promete uma apresentação vibrante, marcada pela força da percussão e pelas letras que exaltam a resistência e a história afro-brasileira. O Descidão dos Quilombolas traz um repertório que valoriza as raízes africanas, enaltecendo a identidade negra e inspirando todos os presentes a refletirem sobre a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro.

O grupo, que é referência no samba-reggae em Sergipe, promete transformar o palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo,  em um espaço de celebração e resistência, mantendo viva a memória e o espírito das comunidades quilombolas.

O grupo é conhecido, principalmente pelas apresentações carnavalescas, mas realiza diversas atividades ao longo do ano, incluindo oficinas de percussão e capoeira, rodas de conversa e projetos comunitários. É com essa trajetória de fortalecimento cultural e social que o grupo chega ao FASC 2024, pronto para envolver o público em uma experiência inesquecível.

O FASC 

Com 39 edições e 52 anos de história, o Festival de Artes de São Cristóvão foi retomado em 2017 e conta com uma programação diversificada, que inclui música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais e gastronomia, atraindo artistas locais e de outros estados.

Os principais palcos do evento são: João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e Mariano Antônio, no Largo da Matriz. Outras atividades ocorrem no Samba na Bica, na Galeria de Artes Vesta Viana, no Cine Trianon e no Salão de Literatura Manoel Ferreira. 

Entre as atrações deste ano, além do cantor Iggo Centaura, destacam-se Marina Lima, Arnaldo Antunes, Timbalada e Afrocidade, além de nomes sergipanos como Serigy All-Stars, Samba do Arnesto, Nêga Doce e Danilo Duarte & os Beneditos.

O festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Empresas como Maratá, Estrella Galicia e Coca-Cola patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.

Foto: Almeida Júnior. 

Publicado por Jhonny Oliveira
Fotos por Almeida J
Personalize suas opções de acessibilidade