Sons da resistência negra: Descidão dos Quilombolas leva ritmos Afro-Brasileiros ao FASC 2024

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) 2024 vai contar com a apresentação do grupo Descidão dos Quilombolas, um conjunto percussivo de samba-reggae e afro-reggae que há mais de 30 anos leva sua energia e suingue às ruas de Aracaju. Residente do bairro Getúlio Vargas, no "Geruzinho", o Descidão se destaca por seu compromisso em preservar e celebrar a cultura afro-brasileira, ecoando a tradição e a luta da comunidade negra em Sergipe.
Sob a liderança do presidente Carlos Henrique Santos, o Nikimba, e de grandes mestres da percussão como Dingo Bala, Nenê Mariah e Nego Dadas, o grupo promete uma apresentação vibrante, marcada pela força da percussão e pelas letras que exaltam a resistência e a história afro-brasileira. O Descidão dos Quilombolas traz um repertório que valoriza as raízes africanas, enaltecendo a identidade negra e inspirando todos os presentes a refletirem sobre a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro.
O grupo, que é referência no samba-reggae em Sergipe, promete transformar o palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo, em um espaço de celebração e resistência, mantendo viva a memória e o espírito das comunidades quilombolas.
O grupo é conhecido, principalmente pelas apresentações carnavalescas, mas realiza diversas atividades ao longo do ano, incluindo oficinas de percussão e capoeira, rodas de conversa e projetos comunitários. É com essa trajetória de fortalecimento cultural e social que o grupo chega ao FASC 2024, pronto para envolver o público em uma experiência inesquecível.
O FASC
Com 39 edições e 52 anos de história, o Festival de Artes de São Cristóvão foi retomado em 2017 e conta com uma programação diversificada, que inclui música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais e gastronomia, atraindo artistas locais e de outros estados.
Os principais palcos do evento são: João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e Mariano Antônio, no Largo da Matriz. Outras atividades ocorrem no Samba na Bica, na Galeria de Artes Vesta Viana, no Cine Trianon e no Salão de Literatura Manoel Ferreira.
Entre as atrações deste ano, além do cantor Iggo Centaura, destacam-se Marina Lima, Arnaldo Antunes, Timbalada e Afrocidade, além de nomes sergipanos como Serigy All-Stars, Samba do Arnesto, Nêga Doce e Danilo Duarte & os Beneditos.
O festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Empresas como Maratá, Estrella Galicia e Coca-Cola patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.
Foto: Almeida Júnior.
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
