22/12/2025

Cantata Natalina encerra programação de natal no Centro Histórico e reúne familiares na Praça São Francisco

No último sábado (20), as atividades em comemoração ao período de fim de ano foram encerradas com a Cantata Natalina, realizada no Centro Histórico da cidade. O evento aconteceu na Praça São Francisco e reuniu familiares e visitantes para prestigiar a programação, que contou com a participação do Papai Noel, responsável por levar alegria às crianças e até fazer nevar. Além disso, a mensagem de despedida de 2025 foi apresentada por meio de uma projeção mapeada no Museu Histórico de Sergipe.

A iniciativa foi uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura (Fumpac), que promoveu uma série de eventos natalinos nas duas macrozonas da cidade. A cantata natalina no Centro Histórico foi iniciada com a bela apresentação da Filarmônica Lira Sancristovense, que trouxe os clássicos de natal como “Aleluia (Hallelujah)” e “Noite Feliz”. 

Filarmônica Lira Sancristovense

Robério Ferreira, representante da Lira, se alegrou por mais uma oportunidade de apresentação de natal na cidade, e afirma que as iniciativas promovidas pela Prefeitura, são oportunidades de profissionalização para os membros do grupo que, em sua maioria, está iniciando no mundo da música. “Pouco a pouco, acontece esse processo de profissionalização, mostrando que a música é uma atividade como qualquer outra: envolve aprendizado, mas também prática e atuação profissional, seja em grandes ou pequenas plateias. E é muito importante o convite da gestão, em trazer essa oportunidade para o grupo”. 

Robério Ferreira, representante da Lira

Posteriormente, o público apreciou a apresentação de Marília Teixeira, cantora lírica, que trouxe o “Concerto de Natal”. Em seguida, o público cantou junto com o Coral Sírius, um grupo que possui mais de 40 anos de carreira, e que leva, por meio da música, a história de Jesus Cristo. Segundo Silas Teodoro, líder do grupo, a passagem do coral por São Cristóvão já tem grandes laços. “Todos os anos estamos presentes nessa programação belíssima que São Cristóvão traz, temos integrantes residentes daqui ou que teve sua passagem pela cidade, e fico muito feliz por nossos retornos. Nosso objetivo, através da música, é que Jesus, em primeiro lugar, seja glorificado, e que as pessoas entendam o que estamos cantando, a mensagem que gostaríamos de passar, que é sobre o nascimento de Jesus”, declarou. 

Marília Teixeira, cantora lírica
Silas Teodoro, líder do Coral Sírius 

Após momentos de música e adoração, o público presente acompanhou a projeção mapeada de natal na fachada do Museu Histórico de Sergipe, que transmitiu mensagens de inspiração, gratidão e felicitações para o período festivo, além de votos de prosperidade para o novo ano que se aproxima. Sem interromper o clima da noite, o Papai Noel chegou ao local, levando alegria, emoção e momentos de interação com as crianças e seus familiares. Para completar a programação, a Praça São Francisco foi palco de um efeito especial que simulava neve, encantando o público infantil.

Avaliação do público 

Moradores e visitantes que acompanharam a programação, ressaltaram a importância das ações culturais que movimentam a cidade e incentivam a participação popular. Para o público presente, eventos como a Cantata Natalina, tornam São Cristóvão uma cidade mais acessível, fortalecendo o convívio comunitário, a economia criativa, além de ampliar as opções de lazer durante as festividades de fim de ano, que é um período de união, partilhamento, amor e alegria. 

Para Inês de Araújo, gerente de posto de combustível, é maravilhoso ver a cidade mobilizada, com movimentação e entretenimento. “São eventos maravilhosos, sempre que posso dou um jeito de participar, de prestigiar essas iniciativas que são tão importantes para nós. As apresentações foram lindas, as ruas cheias, a praça cheia, com crianças se divertindo, além da arrumação, que deixa tudo ainda mais lindo”. 

Inês de Araújo

Eliecí Araújo, aposentada, também compartilhou seu encantamento com o evento. “A cidade fica mais alegre, mais encantadora. E, em uma data tão especial e significativa como o Natal, promover eventos assim é muito importante, porque além de gerar entretenimento, eles transmitem uma mensagem bonita, uma mensagem especial, que é o nascimento de Jesus. Isso é realmente muito encantador. Quero parabenizar toda a equipe de organização. Estão todos de parabéns pelo trabalho”, finalizou. 

Eliecí Araújo

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade