16/03/2025

Segunda noite da Romaria de Senhor dos Passos reúne centenas de devotos para Missa e Procissão de Penitência

Nesse sábado (15), aconteceu a segunda noite da Romaria de Senhor dos Passos em São Cristóvão. O Largo da Praça do Carmo, no Centro Histórico da cidade, foi palco para a Missa, que reuniu centenas de devotos da cidade e de outras regiões do interior sergipano. Após a celebração, os fiéis seguiram em Procissão de Penitência até a Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Vitória (Matriz), conduzindo o andor de Senhor dos Passos.

A manifestação religiosa é uma tradição para muitas famílias, enquanto, para outros, representa o início de uma jornada de fé e devoção. Esse é o caso de Rita Castor, devota da cidade de Itaporanga, que participa pela primeira vez da romaria para cumprir uma promessa. "Vim com o objetivo de pagar uma promessa que será cumprida pelos próximos cinco anos. Este é apenas o primeiro ano. Na sexta, cheguei a São Cristóvão a pé e ficarei os três dias da romaria. O grupo que veio comigo retorna nesse sábado, mas permanecerei para concluir minha promessa. Não me sinto cansada, mesmo depois de caminhar tanto, porque fé e confiança andam juntas. Se temos fé, precisamos confiar no que Deus preparou para cada um de nós. Nunca imaginei que essa experiência seria tão especial. Só tenho a agradecer a Deus por tudo até aqui", destacou Rita.

Rita Castor

A celebração de Senhor dos Passos é um dos momentos mais importantes do ano para os fiéis, sendo um período de reflexão sobre a vida pessoal e as situações do mundo. Para Maria Salvelina, da cidade de Lagarto, que participa anualmente da romaria, esse é um momento de gratidão e oração pelo bem-estar de todos. Incentivada desde a infância por sua mãe, ela manteve a tradição até os dias atuais. "Essa caminhada é maravilhosa. Já recebi muitas graças do Senhor dos Passos e, a cada ano que venho, sinto essa vitória novamente. Esse é um momento de reflexão sobre a vida, de agradecimento e também de pedidos. Peço e agradeço pelas vitórias recebidas. Os meus principais pedidos ao Senhor dos Passos são pela cura de vícios, como drogas e cigarros, e pela saúde das pessoas enfermas. Rezo por mim, pela minha família, pelos meus amigos e por todos que me pedem oração, além de orar por um mundo melhor", enfatizou.

Maria Salvelina

As manifestações religiosas da Igreja Católica são passadas de geração em geração, e é dessa forma que Darquilene Marcelino, de Aracaju, vem educando sua filha. Ambas participam anualmente da romaria vestindo a cor roxa, em referência às vestes de Senhor dos Passos. "Participo da romaria há 15 anos. Vim inicialmente para pagar uma promessa em prol da minha família. Fui educada dentro da Igreja Católica, minha mãe me levava a todas as manifestações religiosas promovidas pela Igreja, e essa é a educação que quero transmitir à minha filha. Acho importante cultivarmos o hábito de agradecer a Deus por todas as conquistas, pelos livramentos e pelas bênçãos recebidas. Todos os anos visto roxo, e, enquanto Deus me der vida e saúde, continuarei participando da romaria com minha família", afirmou.

Darquilene Marcelino

O uso da vestimenta roxa é uma prática comum entre os devotos, simbolizando a devoção e a penitência. Mônica Lima, romeira de São Cristóvão, participa desse momento de fé desde a infância. "Comecei a vir com minha mãe, ainda criança. Ela me trazia todos os anos. Mesmo depois de sua partida, continuei essa tradição. Além de ser algo que me faz bem e me faz sentir realizada, é uma forma de manter viva a memória dela. O Senhor dos Passos é muito milagroso. Além da devoção, tenho um propósito maior para estar aqui. Recebi uma cura em minha vida, pela qual sou muito grata. Por isso, todos os anos, participo da romaria vestida de roxo, com muita fé e devoção", concluiu emocionada.

Mônica Lima

Programação 

Domingo: 16/03

06h - Missa na Matriz/Santuário

07h – Missa na Igreja do Carmo

08h – Missa no Palco ao lado da Matriz/Santuário

08h – Missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes

09h – Missa na Igreja do Carmo

09h – Missa na Capela São João Batista

09h – Missa no Cristo Redentor

10h – Missa na Igreja do Carmo

11h – Missa na Igreja do Carmo

11h – Missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes

12h - Missa no Palco ao lado da Matriz/Santuário

13h – Missa na Igreja do Carmo

13h – Missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes

14h -  Missa no Palco ao lado da Matriz/Santuário

15h – Missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes

16h – Saída das Imagens para o encontro, em seguida o sermão do encontro e o cântico da Verônica

19h – Missa de encerramento na praça Senhor dos Passos

Fotos: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade