17/07/2025

São Cristóvão celebra 15 anos da chancela da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade com edição especial do projeto Cidade Seresta

No dia 1º de agosto, a cidade de São Cristóvão celebra os 15 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido à Praça São Francisco pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2010. Para marcar a data, será realizada uma edição especial do projeto Cidade Seresta, com apresentações musicais de Odair José, Lene Hall e Tatah Santana. 

A Praça São Francisco se consolidou como um dos mais importantes conjuntos históricos do país, símbolo de memória coletiva e da permanência de traços urbanos e arquitetônicos coloniais. Com a chancela, São Cristóvão passou a integrar a lista dos apenas 15 bens culturais brasileiros reconhecidos pela UNESCO, e desde então faz parte da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM).

Terceira edição do evento acontecerá dia 01 de agosto/ Foto - Heitor Xavier

O projeto Cidade Seresta, retomado neste ano, integra o Calendário Turístico e Cultural de São Cristóvão e será realizado trimestralmente, com o objetivo de revitalizar e preservar a tradição das serestas no município. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), em parceria com o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

De acordo com Paola Santana, presidente da Fumctur, a celebração reforça a importância de manter o patrimônio ativo e acessível à população. “A chancela da UNESCO não é apenas um título de prestígio, mas um compromisso permanente com a preservação e a vivência do nosso patrimônio. Celebrar os 15 anos da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade com música e participação popular é uma forma de manter essa história viva e acessível para todos.”

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade