28/10/2024

Samba na Bica retorna ao Fasc após sucesso na última edição

Após o sucesso em sua estreia no 38º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), em 2023, o “Samba na Bica” retorna para para mais uma edição no festival, trazendo alegria, descontração e valorização de artistas locais. O espaço contará com seis atrações de samba sergipanas e sancristovenses, que se apresentarão das 11h às 15h, no Parque Natural Aloízio Fontes dos Santos, mais conhecido como Bica dos Pintos, entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro.

Com a recente revitalização da Bica, o local voltou a ganhar notoriedade como um importante ponto de turismo e lazer na cidade. Levando isso em conta, as apresentações de samba conectam a população do município com sua própria cultura, além de atrair visitantes para conhecer e aproveitar as belezas e os sons da Cidade Mãe.

Segundo Elma Santos, diretora de Arte e Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo  João Bebe Água (Fumctur),  o ‘Samba na Bica' também foi pensado como uma oportunidade de descentralizar as atrações culturais do centro da cidade, onde acontecem a maior parte da programação do Fasc.

“O Samba na Bica é uma celebração da nossa música e dos nossos artistas. Quando ocupamos espaços da cidade com iniciativas culturais como essa, fortalecemos a identidade da nossa comunidade. Além disso, levar o evento para um ponto turístico ajuda a destacar esses lugares e atrai um novo olhar para eles, mostrando que cultura e turismo podem andar juntos e beneficiar tanto a cidade quanto o público que aproveita nosso festival. Nossa expectativa é que o espaço repita a aceitação do ano anterior, que foi muito positiva”, afirmou a diretora.

Elma Santos, diretora de Arte e Cultura da Fumctur / Imagem: Heitor Xavier

Para este ano, três atrações já estão confirmadas, sendo elas a banda Samba Deles, Trakinagem, e Danilo Duarte & os Beneditos. Em breve, a programação completa será divulgada no site e redes sociais oficiais do evento.

O FASC

Com o  tema “Cidade Viva”, a 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão do acontecerá de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2024. Realizado pela Prefeitura de São Cristóvão e Ministério da Cultura, em parceria com a Villela Produções e apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o festival ocupa diversos pontos no Centro Histórico e em outros bairros, oferecendo ao público uma programação artística completa que inclui música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras atrações. 

Em 2024, ano em que completa 52 anos, o Fasc espera reunir centenas de artistas sergipanos e de outras regiões do país. Além do ‘Samba na Bica’, também estão garantidos os palcos João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; Mariano Antônio, no Largo da Matriz; assim como a Galeria de Artes Vesta Viana; o Cine Trianon, no Cine Theatro Imaculada Conceição; o Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco.

Foto de capa: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade