Salão de Artes Vesta Viana apresentará o talento de 15 artistas em exposição no Fasc 2024

Trazendo pluralidade e potência artística para mais uma edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), o Salão de Artes Vesta Viana estará de portas abertas e apresentará uma curadoria especial com nomes efervescentes das artes plásticas sergipanas. Entre 29 de novembro e 01 de dezembro, 15 artistas terão suas obras em exposição nas paredes do salão, localizado na Praça da Matriz, que funcionará das 10 às 18 horas para receber o público geral.
A curadoria da exposição foi feita por Laís Santos e Milena Almeida, museólogas e coordenadoras do Salão de Artes Vesta Viana, que buscaram os trabalhos a partir da base de dados do Mapa Cultural de São Cristóvão, uma plataforma destinada aos profissionais da cultura, em que foi possível coletar informações disponibilizadas por eles, conhecer suas produções e, assim, selecionar suas obras para a exposição coletiva do Fasc. Segundo Laís, os artistas selecionados são em maioria sergipanos, o que para ela é motivo de satisfação e orgulho, pois fortalece as referências e eleva a autoestima do povo do estado.
“Realizamos esse levantamento priorizando a escolha de diferentes técnicas e processos artísticos, com o objetivo de atender à expectativa do público em conhecer a maior variedade de trabalhos nas artes visuais. Entendendo a cena sergipana, nesta edição temos técnicas mistas, arte urbana, giz pastel, tinta a óleo, tinta acrílica, colagem, entre outras”, detalhou a coordenadora.

Na última edição do Fasc, o Vesta Viana teve um público superior a 1.500 visitantes, de acordo com os registros do livro de visitações. A expectativa para este ano é que a estimativa de público possa triplicar, uma vez que nem todos os visitantes assinam o livro, sendo esperada uma média de mais de 2 mil visitas por dia. Elma Santos, diretora de Arte e Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), ressalta que, considerando o espaço e seu público, contar com a participação desses artistas é fundamental para a valorização da cena artística local.
”Além de ser um espaço que oferece novidade, jovialidade e tradição para apreciação do público, o salão de artes Vesta Viana acaba sendo uma plataforma para que esses talentos alcancem um público mais amplo, com visitantes de diversas partes do estado e do país. O evento fortalece a conexão entre os artistas e a comunidade, promovendo a visibilidade e o reconhecimento de seus trabalhos”, explicou a diretora.
O Fasc é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fumctur, Villela Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Empresas e entidades como Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Ministério do Turismo e Sesc-Senac patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.
Conheça os artistas expositores no Salão de Artes Vesta Viana:
Mestre Nivaldo: Com o domínio de técnicas de escultura, pintura, entalhe, xilogravura e restauração; atua em São Cristóvão desde 2004, quando participou da restauração da Igreja Nossa Senhora do Carmo e na Igreja Nossa Senhora da Vitória.
Laise Rosendo: Artista plástica, com especialidade nas técnicas de pintura mista, aquarela e modelagem de objetos com materiais diversificados.
Calunga: Trabalha com artes visuais e arte urbana. Suas obras carregam questões que envolvem o existir de um jovem negro periférico, como o orgulho e a busca por suas raízes ancestrais.
Kely Nascimento: Artista multidisciplinar que atua com técnicas mistas, como colagem analógica e digital, pintura em acrílica, fotografia e lambe-lambe.
Kiris: Artista visual, fotógrafa e realizadora audiovisual e estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Luan Dias: Artista visual que trabalha com desenho, pintura, gravura, instalação e ready-made.
Pedido: Artista híbrida não-binária e preta, que explora técnicas com papel, aquarela, giz pastel óleo, além de misturas em diferentes texturas e suportes.
Alef: Artista visual e tatuador, tem produção artística experimental e trabalha com papel, tela e pele, além de pesquisar sobre o corpo negro no contexto social urbano e suas relações.
Eric Estevão: Artista visual e arquiteto-urbanista. Une os processos de criação com as atividades desenvolvidas em comunidades e ocupações, visibilizando a potência dos saberes e práticas dos locais.
Sara Cardoso: Artista visual que já passou por várias linguagens artísticas, até chegar à pintura a óleo, sua principal forma de expressão.
Yasmin Nogueira: Utiliza linguagens como performance, vídeo, objeto, fotografia e experimentos híbridos no campo da arte e tecnologia, abordando as vivências das mulheres negras em diáspora.
Nagô: Artista visual, que traz em suas obras a própria trajetória e experiências urbanas de forte personalidade.
Elaine Gomes: Artista visual e arte-educadora, desenvolve narrativas artísticas através de pesquisa em bordado contemporâneo, gravura e fotografia.
Aline Tomé: Artista visual dedicada atualmente à técnica do lápis de cor, cor representação de signos sergipanos por meio dos gêneros da pintura de paisagem e natureza morta.
Petherson Fontes: Artista visual que usa técnicas com pintura a óleo, buscando retratar o cotidiano sergipano através de pequenas cenas e focos.
Foto de capa: Dani Santos
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
