Retrospectiva: Gestão municipal fortalece tradição dos festejos juninos em São Cristóvão
A tradição dos festejos juninos em São Cristóvão ganhou força desde 2019, graças aos esforços realizados pela Prefeitura. Além do São João da Tradição, evento criado pela atual gestão municipal, no Centro Histórico e no bairro Eduardo Gomes, que contou com mais de R$ 2,6 milhões em investimento, também foi oferecido apoio a arraiás independentes em toda a cidade, totalizando mais de 50 festas desse tipo somente em 2024. A gestão municipal também fomentou manifestações culturais tradicionais, que fazem parte da história da Cidade Mãe.
As celebrações juninas em São Cristóvão começam no dia 31 de maio, com a Saraivada, liderada pelo grupo Caceteira de Mestre Rindu. O cortejo percorre as ruas do Centro Histórico, convidando a população a celebrar o São João da Tradição. A festa prossegue com a Exposição Junina na Casa do Folclore, apresentações de quadrilhas, barcos de fogo, a Festa do Mastro e o divertido casamento tabaréu, que simbolizam a riqueza das tradições locais.


O São João da Tradição, organizado pela prefeitura, é realizado desde 2019 no Centro Histórico e no bairro Eduardo Gomes, com destaque para apresentações musicais, quadrilhas juninas e manifestações culturais.
Mesmo durante a pandemia, em 2020 e 2021, a festa foi mantida em formato de lives, preservando a segurança da população sem abrir mão das comemorações.
Já passaram pelos palcos do São João da Tradição artistas locais como Joba Alves, Camilla Cristyne e Douglas Gavião e outros que fazem parte da cena artística estadual e nacional como Unha Pintada, Walkyria Santos, Rafinha Big Love, Mano Walter, Luanzinho Moraes e Liene Show.



Apoio aos arraiás independentes
A gestão municipal também reforçou o apoio a iniciativas comunitárias, promovendo arraiás independentes que, em 2024, superaram a marca de 50 eventos espalhados pela cidade. O suporte incluiu logística e estrutura, garantindo que a tradição fosse vivenciada em cada bairro e comunidade de São Cristóvão.

Paola Santana, presidente da Fumctur, destacou a importância da descentralização dos festejos. “O São João em São Cristóvão é mais do que um evento, é uma celebração da nossa cultura. Por isso, trabalhamos para alcançar todos os cantos da cidade, apoiando os arraiás comunitários e promovendo uma festa inclusiva, alegre e segura para todas as famílias”, afirmou.

O prefeito Marcos Santana destacou a relevância do São João da Tradição e do apoio às tradições culturais:“Quando iniciamos o São João da Tradição, em 2019, nosso objetivo era valorizar as raízes culturais de São Cristóvão e proporcionar momentos de alegria e união para a nossa população, com uma festa que respeite nossas tradições e inclua a todos.”

Foto de capa- Heitor Xavier.
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
