Retrospectiva: Escola e Galeria Vesta Viana completa um ano de fomento à arte e cultura em São Cristóvão

O ano de 2024 marcou uma nova fase para a Escola e Galeria de Artes Vesta Viana, que passou a funcionar de forma permanente, promovendo exposições e atividades ao longo de todo o ano. Essa iniciativa consolidou o espaço como um dos principais centros culturais de São Cristóvão, alcançando uma estimativa de 10 mil visitantes, entre moradores locais, turistas brasileiros e estrangeiros.
Para compreender o impacto do espaço, é essencial diferenciar o Salão de Artes Vesta Viana, realizado anualmente durante o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), da Escola e Galeria de Artes Vesta Viana, que atua de forma contínua. Enquanto o Salão foca exclusivamente nas artes visuais durante o festival, a Escola e Galeria possui uma abordagem mais abrangente, com os objetivos de formar, comunicar e promover diferentes expressões artísticas.

Ao longo de 2024, o espaço realizou sete exposições que se destacaram pela diversidade de temáticas e abordagens. Entre elas, estiveram "Eu, Você, Nós - Arte em tempos de pandemia" (exposição coletiva), "Donas da Terra", da artista Ana Marinho, e a "XV Mostra Experimental do Curso de Artes Visuais UFS". Essa dinâmica, com exposições de curta duração, garantiu um público fiel e interessado em revisitar o espaço frequentemente para conferir as novidades.
Parcerias potencializam o impacto cultural
As atividades educativas e culturais também foram um diferencial. Oficinas de xilogravura, aquarela, grafite, modelagem em argila e desenho de modelo vivo atraíram públicos variados, especialmente estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Além disso, eventos como o lançamento do livro "Eu Barco: Poesia que Enfune o Fluxo das Marés" e reuniões de projetos como as Cozinhas Solidárias ampliaram o alcance e a relevância da galeria para a comunidade local.
A Escola e Galeria também firmou parcerias importantes com outras secretarias municipais, enriquecendo o calendário de atividades. Iniciativas como o Cine Direitos Humanos, que abordou temas como racismo, machismo e LGBTQIAPN+fobia, e o Cine CAPS, em colaboração com a Secretaria de Saúde, contribuíram para promover inclusão e conscientização social por meio da cultura.
Milena Almeida, uma das coordenadoras da galeria, celebrou o impacto positivo do espaço: “A Escola e Galeria Vesta Viana tem se consolidado como um espaço diverso, que, se eu fosse resumi-lo em uma palavra, chamaria de oportunidade. É um ambiente que proporciona contato com o novo, referenciando e valorizando aquilo que fazemos parte. É um equipamento extremamente necessário, não só para São Cristóvão, mas também para Sergipe.”

Um espaço de acolhimento e expressão artística
Para o artista plástico Gladston Barroso, a galeria é um marco para a cidade e para a comunidade artística local:"Eu sempre achei que seria muito importante termos uma galeria de arte aqui em São Cristóvão. Desde o início, fiquei empolgado, não só por mim, mas também pelos outros artistas. Como professor, sempre imaginei como seria levar os alunos para verem exposições, e agora isso se concretizou. O salão, que leva o nome da Vesta Viana, que foi minha professora, conecta tudo de forma muito especial”, celebrou Barroso.


Laís Santos, também coordenadora do espaço, destacou a missão contínua da galeria: “Nosso trabalho é dar visibilidade aos talentos locais e proporcionar momentos de aprendizado e troca para todos os públicos. Ao longo deste ano, conseguimos reforçar a importância da arte como uma ferramenta de transformação e identidade, trazendo os artistas para o centro das discussões culturais da cidade e, ao mesmo tempo, levando o público a dialogar com essas produções.”
Fotos: Dani Santos.
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista comemora aniversário de 39 anos com oficinas, rodas de conversa e música ao vivo

Prefeitura garante apoio à realização dos tradicionais tapetes de Corpus Christi
