Quadrilha sancristovense Meu Xodó competirá a final no concurso da Rua São João esta semana
A prefeitura de São Cristóvão se mantém sempre ativa quando diz respeito a valorização e visibilidade cultural da cidade, destacando a cultura como um elemento fundamental para a identidade de uma comunidade. Pensando nisso, a gestão municipal fornece apoio ao grupo quadrilheiro da cidade, Meu Xodó, presidida pelo sancristovense Clodoaldo Dória. A quadrilha chegou à final do concurso da Rua São João, em Aracaju, que será disputada na próxima sexta-feira, 30.
As festividades juninas representam uma rica manifestação cultural que reúne música, dança e demais tradições populares. A quadrilha junina é uma expressão artística tradicional que está enraizada na cultura nordestina, trazendo consigo um legado histórico e transmitindo valores culturais de geração em geração. A história da quadrilha sancristovense Meu Xodó completa seus 33 anos, sendo, há 15 anos, o único grupo da cidade.
Conquistadora de vários títulos ao longo desses anos, o presidente do grupo quadrilheiro que possui atualmente 68 integrantes, compartilha o início da história. “A quadrilha Meu Xodó começou de uma brincadeira de rua. Hoje já possuímos algumas premiações como o Arranca Unha do ano de 2009 que fomos campeões; fomos em 2015 vice-campeão estadual, nos apresentamos em Maceió, levando nosso trabalho para outros estados; e no concurso da Rua São João ganhamos o título em 2001 e nesta semana iremos disputar, mais um vez, a final”.

Apenas neste ano, o grupo Meu Xodó já participou de 5 concursos, e até o final do mês de junho completará 8 concursos. Dos 5 que já aconteceram, incluindo a Rua São João que está em andamento, 2 chegaram até a fase final. “No concurso Arraiá Arranca Unha, no Centro de Criatividade de Aracaju, conquistamos na final o sétimo lugar de 32 quadrilhas ao total”, declara Clodoaldo.
O presidente e marcador da quadrilha enfatiza a importância de receber o apoio da prefeitura. “Hoje em dia a quadrilha se tornou um espetáculo, e para começar esse espetáculo é preciso de um investimento, nosso custeio é através dos nossos esforços e do apoio que recebemos, inclusive da prefeitura”.
Apreciador de todas as culturas, o mesmo adiciona que se sente emocionado por levar a cultura local e o nome de São Cristóvão para novos lugares e para diante de novos e velhos olhares. “Sou sancristovense, e para gente que leva o nome da nossa cidade para onde quer que vamos, é emocionante. Apesar de não termos somente componentes da terra, não deixa de ser um grande orgulho, levamos a nossa cultura, a nossa alegria e nossa dança para outros lugares”.
Para o atual gestor da cidade, Marcos Santana, é um momento de celebração e orgulho prestigiar e apoiar uma equipe que leva carisma e conhecimento através da arte para além dos muros de São Cristóvão. “Para nós, valorizar a cultura local e preservar as tradições são prioridades. Reconhecemos o papel fundamental que a cultura desempenha na formação de nossa identidade como comunidade. As festividades juninas, em especial o São João, representam um legado histórico e um patrimônio cultural que precisamos proteger e celebrar. Gostaria de parabenizar a quadrilha Meu Xodó por essa e por todas as conquistas acumuladas até aqui e torcer por mais um título”.
.jpeg)
Prestígio
Para quem deseja prestigiar a apresentação da quadrilha Meu Xodó na final do concurso, ela acontecerá sexta-feira (30) na Rua São João, em Aracaju, a partir das 20h.
Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
