17/02/2026

Terceiro dia do Carnaval dos Carnavais reúne famílias e valoriza artistas locais em São Cristóvão

Muita animação, folia e segurança marcaram o terceiro dia de Carnaval dos Carnavais  na Cidade Mãe. Nessa segunda-feira (16), a programação aconteceu no palco da Praça da Matriz, em São Cristóvão, reunindo foliões em um só espaço e fortalecendo o clima de integração e celebração, proporcionando ainda mais proximidade entre o público e as atrações, criando um ambiente único no coração do Centro Histórico.

De acordo com Paola Santana, presidenta da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura (Fumpac), o Carnaval dos Carnavais é marcado por segurança, alegria e tranquilidade, sendo resultado de uma construção coletiva entre a Prefeitura e a população de São Cristóvão, que mantém vivas suas tradições e costumes com o apoio da administração municipal. “O sucesso da festa demonstra a força da parceria entre o poder público e a comunidade, reforçando o compromisso da gestão em garantir estrutura e suporte para que a cultura local continue sendo celebrada com organização e participação popular”, destacou Paola.

Paola Santana, presidenta da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura (Fumpac)

Vitória Luiza aproveitou a realização do Carnaval dos Carnavais para passar a tarde na Cidade Mãe.  "Achei sensacional, principalmente porque o show da Centaura atrai um público mais jovem, então vejo aqui mais pessoas da minha idade. Além disso, é fundamental a valorização dos cantores que são aqui da cidade. Essa iniciativa traz mais visibilidade para a Cidade Mãe. É uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem a nossa cidade. Eu adorei!", falou Vitória.

Vitória Luiza

O Carnaval dos Carnavais é o lugar certo para a diversão em família. Foi o que disse Heloísa Dória, que veio com o seu filho e seus familiares. “Já é o segundo ano que viemos para o Carnaval de São Cristóvão. Eu acho essa opção muito mais própria para a família, porque é um evento mais calmo e tranquilo. Uma coisa que me chamou bastante atenção foi a presença de muitas crianças. Este ano, a nossa intenção era justamente curtir esse tipo de Carnaval. Estou adorando, está muito bom!”, expressou Heloísa.

Heloísa Dória e seu filho, Henri Dória

O Carnaval dos Carnavais também representa oportunidade para quem trabalha durante a festa. Foi o que destacou Neide Alves, comerciante local e moradora de São Cristóvão, que participa pela primeira vez do evento como comerciante.“Sou aqui de São Cristóvão e, embora já frequente outros eventos como a maravilhosa Festa de Passos, esta é a primeira vez que venho trabalhar no Carnaval. Eventos assim ajudam bastante, na verdade, eles nos ‘salvam’. É uma oportunidade de garantir uma renda extra que ajuda a pagar as contas e faz uma grande diferença para nós”, afirmou.

Neide Alves, comerciante local e moradora de São Cristóvão

Artistas locais embalam a festa

A programação da segunda-feira de Carnaval contou com artistas locais que animaram o público presente. Assim como nos outros dias, essa medida adotada pela Prefeitura potencializa a valorização dos talentos sergipanos, fortalece o  cenário musical local e cria oportunidades para que músicos e grupos mostrem seu trabalho a um público ainda maior. Além de enriquecer a festa com autenticidade, a iniciativa também contribui para movimentar a economia e consolidar o Carnaval de São Cristóvão como um espaço de incentivo à cultura e de reconhecimento dos artistas locais.

A valorização dos artistas locais também foi destacada por Centaura, que se apresentou na programação. O cantor celebrou a oportunidade de subir ao palco do Carnaval dos Carnavais e ressaltou a importância do incentivo à cultura sergipana em São Cristóvão.

“Tocar no Carnaval de São Cristóvão é uma experiência surreal, pois eu vivo o ‘pagodão’ e o espírito carnavalesco intensamente. Para mim, é gratificante ver o público curtindo o som que temos produzido. Considero de extrema importância a iniciativa da Prefeitura em abrir espaço para os músicos de Sergipe. Ser um artista independente não é fácil, por isso precisamos cada vez mais dessas oportunidades para mostrar que as bandas locais têm potencial para fazer uma grande festa, sem depender apenas de ‘grandes nomes’ nacionais”, destacou.

Centaura

Ana Guedes, vocalista da banda Batukkada, comemorou a oportunidade de integrar a programação do Carnaval dos Carnavais como uma das atrações locais, reforçando a importância da valorização dos artistas da terra em São Cristóvão. Para o grupo, estar no evento representa reconhecimento e fortalecimento da cultura sergipana dentro de uma festa que prioriza talentos do próprio estado.

“Para nós da Batukkada, é uma oportunidade de uma imensidão absurda estar aqui no ‘Carnaval dos Carnavais’ como uma das atrações locais. Enquanto vemos grandes centros priorizando bandas de fora com cachês altíssimos, São Cristóvão faz diferente: valoriza o que é da terra, dando espaço tanto para quem está iniciando quanto para quem já tem estrada e busca uma oportunidade”, destacou a vocalista.

Ana Guedes, vocalista da banda Batukkada

A emoção também marcou a apresentação da Blékaxé, que viveu um momento especial ao subir ao palco do Carnaval dos Carnavais, em São Cristóvão. Para Zé Aleff, vocalista da banda, a oportunidade representou a realização de um sonho e um reencontro com suas raízes familiares.

“Tocar em São Cristóvão foi muito importante porque, no meu caso, foi a primeira oportunidade de realizar um show grande desse porte. Tenho uma ligação emocional muito forte com a cidade, meu pai e toda a minha família paterna são daqui da sede, então para mim foi muito especial tocar aqui. Eu sentia que precisava desse momento nesta terra e já quero voltar outras vezes. Tocar no Carnaval é uma experiência ‘massa’ por causa da percussividade e da força do som. Eu me arrepiei na última música, que foi um sucesso de Carlinhos Brown. É muito especial estar aqui e espero que essa valorização dos artistas locais continue”, destacou o cantor.

Zé Aleff e Blékaxé

Programação

Terça-feira (17)

Colônia Miranda

04h – Saco da Madrugada

Lot. Lauro Rocha

08h – Carnalot

Madre Paulina

11h – Bloco das Incubadas

Apicum

12h – Bloco As Piranhas

Rosa Elze

13h – Bloco das Poderosas

Eduardo Gomes

14h – Bloco Flapaixão

Centro Histórico (Concentração na Praça da Bandeira)

16h – Bloco Tá On

16h30 – Bloquinho do FASC

17h – Zé Folia

17h30 – Bloco João Bebe Todas

18h - Bloco Amigos de MS

Palco Praça da Matriz

16h – DJ CLS – Projeto Mistura Brasilêra

18h – Brasões Elétrico

20h – Elbert Mania de Ser

Foto: Dani Santos

Publicado por Inacio
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade