18/02/2026

São Cristóvão encerra Carnaval dos Carnavais com alegria, cultura e tranquilidade

O Carnaval dos Carnavais chegou ao seu último dia mantendo a marca que acompanhou toda a programação: segurança, alegria e muita tranquilidade. A festa, que é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura (Fumpac), levou milhares de foliões para as ruas do Centro Histórico e povoados com os tradicionais bloquinhos e mostrou, mais uma vez, a força da cultura local nessa terça-feira (17) de Carnaval.

Desde as primeiras horas do dia, com o tradicional bloco “Saco da Madrugada”, realizado às 4h no povoado Colônia Miranda, a folia já tomava conta das ruas com muita animação. A programação principal teve início às 16h, no Centro Histórico, e seguiu até a noite com shows na Praça da Matriz. Famílias, turistas e foliões aproveitaram o clima festivo para celebrar ao som de marchinhas, axé e ritmos tradicionais.

Para o prefeito Júlio Nascimento, realizar uma festa de forma descentralizada é permitir que todos tenham acesso à programação e sintam-se parte do Carnaval da Cidade Mãe. “O nosso objetivo é levar alegria, organização e segurança para perto das pessoas. Quando descentralizamos a festa, ampliamos o acesso, incentivamos o comércio local e garantimos que mais famílias possam participar”, destacou o gestor.

Prefeito Júlio Nascimento com servidor da Defesa Civil do município

Paola Santana, presidenta da Fumpac, falou que a realização do Carnaval dos Carnavais é fruto de um esforço anual para manter viva essa tradição tão importante para a cidade. “O Carnaval é parte da nossa identidade cultural e também uma oportunidade de divulgar São Cristóvão para o mundo, atraindo turistas, movimentando a economia e valorizando os nossos artistas. Por isso, fazemos investimentos significativos tanto na contratação de bandas quanto em toda a estrutura, garantindo uma festa organizada, segura e que fortaleça cada vez mais o nosso município como destino cultural e turístico”, destacou Paola.

Paola Santana, presidenta da Fumpac

Encantado com a receptividade e a tradição carnavalesca da cidade, o visitante Arinaldo Pereira, destacou o que o faz retornar a São Cristóvão todos os anos para aproveitar a festa. “Não é a primeira vez que a gente vem. A gente já procura ver a programação e, sempre que tem festa em São Cristóvão, a gente marca presença. E o carnaval aqui remete muito ao frevo de Pernambuco e acaba atraindo a gente por isso. Além disso, a cidade é muito hospitaleira, e isso faz toda a diferença. São blocos aparentemente pequenos, mas que conseguem movimentar toda a população e também os visitantes”, afirmou.

Arinaldo Pereira e sua esposa, Rildete Pereira | Foto - Inácio Prado

Acompanhada da família, Manuela Lima, moradora da cidade, ressaltou o clima tranquilo e acolhedor do Carnaval, destacando a importância de um ambiente seguro e acessível para todas as idades. “É um carnaval de rua que a gente gosta justamente por ser mais tranquilo, sem tanta confusão e com menos gente. Para meu filho, que não gosta muito de barulho, mas gosta da folia, é perfeito. É por isso que a gente vem. A gente não vê confusão, é um ambiente tranquilo, onde dá para brincar e aproveitar com segurança”, relatou.

Manuela Lima com seu esposo, Tobias Bruno, e seu filho, João Rafael | Foto - Inácio Prado

Neire Alves, cantora da banda Brasões Elétrico, destacou a importância do incentivo da gestão municipal para fortalecer a cultura e abrir espaço para os talentos da própria cidade. “Eu acho muito importante essa valorização das bandas locais. Nós mesmos somos uma banda que está na luta há anos e sabemos que a prefeitura sempre dá essa oportunidade, não só para a minha banda, mas para diversos outros cantores, como tenho visto ultimamente”, falou a vocalista.

Neire Alves, cantora da banda Brasões Elétrico 

Ao longo da programação do Carnaval dos Carnavais, a festa contou com 30 blocos oficiais que saíram com apoio da Prefeitura, espalhados pelo Centro Histórico, bairros e povoados, reforçando a proposta descentralizada do evento. Ao todo, foram realizadas 37 contratações, entre orquestras de frevo e bandas, garantindo uma programação diversificada em 17 localidades diferentes do município.

O Carnaval dos Carnavais é para todas as idades
Orquestra de frevo anima os foliões
Dj CLS - Projeto Mistura Brasilêra abriu o dia de shows na praça da Matriz

Na Bica dos Pintos e no palco da Praça da Matriz, foram 13 atrações musicais que asseguraram a animação dos foliões, consolidando uma edição marcada pela diversidade de ritmos, grande participação popular e valorização dos artistas locais. Para viabilizar toda a estrutura e garantir a qualidade da festa, a Prefeitura investiu R$ 275.795,00 em infraestrutura e R$ 220.000,00 em atrações musicais, totalizando quase meio milhão de reais investidos na realização do Carnaval dos Carnavais.

Bloquinho do FASC arrastou os foliões pelas ruas do Centro Histórico
Bloco Zé Folia
Bloco Tô ON
Elbert Mania de Ser encerrou a folia na Cidade Mãe

Segurança e Saúde de prontidão

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve de prontidão durante toda a programação do Carnaval dos Carnavais, garantindo suporte aos foliões com ambulância e equipe médica posicionadas estrategicamente. A estrutura permitiu atendimentos rápidos e eficazes, reforçando o cuidado com o bem-estar da população e assegurando que a diversão acontecesse com responsabilidade.

Na área da segurança, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), através da Guarda Civil Municipal, atuou de forma ostensiva ao longo dos dias de evento, organizando os espaços e possibilitando cinco dias de festa sem nenhuma ocorrência. O trabalho contou ainda com o apoio da Polícia Militar de Sergipe, contribuindo para que a festa fosse marcada pela tranquilidade, ordem e segurança para todos.

Guarda Municipal atuando durante o Carnaval dos Carnavais

Foto: Dani Santos

Publicado por Inacio
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade