São Cristóvão encerra Carnaval dos Carnavais com alegria, cultura e tranquilidade
O Carnaval dos Carnavais chegou ao seu último dia mantendo a marca que acompanhou toda a programação: segurança, alegria e muita tranquilidade. A festa, que é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura (Fumpac), levou milhares de foliões para as ruas do Centro Histórico e povoados com os tradicionais bloquinhos e mostrou, mais uma vez, a força da cultura local nessa terça-feira (17) de Carnaval.
Desde as primeiras horas do dia, com o tradicional bloco “Saco da Madrugada”, realizado às 4h no povoado Colônia Miranda, a folia já tomava conta das ruas com muita animação. A programação principal teve início às 16h, no Centro Histórico, e seguiu até a noite com shows na Praça da Matriz. Famílias, turistas e foliões aproveitaram o clima festivo para celebrar ao som de marchinhas, axé e ritmos tradicionais.
Para o prefeito Júlio Nascimento, realizar uma festa de forma descentralizada é permitir que todos tenham acesso à programação e sintam-se parte do Carnaval da Cidade Mãe. “O nosso objetivo é levar alegria, organização e segurança para perto das pessoas. Quando descentralizamos a festa, ampliamos o acesso, incentivamos o comércio local e garantimos que mais famílias possam participar”, destacou o gestor.
Paola Santana, presidenta da Fumpac, falou que a realização do Carnaval dos Carnavais é fruto de um esforço anual para manter viva essa tradição tão importante para a cidade. “O Carnaval é parte da nossa identidade cultural e também uma oportunidade de divulgar São Cristóvão para o mundo, atraindo turistas, movimentando a economia e valorizando os nossos artistas. Por isso, fazemos investimentos significativos tanto na contratação de bandas quanto em toda a estrutura, garantindo uma festa organizada, segura e que fortaleça cada vez mais o nosso município como destino cultural e turístico”, destacou Paola.
Encantado com a receptividade e a tradição carnavalesca da cidade, o visitante Arinaldo Pereira, destacou o que o faz retornar a São Cristóvão todos os anos para aproveitar a festa. “Não é a primeira vez que a gente vem. A gente já procura ver a programação e, sempre que tem festa em São Cristóvão, a gente marca presença. E o carnaval aqui remete muito ao frevo de Pernambuco e acaba atraindo a gente por isso. Além disso, a cidade é muito hospitaleira, e isso faz toda a diferença. São blocos aparentemente pequenos, mas que conseguem movimentar toda a população e também os visitantes”, afirmou.
Acompanhada da família, Manuela Lima, moradora da cidade, ressaltou o clima tranquilo e acolhedor do Carnaval, destacando a importância de um ambiente seguro e acessível para todas as idades. “É um carnaval de rua que a gente gosta justamente por ser mais tranquilo, sem tanta confusão e com menos gente. Para meu filho, que não gosta muito de barulho, mas gosta da folia, é perfeito. É por isso que a gente vem. A gente não vê confusão, é um ambiente tranquilo, onde dá para brincar e aproveitar com segurança”, relatou.
Neire Alves, cantora da banda Brasões Elétrico, destacou a importância do incentivo da gestão municipal para fortalecer a cultura e abrir espaço para os talentos da própria cidade. “Eu acho muito importante essa valorização das bandas locais. Nós mesmos somos uma banda que está na luta há anos e sabemos que a prefeitura sempre dá essa oportunidade, não só para a minha banda, mas para diversos outros cantores, como tenho visto ultimamente”, falou a vocalista.
Ao longo da programação do Carnaval dos Carnavais, a festa contou com 30 blocos oficiais que saíram com apoio da Prefeitura, espalhados pelo Centro Histórico, bairros e povoados, reforçando a proposta descentralizada do evento. Ao todo, foram realizadas 37 contratações, entre orquestras de frevo e bandas, garantindo uma programação diversificada em 17 localidades diferentes do município.
Na Bica dos Pintos e no palco da Praça da Matriz, foram 13 atrações musicais que asseguraram a animação dos foliões, consolidando uma edição marcada pela diversidade de ritmos, grande participação popular e valorização dos artistas locais. Para viabilizar toda a estrutura e garantir a qualidade da festa, a Prefeitura investiu R$ 275.795,00 em infraestrutura e R$ 220.000,00 em atrações musicais, totalizando quase meio milhão de reais investidos na realização do Carnaval dos Carnavais.
Segurança e Saúde de prontidão
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve de prontidão durante toda a programação do Carnaval dos Carnavais, garantindo suporte aos foliões com ambulância e equipe médica posicionadas estrategicamente. A estrutura permitiu atendimentos rápidos e eficazes, reforçando o cuidado com o bem-estar da população e assegurando que a diversão acontecesse com responsabilidade.
Na área da segurança, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), através da Guarda Civil Municipal, atuou de forma ostensiva ao longo dos dias de evento, organizando os espaços e possibilitando cinco dias de festa sem nenhuma ocorrência. O trabalho contou ainda com o apoio da Polícia Militar de Sergipe, contribuindo para que a festa fosse marcada pela tranquilidade, ordem e segurança para todos.
Foto: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura
São Cristóvão encerra Carnaval dos Carnavais com alegria, cultura e tranquilidade
Terceiro dia do Carnaval dos Carnavais reúne famílias e valoriza artistas locais em São Cristóvão