29/04/2025

Prefeitura garante apoio à realização dos tradicionais tapetes de Corpus Christi

Na última segunda-feira (28), representantes da Prefeitura de São Cristóvão se reuniram com a comissão responsável pela celebração de Corpus Christi para discutir a tradicional construção dos tapetes artísticos que forram as ruas do Centro Histórico com símbolos de amor e  fé dos moradores que os elaboram. Mais uma vez, o prefeito Júlio Nascimento, junto à presidenta da Fundação de Cultura e Turismo (Fumctur), Paola Santana, e ao secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), Genivaldo Santos, asseguraram o apoio logístico à tradição, que este ano acontecerá em 19 de junho.

Na Cidade Mãe de Sergipe, dezenas de voluntários da comunidade católica costumam se reunir anualmente para confecção dos tapetes de Corpus Christi. Juntos, esses tapetes formam mais de 1000 metros de arte e devoção e são confeccionados com materiais como maravalha, pó de serra, sal grosso, pó de café, cascos de sururu e massunim, anilinas e pó xadrez. Desde o ano passado, também são utilizados tapetes artesanais feitos com tecido e bordados, todos elaborados pelas artesãs do município. De origem europeia, a tradição remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as ruas foram cobertas para sua passagem.

Tapetes de Corpus Christi

Vânia Correia, coordenadora da confecção dos tapetes em São Cristóvão, ressaltou que, quanto mais instituições se envolvem para a salvaguarda da tradição dos tapetes, mais alinhada e bem estruturada a sua confecção se torna, garantindo a propagação da cultura e fé local. “A partir dessa reunião, esperamos que tudo avance mais rápido e que a gente consiga fazer um tapete muito bonito”, afirmou a coordenadora.

Vânia Correia, coordenadora da confecção dos tapetes em São Cristóvão

A diretora de Conservação do Patrimônio Público da Semsurb, Lúzula dos Reis, reforçou que o apoio da Prefeitura alcança principalmente a liberação e o suporte dos espaços públicos. “Isso inclui a organização, limpeza e iluminação das ruas que receberão os tapetes, para que toda festa ocorra dentro do esperado e o percurso esteja dentro do que a cidade pode proporcionar aos visitantes”, detalhou.

Lúzula dos Reis, diretora de Conservação do Patrimônio Público da Semsurb

Para o prefeito Júlio Nascimento, a celebração Corpus Christi tem um significado impactante para o povo de São Cristóvão e é fundamental para a Prefeitura dar o suporte necessário para fomentar ainda mais essa tradição. “Corpus Christi é feriado municipal desde o ano passado, além de nossa cidade ter esse evento reconhecido como Bem de Interesse Cultural de Sergipe. Por isso, não podemos deixar de reforçar o valor histórico, cultural e religioso dessa celebração para a Cidade Mãe”, garantiu o gestor municipal. 

Ao centro, Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade