Prefeitura de São Cristóvão promove ações para garantir segurança, saúde e acolhimento na Romaria de Senhor dos Passos

Durante a Romaria de Senhor dos Passos, celebração católica tradicional que está acontecendo em São Cristóvão entre os dias 14 e 16 de março, a Prefeitura Municipal tem proporcionado uma série de ações e serviços para que os romeiros e moradores aproveitem o melhor dos três dias de adoração. As atividades incluem atendimentos de saúde, segurança pública e privada, conscientização ambiental, fiscalizações de trânsito e comércio, além de acolhimento para quem deseja permanecer na cidade durante todo o evento.
Há mais de 200 anos, o Centro Histórico de São Cristóvão recebe cerca de 70 mil fiéis em devoção a Nosso Senhor dos Passos, imagem de Jesus Cristo que recorda o caminho entre sua condenação à morte e sepultamento. A romaria é realizada no segundo fim de semana da quaresma, como uma preparação para a Páscoa, reunindo devotos para uma série de missas e procissões, iniciadas pela caminhada de mais de 20km entre o Santuário São Judas Tadeu (Capuchinhos), em Aracaju, e Igreja do Carmo, em São Cristóvão.

Os três dias de adoração e fé impactam não só o setor religioso, mas também a economia e o turismo local. Por reconhecer essa consequência positiva, a Prefeitura dobrou o investimento em estrutura em relação ao ano anterior, com mais de R$200 mil direcionados à ampliação do apoio logístico. “Desejamos expandir o turismo e garantir que os comerciantes da cidade fortaleçam sua renda e todos os romeiros se sintam seguros e acolhidos durante seu período de estadia”, afirmou Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão.

Comércio local
A prefeitura disponibilizou um espaço de aproximadamente 400 metros quadrados para comercialização de diversos produtos, como alimentação, artesanato, artigos religiosos, vestuário, isopor de mão, brinquedos, entre outros. Por toda a Praça Getúlio Vargas (Matriz), Senhor dos Passos e ruas adjacentes, ambulantes e vendedores antecipadamente cadastrados puderam vender seus itens de maneira segura, organizada e fiscalizada para os visitantes.
.jpeg)
Desde a última quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) tem realizado o trabalho de recepção desses ambulantes, emissão e conferência dos boletos, além de alocar cada um no espaço previamente sorteado. “Estamos garantindo que todos estejam devidamente regularizados, conferindo o pagamento e organizando a ocupação dos espaços”, pontuou Lúzula dos Reis, diretora de Conservação do Patrimônio Público da Semsurb.


Para que a cidade se mantenha limpa e todos esses ambulantes, em especial os vendedores de alimentos e bebidas, não gerem lixo espalhado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promoveu uma ação de distribuição de sacos plásticos por todo o espaço de venda, somando a entrega das sacolas a um diálogo educacional para que elas sejam adequadamente amarradas e descartadas.
.jpeg)
“Devido à quantidade de pessoas, os nossos lixeiros não dão conta sozinhos. Hoje, também estamos conversando com os ambulantes sobre educação ambiental, explicando a importância de manter o lixo bem acondicionado, amarrado corretamente, para evitar que cachorros ou outros animais espalhem os resíduos. O lixo deve ser colocado no local certo, pois a equipe da Semsurb fará a coleta”, explicou Elisio Cristóvão, coordenador de estudos e pesquisas ambientais.

Anteriormente, a Semma também promoveu uma capacitação para os ambulantes, orientando sobre o uso de materiais sustentáveis e a destinação correta dos resíduos recicláveis. Em parceria da Associação de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis de São Cristóvão, foi instalado um ponto de entrega voluntária para incentivar a sustentabilidade durante os dias de celebração.
A comerciante Maria Gedalva Soares, que participa da romaria há vários anos, já estava com as bebidas geladas e corretamente armazenadas para refrescar os clientes. Ela relembrou o processo necessário para trabalhar durante o evento: “A gente faz a inscrição no museu, pega a autorização, paga a taxa e depois pode vender tranquilamente”. Com experiência em edições anteriores, Maria Gedalva tem boas expectativas para as vendas deste ano. “Espero que Deus ajude”, completou, lembrando que em outras ocasiões o movimento foi positivo.

Para Elaine Pereira, que há sete edições comercializa sorvetes na festa de Senhor dos Passos, esse evento é o momento mais esperado do ano. “Em todos esses anos, Deus tem abençoado muito, porque eu não perco uma. Essa festa é realmente muito especial. A expectativa é que a gente venda muito, e eu sei que vamos vender bastante. Todo ano sempre vendemos bem. Para todos os ambulantes aqui, essa festa é magnífica e muito abençoada!”, comemorou.

Saúde
A atenção à saúde foi reforçada com a instalação de dois postos de atendimento. O primeiro foi instalado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em frente à Praça da Matriz, e funciona no sábado (16) das 7h às 23h e no domingo (17) das 7h às 19h. O segundo está localizado no prédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e atenderá até as 23h do sábado e das 7h às 19h também no domingo.
.jpeg)
Segundo Rafael Valença, médico em atendimento no posto da SMS, o fluxo permanece tranquilo e a estimativa é que as equipes recebam cerca de 20 pacientes até o fim do domingo, repetindo a média de assistências do ano anterior. Pensando nos cuidados com as longas caminhadas e a alta temperatura, o médico recomendou a ingestão de bastante água para hidratação, o uso de protetor solar e a utilização de guarda-chuvas e sombrinhas para se proteger do sol forte.
“Estamos realizando aferição de pressão e testes de glicemia. No ano passado, tivemos casos de reações alérgicas importantes, e, quando necessário, contamos com o hospital Senhor dos Passos como referência. Além disso, temos uma linha direta com o SAMU para acionar a regulação em casos mais graves”, detalhou Valença.
.jpeg)
Cada posto também conta com uma ambulância equipada para socorrer e transportar os pacientes, assim como a liberação do fluxo de trânsito para agilizar os atendimentos.

Acolhimento
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou o espaço de três escolas municipais do Centro Histórico para funcionarem como pontos de apoio aos devotos que passam pela cidade, servindo de abrigo e local de descanso. São elas as EMEF Gina Franco, São Cristóvão e Tia Marinete, onde os romeiros podem contar com salas climatizadas, banheiros e água em qualquer momento da romaria.

Alojado na EMEF Gina Franco, Manoel Pereira tem 82 anos e nos últimos 10 não perdeu uma celebração de Senhor dos Passos, sempre recorrendo ao abrigo da escola municipal ao viajar do município de Lagarto. “Para mim esse local é bom demais, tem o que eu preciso. E ela também não deixa de vir”, afirmou sobre a esposa Hilda Cruz, de 86 anos, que participa há 18 anos da romaria. “Eu já fiz muitas promessas e fui atendida, graças a Deus”, relembrou.
.jpeg)
Dona Neuzinha também se hospeda há 10 anos na EMEF Gina Franco e para ela a segurança, o conforto e as companhias são essenciais para retornar anualmente. “Eu dou graças a Deus, porque temos onde ficar, não ficamos na rua. A gente traz colchão, coberta, o que der para trazer. Aqui tem água, banheiro, ar condicionado, então é muito bom termos esse colégio”, reforçou a lagartense.

No domingo, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ainda distribui café da manhã para os romeiros no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), situado na Praça Senhor dos Passos. Além disso, bebedouros foram instalados em três pontos estratégicos da cidade - Praça São Francisco, Praça da Matriz e Praça Senhor dos Passos -, assegurando hidratação para todos os participantes.
Segurança e trânsito
A segurança do Centro Histórico foi intensificada durante a Romaria de Senhor dos Passos, com um planejamento estratégico que envolveu a Polícia Militar, segurança privada e o apoio da Polícia Civil do Estado. Todos os principais pontos da festa contaram com a presença de policiamento, garantindo a proteção de moradores e turistas e permitindo que os fiéis participassem da celebração com tranquilidade e dedicação à sua devoção.

Para organizar o fluxo de veículos e pedestres, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), implementou mudanças no trânsito e também se manteve presente nos principais pontos de passagem, atuando na orientação e fiscalização para reforçar ainda mais a segurança dos romeiros durante os dias de celebração.

O supervisor de trânsito Gilsemar Vieira frisou que a partir das 15 horas, os acessos ao roteiro das igrejas são fechados, especialmente nas áreas por onde a procissão irá passar. “Nos demais locais, liberamos o acesso apenas para moradores e para quem precisa transitar, mas não é permitido estacionar”, evidenciou.
.jpeg)
Programação
Com o tema “Nos passos de Jesus nos tornamos peregrinos da esperança e da caridade”, a romaria continua em São Cristóvão neste domingo (16), com diversos eventos religiosos para os devotos presentes. No fim da tarde, os fiéis acompanharão a procissão com a imagem do Senhor dos Passos, seguida pelo tradicional cântico da Verônica e a cerimônia de encerramento. Confira a programação completa:
06h - Missa na Matriz/Santuário
07h – Missa na Igreja do Carmo
08h – Missa no Palco ao lado da Matriz/Santuário
08h – Missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes
09h – Missa na Igreja do Carmo
09h – Missa na Capela São João Batista
09h – Missa no Cristo Redentor
10h – Missa na Igreja do Carmo
11h – Missa na Igreja do Carmo
11h – Missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes
12h - Missa no Palco ao lado da Matriz/Santuário
13h – Missa na Igreja do Carmo
13h – Missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes
14h - Missa no Palco ao lado da Matriz/Santuário
15h – Missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes
16h – Saída das Imagens para o encontro, em seguida o sermão do encontro e o cântico da Verônica
19h – Missa de encerramento na praça Senhor dos Passos
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente

Prefeitura inicia nas escolas da rede pública o Programa Raízes do Futuro que aborda conscientização e valorização do Meio Ambiente
Prefeitura de São Cristóvão realiza evento em alusão ao Dia Mundial dos Animais de Rua
