Fasc Sustentável e Coleta do Bem se unem para garantir acolhimento e proteção aos catadores com entrega de EPIs
O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) está prestes a começar e, nesta quarta-feira (19), véspera do evento, a Prefeitura de São Cristóvão e o Governo de Sergipe se uniram para garantir proteção, acolhimento e melhores condições de trabalho aos catadores e catadoras que atuarão na coleta seletiva. Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), foi realizada mais uma edição do Coleta do Bem, iniciativa que fortalece a coleta seletiva e valoriza os profissionais responsáveis por manter a cidade mais limpa e sustentável.
Durante o encontro, os trabalhadores cadastrados receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com botas, camisa com proteção solar, protetor solar com FPS 60, luvas, viseira e ecobag, assim como materiais de higiene pessoal, incluindo absorvente para mulheres e pessoas que menstruam, desodorante, sabonete, xampu e condicionador, escova, creme e fio dental, e uma nécessaire para guardar todos os produtos. Os profissionais ainda participaram de uma capacitação que reforçou a importância do papel que desempenham na preservação ambiental, no manejo responsável dos resíduos e na construção de uma sociedade mais consciente.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Janine Menezes, essa ação é uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos catadores de material reciclável. “A viabilização dos kits entregues são essenciais para a segurança e tranquilidade dos profissionais. A Semma e a Semac reconhecem o papel essencial que os catadores desempenham como verdadeiros agentes ambientais, garantindo a destinação adequada dos recicláveis”, afirmou a secretária.
A integração da Coleta do Bem ao Fasc é um passo importante na consolidação do festival como um evento comprometido com a sustentabilidade e com o cuidado às pessoas. Segundo Lara Lima, diretora administrativa e financeira da Semac, o projeto tem o objetivo de ampliar o impacto positivo da coleta seletiva no Centro Histórico, mas, principalmente, a garantir mais dignidade e segurança para que esses profissionais desempenhem seu trabalho durante o evento. “A parceria com a Prefeitura reforça ainda mais a atuação do Estado na promoção da sustentabilidade e na proteção do meio ambiente”, destacou Lara Lima.
A ação já impactou positivamente esses catadores, como mostra Fabiana Santana ao declarar que, com o kit recebido, estará mais protegida, com uniforme completo, algo que antes faltava em seu trabalho. “O kit vai ajudar muito na higienização e no cuidado com a gente durante esses quatro dias de Fasc. E os aprendizados também, eles são muito importantes. Antes, eu não conhecia bem os tipos de reciclagem. Depois que comecei a participar, passei a valorizar muito mais o lixo que produzimos”.
No momento da entrega, realizada aos catadores que se inscreveram previamente por meio de formulário on-line, o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, enfatizou o papel mobilizador que o festival exerce na cidade, do ponto de vista econômico, cultural e também identitário. “Ter vocês, catadores, participando de forma ativa e colaborativa é extremamente significativo. Estamos no caminho certo, construindo um festival cada vez mais sustentável, mais viável economicamente e capaz de gerar bons resultados para a população de São Cristóvão e para os turistas que nos visitam”, concluiu.
Sobre o Fasc
Com o tema “Na cultura a gente se encontra”, a 40ª edição do Fasc acontece entre os dias 20 e 23 de novembro e contará com 11 espaços multiculturais que proporcionarão uma experiência completa e imersiva em diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras, em uma grande celebração da riqueza cultural de São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil.
O Festival de Artes de São Cristóvão é apresentado pelo Ministério da Cultura, com realização da Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (ESCOA); Governo do Estado de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Governo do Brasil. O Festival conta ainda com patrocínio da CELI, Banco do Nordeste, Iguá Sergipe, Ecoparque Sergipe e CAIXA. O apoio fica por conta da SE – Sistema Engenharia, Colortex Tintas, Unir Locações e Serviços e Vitória Transportes.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente
Fasc Sustentável e Coleta do Bem se unem para garantir acolhimento e proteção aos catadores com entrega de EPIs
Fasc Sustentável promove oficinas ecológicas e estimula a arte consciente durante 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão