09/12/2025

Fasc Sustentável: ação durante festival uniu educação ambiental, sustentabilidade e valorização da cultura local

Durante os quatro dias da 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que aconteceu de 20 a 23 de novembro, o compromisso com o meio ambiente também foi uma prioridade. Além de mais de uma centena de atrações culturais, o evento contou com o Fasc Sustentável, ação desenvolvida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que trouxe a oportunidade para o público participar de ações de coleta seletiva, troca de recicláveis, doação de ração para animais, oficinas e exposições educativas.

Após receber o Selo ODS 2025 pela qualidade e relevância de sua edição anterior, o projeto ampliou significativamente suas ações, incorporando iniciativas pré e pós-festival, reforçando o compromisso com a educação ambiental, responsabilidade socioeconômica e a melhoria contínua das políticas locais. Para a secretária de Meio Ambiente, Janine Menezes, o espaço neste ano superou as expectativas.

“A quarta edição do Fasc Sustentável, para mim, foi surpreendente. A participação do público, o engajamento, as novidades que a gente implantou esse ano, como o espaço circular. Foi muito movimentado, muita gente trazendo peças, levando peças e muitos elogios. Então, foi surpreendente e gratificante o trabalho desse ano. Acho que o Fasc Sustentável cada vez mais se consolida no evento, fazendo parte da programação do Festival”, detalhou.

Janine Menezes, secretária de Meio Ambiente

Nesta edição, foram implementadas ações de formação, sensibilização e engajamento distribuídas em etapas pré, durante e pós-festival, incluindo capacitações, oficinas, exposições, ações de coleta seletiva, trocas solidárias, atividades culturais e distribuição de mudas. As iniciativas abrangeram temas como reciclagem e reaproveitamento de materiais, redução e gestão de resíduos, preservação da biodiversidade e estímulo ao consumo consciente, buscando envolver diferentes públicos de forma educativa e prática. 

Resultados

Sucesso em anos anteriores, ações como a Ecotroca foram destaque na edição de 2025. A ação convidou o público a trocar materiais recicláveis higienizados por kits temáticos que incluem ecobag, copo e squeeze com a identidade visual do evento. Ao todo, foram entregues 2.122,7 kg de materiais recicláveis e 210 litros de óleo usado. 

O espaço evidenciou a importância de ações diversificadas voltadas à sustentabilidade e que promovessem a sensibilidade do público, unindo educação ambiental, reflexão sobre o descarte adequado de resíduos e variadas propostas de estímulo à mudança de comportamento coletivo. Com as atividades planejadas, 130 comerciantes ambulantes foram capacitados em práticas sustentáveis, além da formação e capacitação de 10 monitores voluntários que atuaram como multiplicadores ambientais, além do  cadastro, formação e entrega de EPIs para 20 catadores de materiais recicláveis. 

Durante o evento, em parceria com diferentes órgãos envolvidos na organização do evento, como a Superintendência Executiva de Transporte e Trânsito (Seplan), foi realizada uma blitz educativa na Rodovia João Bebe Água, abordando cerca de 200 automóveis, com foco na prevenção de atropelamento da fauna local. 

Com sua mistura de sustentabilidade e valorização cultural, o espaço promoveu também Eco Exposições com cinco organizações, oficinas que reuniram cerca de 108 participantes, além do palco Sarauê, que contou com a apresentação de onze artistas, sendo nove sancristovenses. Com essa expressividade de público, o espaço circular realizou aproximadamente 700 trocas de objetos reutilizáveis e a distribuição de 270 mudas de diferentes espécies.

Outro espaço de destaque foi a Troca Aumiga, que promoveu a solidariedade e o cuidado com os animais. Durante o festival, o público pôde trocar 1kg de ração para cães ou gatos, em embalagem fechada, por brindes exclusivos do Fasc. Ao todo, foram 116 kg de ração arrecadados que foram entregues a Maria Jeane, protetora de animais que foi sorteada. 

“Sou protetora independente de animais e atualmente alimento 30 gatos e 4 cachorros. O projeto da Semma tem contribuído bastante para a alimentação e o bem-estar deles. Há dois anos acompanho esse trabalho e espero que ele tenha continuidade todos os anos, porque é realmente muito importante para nós que dedicamos nossos esforços aos animais”, ressalta Maria Jeane. 

Maria Jeane, protetora de animais - Foto/Dani Santos 

Público aprova iniciativa 

O Fasc Sustentável recebeu cerca de 2.000 visitantes por dia. A aprovação do público foi evidente por toda sua programação, especialmente pela participação ativa nas atividades. Moradores e visitantes reforçaram a relevância do espaço sustentável e pelas mensagens educativas que transmitiram. 

Ana  Paula, sancristovense e médica veterinária, aprovou as ações do espaço sustentável do festival. “Como veterinária, sei muito bem da importância de preservar o meio ambiente e de como podemos contribuir com ações simples e com o nosso próprio esforço. Por isso, achei muito positiva essa iniciativa da prefeitura. Além de fortalecer a sustentabilidade, ela também beneficia a população e os animais. Fiz questão de participar e realizar essa boa ação.”

Ana  Paula, sancristovense e médica veterinária

Camila Vasconcelos e Monaquelly Carmo eram visitantes da cidade de Aracaju e se encantaram com o Fasc Sustentável que promoveu ações diversificadas, levando conhecimento e reflexão a todos.  “Eu achei a ação muito interessante, porque muitas vezes a gente se desfaz de algumas coisas de forma errada, quando poderia repassar para outras pessoas e ajudar. Nesse processo, a gente também acaba sendo ajudado. Contribuir com a sustentabilidade é fundamental, e iniciativas como essa fazem muita diferença”, destacou Camila. 

“Essa ação também contribui com os animais, porque sabemos que no nosso estado ainda há muitos que vivem nas ruas e precisam de apoio. É um trabalho muito importante, que realmente deve continuar nos próximos anos. Eu espero que tenha continuidade”, complementou Monaquelly. 

Camila Vasconcelos e Monaquelly Carmo

Fotos: Yago Andrade 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Yago Andrade
Personalize suas opções de acessibilidade