14/11/2025

Fasc Sustentável promove oficinas ecológicas e estimula a arte consciente durante 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão

O Fasc Sustentável 2025 promete transformar o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) em uma experiência de aprendizado e conexão com o meio ambiente. Nesta edição, o projeto amplia suas ações educativas com oficinas, exposições e espaços interativos que convidam o público a refletir sobre práticas sustentáveis e o impacto de pequenas atitudes no cotidiano. As atividades foram pensadas para envolver pessoas de todas as idades, unindo arte, conhecimento e responsabilidade ambiental em uma programação que estimula o engajamento ambiental e social.

Com um novo espaço exclusivo, localizado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Vitória, na praça Getúlio Vargas (Matriz), as ações serão ampliadas com novidades. Entre elas estão a ecoexposição, o espaço circular, a mitigação da geração de resíduos e oficinas exclusivas. Esses espaços também contarão com cenografia sustentável, desenvolvida em parceria com o curso de Arquitetura da Fanese - Faculdade de Administração, Negócios e Saúde de Sergipe. A ambientação será composta por resíduos e materiais reaproveitáveis, criando um espaço descontraído e acolhedor que traduz a essência do festival e convida o público a refletir sobre novas formas de criar e consumir.

“A cada edição, o Fasc Sustentável cresce com o apoio de várias secretarias e parceiros da cidade, mostrando que é possível fazer um grande evento sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente, Janine Menezes. “Nosso objetivo é fortalecer a consciência ambiental da população e garantir que o festival continue sendo um exemplo de gestão responsável, com ações que reduzem impactos e estimulam práticas sustentáveis”, completou.

Janine Menezes, secretária municipal do Meio Ambiente/ Foto - Heitor Xavier

Conheça e inscreva-se aqui nas oficinas e experiências imersivas voltadas à educação ambiental e ao reaproveitamento criativo de materiais proporcionadas durante o Fasc:

Oficina Sucata Sonora

Nos dias 21 e 22 de novembro, das 14h às 16h, o artista Waltenisson Luiz Santos (Tonico) conduzirá a oficina criativa de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. Após a confecção, as crianças e adolescentes participantes realizarão um cortejo musical, que acontecerá das 16h às 17h pelas ruas de São Cristóvão, celebrando a arte e a sustentabilidade em movimento.

Oficina Cestaria de Ouricuri

No dia 20 de novembro, o Projeto Pescando Saberes promove uma imersão nos saberes tradicionais do Nordeste com a confecção artesanal de peças a partir da fibra do ouricuri, uma palha natural típica da região. A atividade acontecerá das 17h às 19h, valorizando o fazer manual, o resgate cultural e o uso responsável dos recursos naturais.

Espaço de Experiência Sensorial

Nos dias 21 e 22 de novembro, o Instituto Santuário da Mata convida o público a uma vivência de reconexão com a natureza. Entre as 16h e 18h, no Salão Paroquial (Praça da Matriz), os visitantes poderão experimentar sensações de calma e presença, por meio de estímulos táteis e sonoros, tento um momento de relaxamento e imersão em meio à agitação do festival.

Eco Exposição

Ao longo do festival, o público também poderá visitar a Eco Exposição, que reunirá stands educativos do Projeto TAMAR, Fundação Mamíferos Aquáticos, Instituto Santuário da Mata e IDESA (Pescando Saberes). A mostra terá caráter interativo e educativo, abordando temas como preservação ambiental, fauna marinha e sustentabilidade cotidiana, com acesso livre no mesmo local, das 16h às 20h.

Sobre o Fasc

Além do Fasc Sustentável, a 40ª edição do Fasc contará com 11 espaços multiculturais espalhados por vários pontos da quarta cidade mais antiga do Brasil. Propostas para o público viver uma experiência única e completa, os visitantes poderão acessar uma vastidão de linguagens artísticas, que incluem música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e mais.

Partindo do tema “Na cultura a gente se encontra”, o Festival de Artes de São Cristóvão é apresentado pelo Ministério da Cultura, com realização da Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (ESCOA);  Governo do Estado de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Governo do Brasil.  O Festival conta ainda com patrocínio da CELI, Banco do Nordeste, Iguá Sergipe, Ecoparque Sergipe e CAIXA. O apoio fica por conta da SE – Sistema Engenharia, Colortex Tintas, Unir Locações e Serviços e Vitória Transportes.

Publicado por Clara Dias
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade