28/02/2025

Prefeitura de São Cristóvão e Geodados realizam últimos ajustes em programa de geoprocessamento que digitaliza serviços de construção civil e fiscalização urbana

A Prefeitura de São Cristóvão continua avançando na modernização dos serviços públicos, garantindo eficiência e agilidade à população e transparência à gestão. Na manhã dessa quinta-feira (27), aconteceu uma reunião entre a empresa Geodados e secretarias da Infraestrutura, Governo e Gestão, Fazenda, Gabinete e Meio Ambiente para os ajustes finais na nova plataforma de geoprocessamento, que vai permitir que os cidadãos emitam alvarás de construção civil e Habite-se de maneira digital. 

A iniciativa tem o objetivo de beneficiar diretamente construtores, engenheiros e cidadãos em geral que necessitam da regularização de imóveis e obras na cidade. Segundo o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, a implementação do programa é um instrumento de inovação que facilitará processos de licenciamento ambiental e de obras que são serviços públicos realizados, exclusivamente, de forma presencial atualmente. “Pensando na desburocratização desses serviços, na modernização em prol da população e de um trabalho administrativo mais organizado e eficiente, estamos na fase de teste desse programa, mas já está tudo bem planejado. Acredito que a partir do mês de março, estaremos divulgando para o público começar a fazer os acessos e solicitar documentação via internet”. 

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão 

Gabriela Passos, do setor de Desenvolvimento do Cliente da empresa Geodados, compartilhou o processo de criação do programa que pretende revolucionar os serviços ofertados pela gestão. “Pegamos o plano diretor do município e o colocamos no mapa, de maneira que facilitasse a visualização do sistema, além de todos os bots com informações do tributo e informações cadastrais. É um sistema simples, de fácil uso e que vai facilitar a vida de quem precisa dos serviços, no caso a população, e de quem presta esses serviços, que são os servidores do municípios”. 

Gabriela Passos, do setor de Desenvolvimento do Cliente

Para Daniel Cruz, coordenador de Fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura,o programa vai transformar o modo de trabalho da Diretoria de Licenciamento e Controle Urbano. O mesmo informa que o processo de licenciamento presencial tem trâmite dificultoso pelo fator de deslocamento, e de forma digital o cidadão poderá emitir e acompanhar todos os processos de forma simples, ágil e moderna. 

“O sistema vai facilitar tanto para o requerimento de documentação que o cidadão vai poder fazer da sua própria casa, quanto para os analistas que farão suas análises 100% online, simplificando o trabalho de quem fornece esses serviços e de quem precisa dele. Realmente, é uma evolução”, destaca Daniel Cruz. 

Daniel Cruz, coordenador de Fiscalização

Fiscalização digital  

Além da digitalização dos serviços relacionados à construção civil, a Prefeitura também solicitou ajustes finais no aplicativo voltado para a fiscalização dos espaços urbanos. A ferramenta será utilizada para monitoramento de questões ligadas à infraestrutura ao meio ambiente, permitindo uma gestão mais rápida na identificação e soluções de problemas na cidade. 

A secretária municipal de Meio Ambiente, Janine Menezes, informa que o aplicativo será utilizado para fiscalização ambiental, permitindo o registro de notificações e a emissão de determinações para que os cidadãos realizem correções relacionadas ao meio ambiente. Diferente da plataforma de geoprocessamento, este aplicativo será de uso interno da gestão municipal e não estará disponível para a população. 

“Com esse aplicativo vamos poder gerar notificações, pois vamos conseguir identificar os proprietários dos imóveis responsáveis pelas ações danosas. É um módulo de utilização interna, mas futuramente, teremos a possibilidade que o licenciamento ambiental também seja requerido de forma online”, explica Janine. 

Janine Menezes, secretária do Meio Ambiente 

Gabriela Passos acrescenta que todas as informações do aplicativo estarão conectadas na nuvem. “Para os agentes fiscalizadores, o trabalho ficará mais fácil e mais eficiente, mesmo que precise ainda de trabalho de campo, todas as informações serão anexadas ao aplicativo, tudo conectado em nuvem. É uma forma simples para a prefeitura utilizar e conhecer a cidade em todos os parâmetros urbanísticos”. 

Fotos: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade