04/11/2024

Mãeana traz canções de João Gomes e João Gilberto para o Fasc 2024

A cantora e compositora Ana Cláudia Lomelino, cujo nome artístico é Mãeana, será uma das atrações do primeiro dia do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro no Centro Histórico da cidade. Carioca da Tijuca, Mãeana iniciou sua carreira solo em 2015. Antes disso, foi vocalista da extinta banda Tono, com a qual lançou três discos, incluindo um com composições inéditas de Caetano Veloso e Adriana Calcanhotto.

Na abertura do festival, Mãeana subirá ao Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo, para apresentar um show que combina as obras de dois ícones musicais: João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, e João Gomes, um dos principais representantes do piseiro contemporâneo. Essa apresentação integra o projeto ‘Mãeana Canta JG’, onde a cantora busca explorar e inovar o que há de tradicional e moderno da música brasileira.

Com a proposta de uma nova sonoridade chamada “pisa nova”, Mãeana desconstroi a influência do jazz da bossa nova de João Gilberto e incorpora elementos do bolero, criando uma ponte inesperada com o piseiro de João Gomes, que promete ser dançante e não deixar ninguém parado. 

“Desde que retomamos o Fasc em 2017, nosso compromisso tem sido oferecer uma programação que reflita a diversidade da música e da cultura brasileira", afirmou Elma Santos, diretora de Arte e Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur). “Temos o orgulho de abraçar diferentes ritmos, como MPB, rap, trap, axé music e muitos outros. Essa pluralidade é o que faz o festival atrair mais de 50 mil pessoas por dia e garantir que cada edição seja uma celebração tão aguardada ao longo de todo o ano e inclusiva para todos os públicos”. 

Elma Santos, diretora de Arte e Cultura da Fumctur / Foto - Heitor Xavier

Sobre o Fasc

O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) chega à sua 39ª edição, celebrando 52 anos de história. O evento é promovido pela Prefeitura de São Cristóvão em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), a Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Contando com o apoio de empresas patrocinadoras como Maratá, Estrella Galicia e Coca-Cola, o festival também recebe apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.

Foto de capa: Otávio de Roque

Publicado por Carla Mesquita
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade