Mãeana traz canções de João Gomes e João Gilberto para o Fasc 2024

A cantora e compositora Ana Cláudia Lomelino, cujo nome artístico é Mãeana, será uma das atrações do primeiro dia do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro no Centro Histórico da cidade. Carioca da Tijuca, Mãeana iniciou sua carreira solo em 2015. Antes disso, foi vocalista da extinta banda Tono, com a qual lançou três discos, incluindo um com composições inéditas de Caetano Veloso e Adriana Calcanhotto.
Na abertura do festival, Mãeana subirá ao Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo, para apresentar um show que combina as obras de dois ícones musicais: João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, e João Gomes, um dos principais representantes do piseiro contemporâneo. Essa apresentação integra o projeto ‘Mãeana Canta JG’, onde a cantora busca explorar e inovar o que há de tradicional e moderno da música brasileira.
Com a proposta de uma nova sonoridade chamada “pisa nova”, Mãeana desconstroi a influência do jazz da bossa nova de João Gilberto e incorpora elementos do bolero, criando uma ponte inesperada com o piseiro de João Gomes, que promete ser dançante e não deixar ninguém parado.
“Desde que retomamos o Fasc em 2017, nosso compromisso tem sido oferecer uma programação que reflita a diversidade da música e da cultura brasileira", afirmou Elma Santos, diretora de Arte e Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur). “Temos o orgulho de abraçar diferentes ritmos, como MPB, rap, trap, axé music e muitos outros. Essa pluralidade é o que faz o festival atrair mais de 50 mil pessoas por dia e garantir que cada edição seja uma celebração tão aguardada ao longo de todo o ano e inclusiva para todos os públicos”.
Sobre o Fasc
O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) chega à sua 39ª edição, celebrando 52 anos de história. O evento é promovido pela Prefeitura de São Cristóvão em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), a Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Contando com o apoio de empresas patrocinadoras como Maratá, Estrella Galicia e Coca-Cola, o festival também recebe apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.
Foto de capa: Otávio de Roque
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
