08/10/2024

Galeria Vesta Viana recebe oficina de improvisação teatral para crianças e adolescentes de São Cristóvão

Em contrapartida pelo projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o ator sancristovense David Alan promoveu uma oficina de improvisação teatral para crianças e adolescentes do município, nesta quarta-feira (07 de agosto). A aula aconteceu na Galeria de Artes Vesta Viana e contou com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur).

O projeto inscrito por David tem como objetivo o impulsionamento para novos atores darem seus primeiros passos em direção ao teatro, mostrando como a atuação pode contribuir também na vida pessoal, escolar, e, futuramente, na vida profissional dos participantes. Segundo o ator, o projeto aprovado no edital nº. 004/2023 de Chamamento Público para Seleção de Projetos Artísticos e Culturais da Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fumctur possui uma carga horária de 20h.

“Estamos sempre desenvolvendo atividades que trabalham a criatividade dos jovens aqui de São Cristóvão. Sabemos que a cidade é um berço cultural, com vários talentos que precisam ser descobertos, e esse trabalho é muito importante para ser realizado aqui. Além das aulas de teatro, percebo que outras oficinas também estão sendo desenvolvidas no município por conta dessas contrapartidas e isso é muito positivo”, afirmou David Alan.

David Alan, ator e ministrante da oficina

De acordo com o assessor administrativo da Fumctur, Neto Astério, a Lei Paulo Gustavo foi aplicada no município em 2023, e, neste ano, os frutos estão sendo colhidos para a população, especialmente com as contrapartidas dos projetos, que são ações pensadas para beneficiar a sociedade civil com um retorno cultural gratuito.

“Como fundação, estamos disponibilizando os espaços públicos que temos aqui na prefeitura. Temos realizado atividades tanto no Salão de Artes Viana quanto nas bibliotecas, para que as pessoas, tanto da sede quanto do grande Rosa Elze, continuem tendo acesso a uma programação cultural de vertentes variadas. Desde as artes cênicas a atividades de audiovisual e de música. A intenção é que, com a PNAB, a Política Nacional de Apoio à Cultura (Lei Aldir Blanc), que vamos aplicar a partir deste ano, continuemos com essas atividades de forma contínua”, explicou Astério.

Neto Astério, assessor administrativo da Fumctur

Durante a oficina, os participantes realizaram dinâmicas de desenvolvimento teatral para aprender a soltar o corpo e a criatividade, guiadas pelos comandos do ministrante. As crianças se movimentaram pelo salão, fizeram atividades de movimentação facial, corporal e improvisaram cenas em duplas que foram apresentadas ao restante da turma.

Caleb Santos, de 10 anos, expressou sua alegria em aprender algo novo, que se relaciona diretamente com sua vontade de brincar e ver o mundo de maneira lúdica. “Eu gosto muito de teatro. Na minha escola todo ano que tem uma apresentação eu sempre estou lá me apresentando, então aprender jeitos novos de atuação é muito bom para mim”, relatou, animado.

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade