Fasc vai contar com pontos de distribuição de água e protetor solar
Com a chegada do verão, especialmente nos meses de novembro e dezembro, os termômetros começam a marcar temperaturas mais elevadas, e o cuidado com a saúde deve ser uma prioridade. Nessa época do ano, a hidratação e o uso do protetor solar são essenciais para prevenir problemas de saúde causados pela exposição ao calor intenso e aos raios solares. Por conta disso, a Prefeitura vai manter pontos de hidratação em alguns pontos do Centro Histórico durante o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que acontece de 29 de novembro a 01 de dezembro.
Os locais que vão contar com distribuição gratuita de água para consumo são a Praça São Francisco, a Praça da Matriz e a Praça do Carmo. Este ano o público do Fasc também vai contar com uma novidade: haverá pontos para a aplicação gratuita de protetor solar na Bica dos Pintos, na Praça da Matriz e na EMEF Gina Franco. Essas são medidas que reforçam o cuidado da Prefeitura de São Cristóvão com a saúde das pessoas, como destaca a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), Paola Santana.
“Nosso compromisso é proporcionar uma experiência inesquecível, mas sempre com responsabilidade. Queremos que cada visitante e morador viva o Fasc ao máximo, celebrando a nossa cultura, sem esquecer da saúde”, pontuou a presidente da Fumctur.
Hidratação e proteção solar, cuidados fundamentais em períodos de altas temperaturas
Manter o corpo hidratado é crucial para regular a temperatura corporal, evitar sintomas como tontura, fadiga e desidratação severa. O consumo regular de água deve ser incentivado ao longo do dia, especialmente em atividades ao ar livre ou eventos culturais que reúnem grande público, como o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que transforma a cidade em um espaço de celebração e criatividade.
Da mesma forma, o protetor solar deve ser um item indispensável. A aplicação correta, com reaplicação a cada duas horas, protege a pele contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, reduzindo o risco de queimaduras, manchas e doenças mais graves, como o câncer de pele.
Para quem participa ou trabalha em eventos culturais, como o Fasc, esses cuidados são ainda mais importantes. A reunião de um grande público, somada à longa exposição ao sol, pode intensificar os impactos do calor. Por isso, além da hidratação e do uso do protetor solar, é recomendável o uso de roupas leves, chapéus ou bonés e a busca por áreas sombreadas para descansar.
Sobre o Fasc
Com 39 edições e 52 anos de história, o Festival de Artes de São Cristóvão foi retomado em 2017 e conta com uma programação diversificada, que inclui música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais e gastronomia, atraindo artistas locais e de outros estados.
Para contemplar todas essas manifestações culturais, os palcos João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e Mariano Antônio, no Largo da Matriz são espaços confirmados este ano. Outras atividades ocorrem no Samba na Bica, na Galeria de Artes Vesta Viana, no Cine Trianon e no Salão de Literatura Manoel Ferreira.
O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese e MTur/Sesc patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.
Foto: Dani Santos.
Recentes
Notícias recentes de Fasc