15/01/2025

Facilita São Cristóvão aproxima moradores do município a serviços de atendimento ao cidadão

Desde a sua inauguração em 2023, o Centro de Atendimento ao Cidadão “Facilita São Cristóvão” tem ofertado uma ampla gama de serviços, de maneira mais rápida e próxima para os sancristovenses e moradores das redondezas da cidade. São mais de 60 formas de atendimento, que incluem documentação, licenças, auxílio profissional, alistamento militar e serviços públicos.

Apresentando uma média de mais de 2.200 atendimentos mensais, o Facilita São Cristóvão é um equipamento da Prefeitura de São Cristóvão, promovido por meio da Secretaria Municipal de Governo e Gestão (Segov), e está localizado no bairro Eduardo Gomes. O principal objetivo de seu funcionamento é tornar os serviços essenciais mais acessíveis à população do Grande Rosa Elze, com maior conveniência e eficiência, evitando que os cidadãos precisem se deslocar para diversos escritórios ou departamentos para realizar tarefas do dia a dia.

Alguns dos serviços mais procurados pela população são a emissão de RG, tributos da Secretaria da Fazenda e Receita Federal. No entanto, o centro também se destaca por ações como a emissão, alteração e correção do CPF, oferecidos sem custo, diferentemente do que ocorre em outros locais. O espaço também funciona como ponto de atendimento para serviços da Receita Federal, evitando que os cidadãos precisem se deslocar até a capital.

O atendimento do Facilita ainda permite a emissão de boletos de IPTU, renegociação de dívidas e acordos, além da inserção de novos registros a partir de junho. Lá, a Vigilância Sanitária realiza a emissão de licenças sanitárias, enquanto os serviços urbanos incluem solicitações de retirada de entulho, cascalho e lixo, que agora podem ser feitas presencialmente. Outras demandas atendidas incluem desbloqueio de senha do Gov.br, entrada de seguro-desemprego, questões ambientais, além de serviços da Junta Militar, como alistamento e emissão de 1ª e 2ª vias do certificado de reservista.

De acordo com o secretário de Governo e Gestão, Marcos Santana, o Facilita é pensado para aproximar ainda mais os serviços municipais da população, tornando mais fácil, como o próprio nome sugere, o acesso aos serviços públicos municipais e a outros que não são diretamente ligados à prefeitura. A ideia é oferecer serviços de forma prática, para que a população da macrozona do Rosa Elze possa acessar e solicitar atendimento com mais comodidade.

O secretário ainda aponta uma novidade: em breve, além de presencial, o Centro de Atendimento também estará na palma da mão dos cidadãos por meio de um aplicativo móvel.

“Esse app, que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informação, estará disponível tanto para dispositivos iOS quanto Android, permitindo que os moradores de São Cristóvão acessem diversos serviços da prefeitura sem precisar sair de casa. O Facilita presencial continuará a identificar e oferecer serviços que simplifiquem a vida da população, enquanto o aplicativo tornará esse acesso ainda mais prático e acessível. Estamos trabalhando para oferecer um atendimento mais eficiente e adaptado às necessidades dos cidadãos”, relatou Marcos Santana.

Marcos Santana, secretário de Governo e Gestão/ Foto - Heitor Xavier

Além da celeridade e praticidade no atendimento, outro diferencial do Facilita é a Sala do Empreendedor, que oferece auxílio na educação e documentação de pequenos empreendedores da cidade, e ainda realiza capacitações e orientações para que esses profissionais façam uma melhor gerência dos seus negócios.

Cayo Souza, atendente do Facilita, apontou que, para praticizar ainda mais o processo de atendimento, são feitos agendamentos às segundas e quintas-feiras, a partir das 12h, pelo site da SSP. Também existem atendimentos prioritários, como os feitos para autistas, gestantes e idosos diretamente no local, no mesmo dia, sem necessidade de agendamento. Basta trazer o comprovante de residência e o CPF para ser atendido.

“Temos o compromisso de acolher o cidadão e solucionar suas demandas com eficiência e qualidade, sempre buscando facilitar o acesso aos serviços essenciais”, reforçou o profissional.

Cayo Souza, atendente do Facilita

Público

A enfermeira Nathalia Nascimento estava feliz com a agilidade em que conseguiu um agendamento para fazer o novo Cartão Nacional de Identidade de sua filha:

“Acredito que esse formato vai facilitar muito em situações do dia a dia, como consultas em postos de saúde ou acessos a serviços que exigem identificação. Além disso, foi aqui que conseguimos agendar o atendimento, já que em Aracaju está muito difícil encontrar vagas disponíveis. Meu marido conseguiu agendar online, e agora estamos renovando o documento aqui. Achei ótimo que esse serviço esteja sendo oferecido de forma tão acessível e prática”. 

Nathalia Nascimento, enfermeira

Já João Nilton Santos, técnico de refrigeração e elétrica, reuniu a família e se deslocou do município de Nossa Senhora do Socorro para fazer o RG de seu filho, ficando satisfeito com com a oportunidade de resolver essa necessidade de forma eficiente.

“Esse serviço é essencial e facilita muito. Consegui marcar o atendimento pela internet e havia vaga disponível aqui na cidade, o que foi ótimo. Sou morador de Nossa Senhora do Socorro, mas não encontrei vaga lá, então vim pra cá. O espaço é organizado, e o atendimento está sendo rápido, o que torna tudo mais prático”, destacou.

João Nilton Santos, técnico de refrigeração e elétrica

Conheça todos os serviços ofertados no Facilita São Cristóvão 

SEMINFRA - Secretaria Municipal de Infraestrutura

Limpeza de canal, esgoto, boca de lobo

Desobstrução de calçada

Defesa Civil

SEMSURB - Secretaria Municipal de Serviços Urbanos

Reclamação do carro do lixo

Solicitação de capinagem de ruas, avenidas e meio-fio

Retirada de entulho, cascalho, ponto de lixo

Limpeza de canal

Poda ou corte total de árvore (ambos mediante autorização prévia da SEMMA)

Instituto de Identificação

Identidade 1ª e 2ª via

Folha (ou atestado) de bons antecedentes (“folha corrida”)

Ministério do Trabalho

Carteira de Trabalho Digital

Entrada do seguro-desemprego

Encaminhamento a vagas de emprego

SEMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Autorização de poda de árvore (parcial ou total)

Autorização para uso de som em eventos

Denúncias

SMS - Secretaria Municipal de Saúde

Vigilância Sanitária

Denúncias (terrenos baldios, alimentos/medicamentos vencidos à venda)

Licenças

Emissão de taxas

Fiscalização: farmácias, restaurantes, supermercados, salões de beleza, escolas, bares, entre outros

Endemias e Zoonoses (Dengue)

Receita Federal

CPF: inscrição, emissão, consulta ou alteração cadastral, emissão de comprovantes, regularização

Certidões da União: PJ e PF

Emissão de documentos de arrecadação

Pesquisa fiscal ou cadastral

Cópias de documentos ou declaração

Juntada de documentos PAV RFB

CAFIR: inscrição, alteração, cancelamento ou reativação

CNO: inscrição

Consulta de pendências fiscais e cadastrais

Consulta de pendências na malha fiscal pessoa física, restituição e situação da DIRPF

Cópia de processo

Cópia de declaração e comprovante de rendimento

Emissão de documentos de arrecadação (DARF e GPS)

Procuração RFB

Protocolo de documentos

Protocolo de documentos CNPJ: inscrição, alteração e baixa

Protocolo de documentos: retificação de documentos de arrecadação (REDARF/RETGPS)

Tributos

IPTU: isenção, remissão, parcelamento, certidão

ISS, TLF, CIM e taxas em geral

Junta Militar

Alistamento CMU

CMU

Sala do Empreendedor

Formalização gratuita e simplificada do MEI

Orientações sobre obrigações do MEI

Baixa do MEI

Impressão de CCMEI (Certificado da Condição de MEI)

Atualização de dados do MEI

Inscrição estadual

Impressão de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)

Impressão de DAS (boleto mensal)

Parcelamento de débitos do MEI

Orientação sobre a impressão de DAS MEI

Aumento de nível do selo de confiabilidade (Gov.br)

Impressão de relatório de receita bruta para o MEI

Declaração anual do MEI (DASN-SIMEI)

Emissão de nota fiscal do MEI (municipal e estadual)

Impressão de CND (Certidões Negativas)

Orientações e fomento sobre acesso ao crédito

Orientações sobre compras municipais e o cadastro de fornecedor

Palestras, oficinas, cursos e consultorias para ME, EPP e MEI

Consulta prévia de registro de marca (INPI)

Orientação e cadastro no credenciamento municipal de MEI

Outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
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