Facilita São Cristóvão aproxima moradores do município a serviços de atendimento ao cidadão

Desde a sua inauguração em 2023, o Centro de Atendimento ao Cidadão “Facilita São Cristóvão” tem ofertado uma ampla gama de serviços, de maneira mais rápida e próxima para os sancristovenses e moradores das redondezas da cidade. São mais de 60 formas de atendimento, que incluem documentação, licenças, auxílio profissional, alistamento militar e serviços públicos.
Apresentando uma média de mais de 2.200 atendimentos mensais, o Facilita São Cristóvão é um equipamento da Prefeitura de São Cristóvão, promovido por meio da Secretaria Municipal de Governo e Gestão (Segov), e está localizado no bairro Eduardo Gomes. O principal objetivo de seu funcionamento é tornar os serviços essenciais mais acessíveis à população do Grande Rosa Elze, com maior conveniência e eficiência, evitando que os cidadãos precisem se deslocar para diversos escritórios ou departamentos para realizar tarefas do dia a dia.

Alguns dos serviços mais procurados pela população são a emissão de RG, tributos da Secretaria da Fazenda e Receita Federal. No entanto, o centro também se destaca por ações como a emissão, alteração e correção do CPF, oferecidos sem custo, diferentemente do que ocorre em outros locais. O espaço também funciona como ponto de atendimento para serviços da Receita Federal, evitando que os cidadãos precisem se deslocar até a capital.
O atendimento do Facilita ainda permite a emissão de boletos de IPTU, renegociação de dívidas e acordos, além da inserção de novos registros a partir de junho. Lá, a Vigilância Sanitária realiza a emissão de licenças sanitárias, enquanto os serviços urbanos incluem solicitações de retirada de entulho, cascalho e lixo, que agora podem ser feitas presencialmente. Outras demandas atendidas incluem desbloqueio de senha do Gov.br, entrada de seguro-desemprego, questões ambientais, além de serviços da Junta Militar, como alistamento e emissão de 1ª e 2ª vias do certificado de reservista.

De acordo com o secretário de Governo e Gestão, Marcos Santana, o Facilita é pensado para aproximar ainda mais os serviços municipais da população, tornando mais fácil, como o próprio nome sugere, o acesso aos serviços públicos municipais e a outros que não são diretamente ligados à prefeitura. A ideia é oferecer serviços de forma prática, para que a população da macrozona do Rosa Elze possa acessar e solicitar atendimento com mais comodidade.
O secretário ainda aponta uma novidade: em breve, além de presencial, o Centro de Atendimento também estará na palma da mão dos cidadãos por meio de um aplicativo móvel.
“Esse app, que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informação, estará disponível tanto para dispositivos iOS quanto Android, permitindo que os moradores de São Cristóvão acessem diversos serviços da prefeitura sem precisar sair de casa. O Facilita presencial continuará a identificar e oferecer serviços que simplifiquem a vida da população, enquanto o aplicativo tornará esse acesso ainda mais prático e acessível. Estamos trabalhando para oferecer um atendimento mais eficiente e adaptado às necessidades dos cidadãos”, relatou Marcos Santana.

Além da celeridade e praticidade no atendimento, outro diferencial do Facilita é a Sala do Empreendedor, que oferece auxílio na educação e documentação de pequenos empreendedores da cidade, e ainda realiza capacitações e orientações para que esses profissionais façam uma melhor gerência dos seus negócios.
Cayo Souza, atendente do Facilita, apontou que, para praticizar ainda mais o processo de atendimento, são feitos agendamentos às segundas e quintas-feiras, a partir das 12h, pelo site da SSP. Também existem atendimentos prioritários, como os feitos para autistas, gestantes e idosos diretamente no local, no mesmo dia, sem necessidade de agendamento. Basta trazer o comprovante de residência e o CPF para ser atendido.
“Temos o compromisso de acolher o cidadão e solucionar suas demandas com eficiência e qualidade, sempre buscando facilitar o acesso aos serviços essenciais”, reforçou o profissional.

Público
A enfermeira Nathalia Nascimento estava feliz com a agilidade em que conseguiu um agendamento para fazer o novo Cartão Nacional de Identidade de sua filha:
“Acredito que esse formato vai facilitar muito em situações do dia a dia, como consultas em postos de saúde ou acessos a serviços que exigem identificação. Além disso, foi aqui que conseguimos agendar o atendimento, já que em Aracaju está muito difícil encontrar vagas disponíveis. Meu marido conseguiu agendar online, e agora estamos renovando o documento aqui. Achei ótimo que esse serviço esteja sendo oferecido de forma tão acessível e prática”.

Já João Nilton Santos, técnico de refrigeração e elétrica, reuniu a família e se deslocou do município de Nossa Senhora do Socorro para fazer o RG de seu filho, ficando satisfeito com com a oportunidade de resolver essa necessidade de forma eficiente.
“Esse serviço é essencial e facilita muito. Consegui marcar o atendimento pela internet e havia vaga disponível aqui na cidade, o que foi ótimo. Sou morador de Nossa Senhora do Socorro, mas não encontrei vaga lá, então vim pra cá. O espaço é organizado, e o atendimento está sendo rápido, o que torna tudo mais prático”, destacou.

Conheça todos os serviços ofertados no Facilita São Cristóvão
SEMINFRA - Secretaria Municipal de Infraestrutura
Limpeza de canal, esgoto, boca de lobo
Desobstrução de calçada
Defesa Civil
SEMSURB - Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
Reclamação do carro do lixo
Solicitação de capinagem de ruas, avenidas e meio-fio
Retirada de entulho, cascalho, ponto de lixo
Limpeza de canal
Poda ou corte total de árvore (ambos mediante autorização prévia da SEMMA)
Instituto de Identificação
Identidade 1ª e 2ª via
Folha (ou atestado) de bons antecedentes (“folha corrida”)
Ministério do Trabalho
Carteira de Trabalho Digital
Entrada do seguro-desemprego
Encaminhamento a vagas de emprego
SEMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Autorização de poda de árvore (parcial ou total)
Autorização para uso de som em eventos
Denúncias
SMS - Secretaria Municipal de Saúde
Vigilância Sanitária
Denúncias (terrenos baldios, alimentos/medicamentos vencidos à venda)
Licenças
Emissão de taxas
Fiscalização: farmácias, restaurantes, supermercados, salões de beleza, escolas, bares, entre outros
Endemias e Zoonoses (Dengue)
Receita Federal
CPF: inscrição, emissão, consulta ou alteração cadastral, emissão de comprovantes, regularização
Certidões da União: PJ e PF
Emissão de documentos de arrecadação
Pesquisa fiscal ou cadastral
Cópias de documentos ou declaração
Juntada de documentos PAV RFB
CAFIR: inscrição, alteração, cancelamento ou reativação
CNO: inscrição
Consulta de pendências fiscais e cadastrais
Consulta de pendências na malha fiscal pessoa física, restituição e situação da DIRPF
Cópia de processo
Cópia de declaração e comprovante de rendimento
Emissão de documentos de arrecadação (DARF e GPS)
Procuração RFB
Protocolo de documentos
Protocolo de documentos CNPJ: inscrição, alteração e baixa
Protocolo de documentos: retificação de documentos de arrecadação (REDARF/RETGPS)
Tributos
IPTU: isenção, remissão, parcelamento, certidão
ISS, TLF, CIM e taxas em geral
Junta Militar
Alistamento CMU
CMU
Sala do Empreendedor
Formalização gratuita e simplificada do MEI
Orientações sobre obrigações do MEI
Baixa do MEI
Impressão de CCMEI (Certificado da Condição de MEI)
Atualização de dados do MEI
Inscrição estadual
Impressão de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)
Impressão de DAS (boleto mensal)
Parcelamento de débitos do MEI
Orientação sobre a impressão de DAS MEI
Aumento de nível do selo de confiabilidade (Gov.br)
Impressão de relatório de receita bruta para o MEI
Declaração anual do MEI (DASN-SIMEI)
Emissão de nota fiscal do MEI (municipal e estadual)
Impressão de CND (Certidões Negativas)
Orientações e fomento sobre acesso ao crédito
Orientações sobre compras municipais e o cadastro de fornecedor
Palestras, oficinas, cursos e consultorias para ME, EPP e MEI
Consulta prévia de registro de marca (INPI)
Orientação e cadastro no credenciamento municipal de MEI
Outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Governo