Equipes da Prefeitura se reúnem com representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para discutir planejamento de segurança para o Fasc

Nesta terça-feira (12), foi realizada uma reunião entre equipes da Prefeitura de São Cristóvão e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) para discutir e organizar o plano e as estratégias de segurança que serão adotadas durante os dias do Festival de Artes de São Cristóvão, que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro.
Estiveram presentes representantes das secretarias envolvidas na 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão: Saúde, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Assistência Social, Superintendência de Trânsito e Transporte, e a principal responsável pela realização do festival, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur).

Segundo a diretora de Arte e Cultura da Fumctur, Elma Santos, essa é uma reunião importante que acontece previamente todos os anos, na qual todos os setores da Prefeitura envolvidos no festival se reúnem com representantes dos órgãos de segurança pública do estado para discutir um plano de execução efetivo. “Este ano, além do efetivo da PM/SE, teremos o efetivo do Corpo de Bombeiros, que se somará na preservação da segurança de todos os visitantes do nosso evento”, complementa Elma.

De acordo com o capitão da Polícia Militar, Jorge Wilson, o planejamento deste ano seguirá os mesmos moldes de 2023. Ele informa que o evento contará com um efetivo entre 90 e 120 agentes de segurança, incluindo apoio especializado como a GETAM, RP, Batalhão de Choque e BPTRAN, para garantir a segurança de todos que vierem aproveitar o festival em São Cristóvão.
“Teremos duas equipes no espaço da Bica dos Pintos para garantir a segurança durante o período da manhã. À noite, teremos a Base Comunitária da Polícia Militar em pontos fixos, realizando policiamento através de patrulhas nos locais específicos dos palcos com shows de bandas”, acrescenta o capitão da PM/SE.

O tenente-coronel Oliveira, do Corpo de Bombeiros, enfatiza a importância da presença fixa da equipe no evento. “É um evento público e aberto, portanto, pode haver riscos locais. Nossa equipe estará bem posicionada para atender qualquer ocorrência no local festivo, bem como em toda a cidade.” O representante destacou ainda que São Cristóvão é uma cidade histórica, com riscos ao patrimônio, especialmente em redes elétricas, como sobrecargas, o que torna ainda mais importante a presença fixa dos agentes no local.
“O Corpo de Bombeiros estará presente para somar à segurança de todos os sancristovenses e visitantes do Festival de Artes de São Cristóvão”, complementou o tenente-coronel.

Desde o retorno do festival em 2017, as edições do FASC têm sido pacíficas, sem registros de violência ou casos graves. “Nosso público é tranquilo. As pessoas vêm à cidade para absorver cultura de maneira gratuita e democrática, com fácil acesso e uma boa programação. Nosso esforço é garantir que essa sensação de segurança, vista e sentida todos os anos, permaneça este ano”, reforça a diretora de Arte e Cultura do município.
Durante a reunião, também foi discutido o planejamento da segurança viária. O superintendente da SMTT/SC, Nilton Santos, explicou as estratégias planejadas para este ano. “Estamos trabalhando com a mobilidade urbana, definindo vias específicas para a circulação de veículos de emergência. Haverá bloqueios fixos e entradas de moradores até determinados horários, conforme a programação do evento”.
Além das estratégias de rotas de bloqueio e circulação, a SMTT também dará apoio com segurança privada. Segundo Nilton, cerca de 120 agentes de segurança privada estarão presentes em vários espaços do festival. “Nosso efetivo da SMTT/SC contará com 40 agentes, que trabalharão exclusivamente com a mobilidade, fiscalização e orientação de trânsito”, confirma o superintendente.

Em relação ao transporte, está sendo solicitado às viações de ônibus para que tenha transporte extras nos dias do festival e com horários após às 00h. “Serão transportes, basicamente, exclusivos para o FASC, planejamos a chegada na Praça da Bíblia, uma nova localidade para os foliões que poderão sair dos principais terminais da Grande Aracaju”, acrescenta Nilton. Houve a solicitação, também, para ampliação da frota de Coopertalse, com o objetivo de trazer pessoas do interior de estado que queiram participar do Fasc.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
