Dia D de Multivacinação: São Cristóvão promove mutirão de imunização com ações voltadas para crianças e adolescentes

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização, a Prefeitura de São Cristóvão promoveu no último sábado (18) o Dia D de Multivacinação, iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em adesão à campanha nacional do Ministério da Saúde. As atividades ocorreram das 8h às 15h em dois pontos estratégicos: o Ginásio Gevaldo Costa Pereira, no Bairro Lourival Batista, e a Quadra da Escola Municipal Martinho de Oliveira Bravo, no Rosa Elze. A ação teve como foco principal atualizar os cartões de vacinação de crianças e adolescentes, garantindo o acesso a todos os imunizantes previstos no calendário nacional.

Segundo Séphora Santos, coordenadora de Imunização em São Cristóvão, as ações estratégicas aos sábados são pensadas a fim de captar o maior número de usuários que ainda possuem a caderneta de vacina desatualizada. “Além dessas atividades, seguimos com diversas estratégias de vacinação criadas nos microplanejamentos realizados pelas equipes de saúde. A partir desse microplanejamento estamos indo em escolas, grupos de jovens e demais locais em que possamos captar as crianças e adolescentes que faltam completar as vacinas necessárias para a faixa etária”, afirmou.

O evento também teve um clima de celebração, aproveitando o mês das crianças. A programação contou com brincadeiras e atividades lúdicas conduzidas pela equipe de Incentivo à Atividade Física (IAF), atraindo famílias e tornando o momento mais leve, incluindo mesinhas de pinturas e brincadeiras com o Zé Gotinha. A proposta foi oferecer um ambiente acolhedor, no qual pais e responsáveis pudessem aproveitar o fim de semana para regularizar as vacinas dos filhos, fora do horário escolar e de trabalho.

A vacinadora Mônica Rodrigues, experiente na aplicação de imunizantes na região da Unidade de Saúde da Família Masoud Jalali, destacou a importância de familiares levarem suas crianças para tomar todas as vacinas, sem exceção, pontuando que muitos pais ainda têm resistência a imunizar seus filhos contra algumas doenças, como o caso da Covid-19. “Eu acho muito importante que toda a comunidade mantenha as vacinas em dia, porque isso protege não só a própria pessoa, mas também o próximo, os vizinhos, os familiares. É uma forma de cuidar de todos”, reforçou.

Um dos destaques da campanha foi a intensificação da vacinação contra o HPV, com base na nova ampliação do público-alvo definida pelo Ministério da Saúde. Agora, além de meninas e meninos de 9 a 14 anos, que passam a receber apenas uma dose, adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados também podem se vacinar. A medida busca facilitar o acesso e fortalecer a prevenção contra o vírus, associado ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, incluindo o de colo do útero.
A mobilização integra um conjunto de estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para aumentar a adesão às vacinas e alcançar todas as comunidades do município. Durante o mês de outubro, as equipes têm realizado ações de vacinação domiciliar aos sábados, com base em um planejamento territorial detalhado. Segundo a SMS, essa abordagem tem garantido resultados positivos e ampliado o vínculo entre os profissionais de saúde e a população. Só na primeira vacinação itinerante, realizada no dia 11, foram administradas 225 doses de diferentes imunizantes.

População Imunizada
Entre os participantes das ações do Dia D, Gardênia e Maria Julia Resende, mãe e filha, marcaram presença no ginásio Gevaldo Costa Pereira para assegurar que toda a família estivesse protegida. “Isso é importante tanto para nossos filhos quanto para gente. Então, para aqueles que ainda não tomaram vacina, venham e não deixem de se prevenir”, convidou Gardênia.

Para a estudante Clara Lopes, que sequer titubeou ao receber as doses que precisava, a vacina é um certificado de coragem: “As pessoas precisam tomar para se prevenir das doenças. É importante também que os amigos, a família e toda a comunidade esteja protegida, porque tem doenças muito sérias que podem ser espalhadas”.

A contadora Fernanda Matos também não deixa de atualizar sua caderneta de vacinação, levando toda a família para ser imunizada. “O calendário visa erradicar doenças e a população começou a desacreditar. É importante ter campanhas como essa para mostrar que, de fato, a vacina é prevenção. É melhor prevenir do que remediar e assim é possível contemplar e abraçar toda a comunidade”, concluiu.

Próxima ação
A próxima ação de imunização porta a porta acontecerá no dia 25 de outubro, das 8h às 16h, nos bairros e povoados Tijuquinha, Luiz Alves, Madre Paulina, Eduardo Gomes, Marcelo Déda, Rosa Elze e Rosa Maria. Já a campanha nacional e municipal de multivacinação segue até 31 de outubro, com atendimento em todos os postos de saúde do município.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Dia D de Multivacinação: São Cristóvão promove mutirão de imunização com ações voltadas para crianças e adolescentes

São Cristóvão acrescenta à Rede de Saúde o Ambulatório Municipal de Cannabis Medicinal voltado ao tratamento de autismo e epilepsia
