Prefeitura de São Cristóvão realiza reunião multisetorial para alinhar estratégias de organização do Fasc 2025

Promover o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), marcado para os dias 20 e 23 de novembro deste ano, é um trabalho coletivo e multisetorial, que exige a integração de diversas áreas da gestão municipal para a qualidade e melhor fluência do projeto. Visando alinhar essa integração, a Fundação Municipal de Patrimônio e Cultura João Bebe Água (Fumpac) se reuniu, na última quarta-feira (15), com representantes da Saúde, Defesa Social, Meio Ambiente, Assistência Social, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, além da Polícia Militar e a empresa prestadora de serviços de produção do evento, com o intuito de apresentar planejamentos e revisar planos de ação coletiva para a promoção segura e eficaz do festival.
Os tópicos discutidos incluíram o tráfego de carros de apoio, a distribuição dos guardas nos pontos estratégicos, as vias de acesso, os locais de apoio para os serviços, a disposição das barracas de artesanato e dos ambulantes, além das ações de abordagem social e de combate à poluição sonora. “O Festival de Artes de São Cristóvão é uma iniciativa grandiosa, e por isso é essencial a colaboração entre as diferentes pastas, garantindo um festival seguro, bem estruturado e acolhedor para todos que vêm prestigiar o Fasc”, afirma Elma Santos, diretora de Arte e Cultura da Fumpac.

Novidades
Entre as novidades nos serviços da Prefeitura, destaque para a estreia da Guarda Civil Municipal, que atuará em conjunto com a Superintendência Executiva de Transporte e Trânsito (Setran) na segurança urbana e viária do evento. Também estará presente o container SOS Mulher, iniciativa em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado, vinculada a um aplicativo que permite o acionamento imediato em casos de descumprimento de medidas protetivas da Lei Maria da Penha.

A estrutura do evento contará ainda com mudanças no Palco Frei Santa Cecília, localizado no Largo do Carmo, que terá uma visão de 180º para ampliar a visibilidade do público. Nos dois primeiros dias de evento, a saúde também garantirá um micro-ônibus da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que ofertará testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos dias 20 e 21 de novembro. Já a Secretaria de Meio Ambiente, além da fiscalização sonora e das ações previstas no Fasc Sustentável, terá oito pontos de coleta seletiva de lixo espalhados pela cidade, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a limpeza da cidade durante os dias de festa.
Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o coordenador de Promoção à Igualdade Racial, Edilberto Filho, ressaltou que as equipes da pasta atuarão no festival com foco na proteção social, identificando possíveis violações de direitos e realizando os devidos encaminhamentos em todo o perímetro da festividade, inclusive na Bica dos Pintos. Além disso, serão promovidas diversas atividades voltadas aos grupos acompanhados pela Diretoria de Direitos Humanos, abrangendo temas como igualdade racial, direitos LGBTQIAPN+ e políticas para as mulheres.
“No palco Mariano Antônio, haverá ações em parceria com a Coordenadoria de Políticas para o público LGBTQIAPN+, e o Terreiro Alarokê sediará um circuito de vivência voltado à promoção da igualdade racial. Já na Casa da Juventude, as ações terão um caráter lúdico e interativo, incentivando o convívio e a expressão social dos jovens que veem o FASC como um espaço de identificação e de afirmação de causas. Trata-se, portanto, de uma ampla programação que une proteção social, articulação institucional com o Governo do Estado e fortalecimento dos direitos humanos em suas diversas dimensões, assegurando a esses temas um lugar de destaque dentro do festival”, explicou.

Já no campo da saúde, a secretaria vai garantir uma estrutura completa de atendimento e prevenção. Serão instalados dois postos de saúde estrategicamente posicionados para atender o público, além da atuação das equipes de vigilância sanitária, responsáveis por fiscalizar a comercialização de alimentos e assegurar a segurança sanitária de todos os participantes, turistas e visitantes do festival.

Segundo Vanessa Meneses, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, a presença da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Fasc é fundamental para garantir um festival seguro, com ações que vão além da resposta imediata, promovendo a prevenção, o cuidado contínuo e a integração entre as diversas secretarias envolvidas na realização do evento.
“Uma das novidades deste ano é a ampliação das ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com o apoio do carro de testagem da Secretaria de Estado da Saúde. No local, serão realizados testes rápidos, aconselhamento, distribuição de materiais de prevenção e encaminhamento de pessoas com resultado positivo para o acompanhamento adequado na rede municipal. Também serão promovidos cursos de boas práticas de manipulação de alimentos, reforçando o cuidado com a saúde pública e evitando riscos de contaminação alimentar durante o evento”, detalhou.

Sobre o Fasc
Criado na década de 1970, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) se firmou ao longo dos anos como uma das principais referências do calendário cultural do Nordeste, reunindo artistas locais e nacionais em múltiplas linguagens artísticas. Após uma pausa em 2005, o evento foi retomado em 2017, resgatando sua essência e reafirmando o papel de São Cristóvão como um importante centro de produção e difusão cultural. Com programação espalhada por polos no Centro Histórico e em diferentes bairros da cidade, o festival oferece ao público uma experiência diversificada, que abrange música, teatro, dança, literatura, cinema, artes visuais e outras expressões, fortalecendo a identidade cultural da quarta cidade mais antiga do país.
A 40ª edição do Fasc é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e realizada pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Patrimônio e Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa), em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). O evento conta ainda com o patrocínio da CELI e o apoio da SE – Sistema Engenharia.
Confira a programação completa clicando aqui.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão realiza reunião multisetorial para alinhar estratégias de organização do Fasc 2025

Dia das Crianças é celebrado com festa e integração pela Secretaria de Assistência Social de São Cristóvão
