06/10/2025

Prefeitura de São Cristóvão encerra inscrições para Residencial Piranji I e II

Após duas semanas de mutirão e cadastramento on-line, a Prefeitura de São Cristóvão encerrou as inscrições para o Programa de Habitação Social destinado à aquisição de imóveis dos Residenciais Piranji I e II. Ao longo desse período, foram realizadas mais de 5 mil inscrições presenciais, facilitadas por atendimentos promovidos no Centro Histórico e no Grande Rosa Elze, e on-line, feitas diretamente no site Casa Feliz. 

Inscrições no Rosa Elze

Segundo Verônica Nunes, assistente social de habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a próxima etapa do programa será a avaliação socioeconômica de todas as inscrições realizadas durante as últimas semanas. Após essa etapa, a lista com os resultados será enviada à Caixa Econômica Federal, onde será feita uma análise do Cadastro Nacional de Mutuários (CadMut) para verificar se a família já possui algum imóvel ou terreno, ou se já foi contemplada em algum programa habitacional anteriormente, critério de desclassificação.

“Na análise da Caixa, também são verificadas as famílias beneficiárias do Bolsa Família e do BPC, o Benefício de Prestação Continuada, que recebem isenção do governo federal. É importante ressaltar que não haverá sorteio. A seleção será feita por meio das avaliações socioeconômicas e da análise da Caixa, garantindo a verificação do perfil das famílias para o Programa Residencial Piranji 1 e 2”, reforçou Verônica.

Verônica Nunes, assistente social de habitação da Semas

Além de não ter sido beneficiada por outro programa habitacional, os critérios exigidos incluem ter renda familiar mensal até R$2.850,00, não obter imóvel próprio em nome dos candidatos e residir ou trabalhar no município de São Cristóvão. Também é obrigatória a apresentação do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), utilizado para identificar e selecionar famílias em situação de vulnerabilidade social. Para a seleção, o programa ainda dá prioridade a mulheres chefes de família, idosos, pessoas com deficiência e moradores de áreas de risco.

De acordo com Lucianne Rocha, secretária de Assistência Social, o Residencial Piranji I e II, parte do programa Casa Feliz, é promovido pela Prefeitura para atender à demanda dos empreendimentos vinculados aos programas de habitação social do Governo Federal. “É uma importante oportunidade de moradia para famílias de baixa renda, que têm dificuldades de financiar uma casa própria e precisam garantir seu direito à moradia. Realizamos esses mutirões de inscrições presenciais para facilitar o acesso a essas famílias, especialmente para pessoas que não têm habilidade com a internet ou não conseguiram se inscrever de forma eletrônica, para que ninguém deixasse de participar”, ressaltou.

Lucianne Rocha, secretária de Assistência Social

As obras dos residenciais estão em andamento às margens da Rodovia Zezinho da Everest, no bairro Irineu Neri, e contemplam a construção de 288 novas unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda de São Cristóvão. O projeto, que soma mais de R$ 40 milhões em investimentos, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão, a Construtora JFilhos e a Camel Empreendimentos, com financiamento da Caixa Econômica Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV - FAR), do Governo Federal.

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade