17/10/2025

São Cristóvão acrescenta à Rede de Saúde o Ambulatório Municipal de Cannabis Medicinal voltado ao tratamento de autismo e epilepsia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu mais um significativo passo na ampliação do cuidado especializado com a adição do Ambulatório Municipal de Cannabis Medicinal, que funciona nos dois Centros de Especialidades do município. A iniciativa surgiu da necessidade de qualificar o atendimento e oferecer novas opções terapêuticas para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Epilepsia que apresentam comportamentos agressivos e não respondem ao tratamento convencional. 

Este avanço foi iniciado em junho deste ano, quando o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, sancionou a Lei nº 753/2025 que estabelece a Política Municipal de Cannabis Medicinal, para uso humano, veterinário e científico. De acordo com Luana de Santana, coordenadora da Atenção Especializada em Saúde do município, o projeto surgiu a partir das dificuldades enfrentadas por pacientes para conseguir acesso a médicos especialistas capacitados para prescrever e realizar o encaminhamento do tratamento com cannabis medicinal. 

Segundo a coordenadora, a iniciativa segue as recomendações e protocolos estaduais de dispensação que permitem ao município articular e regular os encaminhamentos dos pacientes para o Núcleo de Acolhimento a Terapias Especiais (NATE), vinculado ao Governo do Estado. “Importante destacar que o município não fará a dispensação direta do canabidiol. A função da equipe municipal é realizar os atendimentos e encaminhamentos dentro do fluxo estadual, ficando a cargo do Estado o fornecimento e a dispensação do medicamento”, ressalta. 

O serviço funciona nos dois Centros de Especialidades, no Raimundo Aragão (Centro Histórico) e Lurdes Vieira (Eduardo Gomes). O atendimento é realizado por encaminhamento médico, ou seja, o paciente deve procurar a sua UBS de referência para avaliação. Após essa avaliação, caso o paciente se enquadre nos critérios estabelecidos, ele é direcionado para o serviço especializado. “Nosso serviço é realizado em articulação com o Núcleo de Acolhimento a Terapias Especiais (NATE), do Governo do Estado, órgão responsável pelo fornecimento e dispensação do canabidiol”, acrescenta Luana. 

Luana de Santana, coordenadora da Atenção Especializada em Saúde do município - Foto/Heitor Xavier 

O ambulatório está sob a coordenação do Dr. Marvim Gomes Machado, médico especialista em Cannabis Medicinal. Segundo ele, a aceitação do tratamento tem sido muito positiva em São Cristóvão. “Esse serviço representa um avanço importante para o município, pois garante o direito de escolha e de acesso à saúde com base em evidências científicas. A cannabis é uma medicação segura, com poucos efeitos adversos e resultados promissores em diversas condições, incluindo o autismo e a epilepsia. São Cristóvão, junto com o Estado, está na vanguarda desse movimento nacional de inclusão da cannabis medicinal no SUS, respondendo a uma demanda real da população e oferecendo um cuidado mais humano e integral aos pacientes”, complementa Dr. Marvim Gomes. 

Dr. Marvim Gomes Machado, médico especialista em Cannabis Medicinal

Ana Cristina, mãe do Cleiton, parabenizou e agradeceu a iniciativa da gestão. No tratamento do seu filho, Ana Cristina compartilha que já faz o uso do medicamento, mas estava comprando. Agora, além de passar por um especialista, pode ter acesso ao tratamento de forma totalmente gratuita. “Gostei muito do tratamento. Está dando um ótimo resultado para o meu filho. Ele está reagindo bem, com outros comportamentos, mais calmo, mais atento e sociável. Antes era muito agitado, quase não parava, não olhava nos olhos, tinha dificuldade para interagir com outras crianças. Com esse medicamento tudo melhorou”. 

Ana Cristina, mãe do Cleiton

O atendimento é realizado diariamente no município. O especialista atende no Centro de Especialidades Raimundo Aragão (Sede) às segundas, terças e quintas-feiras; já no Centro de Especialidades Lurdes Vieira (Rosa Maria), os atendimentos ocorrem às quartas e sextas-feiras.

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade