12/12/2025

Prefeitura de São Cristóvão promove ações de valorização a Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Dando continuidade à política de valorização dos trabalhadores do município, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta semana o pagamento do auxílio-uniforme para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) que atuam na cidade. A iniciativa beneficiou 167 profissionais e representou um investimento de mais de R$ 300 mil da gestão municipal.

Este é o primeiro ano em que o município concede o auxílio-uniforme aos profissionais. O prefeito Júlio Nascimento destacou que esta é uma ação que reforça o compromisso da gestão com quem está diariamente em contato direto com a população. “Nós sabemos da importância do trabalho dos agentes, que chegam na casa das pessoas, orientam, previnem e cuidam da saúde da nossa comunidade. Garantir melhores condições de trabalho é reconhecer esse papel fundamental. Estamos avançando na valorização desses profissionais e, a cada passo, reafirmamos que São Cristóvão tem uma gestão que respeita e investe na sua força de trabalho”, afirmou.

Conforme a Lei nº 766/2025, de 10 de outubro de 2025, o auxílio-uniforme deve ser concedido anualmente, em pecúnia, em folha de pagamento, conforme orientação e programação da Secretaria Municipal de Saúde. No primeiro ano, o benefício é concedido em dobro, para que o servidor adquira dois conjuntos de uniformes, totalizando R$ 1.956,00 por profissional.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Fernanda Santana, o uniforme é um instrumento de trabalho importante tanto para o trabalhador, que se identifica, quanto para as famílias que recebem esse profissional em sua casa, garantindo segurança e reconhecimento. “Antes fazíamos a oferta do fardamento, mas por demanda dos trabalhadores e pela celeridade do processo, optamos pela concessão do valor para que eles façam a aquisição da farda regularmente. É segurança para o trabalhador e para a população, e a gente espera que, com isso, consiga instrumentalizar da melhor forma esses profissionais”.

Secretária de Saúde, Fernanda Santana, e o prefeito Júlio Nascimento

O modelo do fardamento foi submetido à avaliação da comissão que representa os trabalhadores, e existe um manual a ser seguido para garantir padronização.

Mais valorização

Além do pagamento do auxílio-uniforme, a Prefeitura iniciou nesta sexta-feira (12) a entrega dos kits de trabalho para os Agentes Comunitários de Endemias. Os kits são compostos por bolsa, bandeira, bacia plástica, espelho de bolso, lápis de cera, lanterna, lápis, lixa, pesca-larvas, colher de inox e kit de cubagem. Ao todo, 38 profissionais serão contemplados.

Para a agente de endemias da USF Maria José Soares Figueroa, Aline da Conceição, o auxílio-uniforme e os kits vão fortalecer o trabalho em campo. “É um marco importante para a população e para nós, agentes de endemias, que agora teremos um trabalho mais qualificado”.

Agente de endemias da USF Maria José Soares Figueroa, Aline da Conceição

Lázaro Menezes Santos, também agente de endemias da mesma unidade, reforçou: “com os fardamentos, a população sabe que é um agente que está entrando em sua residência. Esse novo material será de grande valia. O kit também vai nos ajudar bastante porque vem com itens essenciais para o nosso trabalho”.

Lázaro Menezes Santos, agente de endemias

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade