30/04/2025

Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista comemora aniversário de 39 anos com oficinas, rodas de conversa e música ao vivo

Na última terça-feira (29), a  Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista celebrou seu 39º aniversário, homenageando toda sua história, conhecimento e cultura com uma tarde repleta de atividades culturais. Localizada na Praça São Francisco, no Centro Histórico de São Cristóvão, a biblioteca recebeu uma roda de conversa com autores sergipanos, um quiz temático com alunos da rede municipal de ensino, além das oficinas de escrita e apresentação musical do grupo As Bruxas do Cangaço.

A comemoração foi iniciada pela roda de conversa com os autores sergipanos Thiago Fragata, Maria Rita, Vera Lúcia e Vânia Azevedo, que dialogaram sobre a trajetória de lançamento de um livro, incluindo as etapas de escrita, produção e destino final da produção, quando o resultado chega nas mãos dos leitores. “Em algum momento da minha vida, eu também cheguei a dizer que não gostava de ler. E eu não só me tornei um leitor voraz, como também me tornei escritor. Então, compartilhar essa trajetória, mostrar como foi possível essa virada, é um incentivo”, relatou Thiago Fragata.

Thiago Fragata, escritor

Logo após, o quiz com perguntas sobre história e literatura movimentou a turma de estudantes de Ensino Fundamental da EMEF Gina Franco. Para Jonathan Alisson, que cursa o 9º ano, participar da atividade foi um momento especial que o fez aprender muitas coisas novas. “Eu aprendi que ler é importante e que a biblioteca é um lugar ideal para os alunos poderem aprender a ler e a conhecer mais sobre sobre o local onde moram”, contou o jovem.

Jonathan Alisson, estudante da EMEF Gina Franco

Animada com a competição de conhecimentos, a estudante Maísa Correia também reforçou a importância da leitura e do espaço da biblioteca para sua formação e de seus colegas: “Eu já estive nesta biblioteca algumas vezes e convido a todos os moradores e visitantes da cidade a virem também, porque esse é um lugar que guarda muita história e só faz a gente aprender mais”.

Maísa Correia, estudante da EMEF Gina Franco

De acordo com a coordenadora da biblioteca, Rafaela Pereira, o espaço tem uma boa visibilidade por estar na Praça São Francisco, tanto pela sua importância histórica quanto pela memória que carrega para o povo de São Cristóvão. “A biblioteca está localizada em um ambiente de intensa relevância histórica e cultural e precisa, de alguma forma, contribuir com essa perspectiva. Quando falamos de cultura, estamos nos referindo também à construção de pensamentos lógicos. E é isso que a biblioteca tem a oferecer ao povo de São Cristóvão: cultura letrada”, defendeu.

Rafaela Pereira, coordenadora da  Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista

Concluindo os festejos em homenagem ao aniversário da biblioteca, as Bruxas do Cangaço, grupo que reúne produção musical e escrita poética, iniciou sua participação ministrando uma oficina de escrita criativa, concluindo a comemoração com uma apresentação musical cheia de lirismo e resistência. Composta por Emilly Neri e Daniele Silva, a dupla buscou estimular os adolescentes presentes a reconhecerem e valorizarem suas próprias expressões artísticas, como a escrita, a pintura e a fotografia, promovendo o fortalecimento da autoestima e a percepção de si mesmos como artistas, a partir de uma escuta sensível e do incentivo à divulgação de suas produções.

Emilly Neri e Daniele Silva, as Bruxas do Cangaço

“A proposta do nosso trabalho hoje é estimular essa criatividade e, em seguida, ensinar como transformar as palavras escritas em música”, explicou Emilly. “A ideia é que eles entendam como usar a arte como forma de expressão e resistência. Queremos que eles percebam que têm um papel fundamental na arte e na educação, e que o conhecimento não é hierarquizado. Todos podemos conhecer, ensinar e desenvolver nossas próprias habilidades artísticas. Basicamente, o que vamos fazer aqui hoje é juntar arte e educação”, completou Daniele.

História e memória

A Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista, localizada em São Cristóvão, recebeu esse nome em homenagem ao senador homônimo, que contribuiu com uma grande doação de livros para sua criação. O espaço é um importante ponto de preservação cultural da cidade e carrega uma história que remonta à fundação da primeira biblioteca do estado, em 1848, a antiga Biblioteca Provincial de Sergipe. Com a transferência da capital para Aracaju em 1855, a biblioteca também foi levada, deixando São Cristóvão sem um espaço de leitura por muitos anos.

A cidade só voltou a contar com uma biblioteca em 1959, com a fundação da Biblioteca Municipal Desembargador Rodrigues Nou, que deixou de funcionar algum tempo depois. Foi apenas em 1987 que um novo espaço foi inaugurado, a atual Biblioteca Lourival Baptista, que segue funcionando até hoje.

Com um acervo de mais de 9 mil obras, entre livros infantis, infantojuvenis, literatura geral, quadrinhos e materiais sobre Sergipe, a biblioteca atende às demandas da população local e visitantes. Recentemente, foram implantadas melhorias com a informatização do sistema de cadastro, o que agilizou o atendimento aos usuários. Com isso, os moradores de São Cristóvão podem realizar empréstimos mediante cadastro, mas a leitura no local continua aberta ao público em geral. 

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade