09/10/2024

Biblioteca Pública Prof. Luiz Alberto recebe companhia de teatro Aurora para apresentar espetáculo “Tétrico” a estudantes da rede municipal de ensino

A Biblioteca Municipal Prof. Luiz Alberto tem sido um espaço de constante fomento cultural para os moradores do bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, recebendo diversas apresentações artísticas e oficinas para estimular a comunidade. Na noite desta terça-feira (24 de setembro), foi a vez da companhia de teatro Aurora aproveitar o local como palco para seu espetáculo “Tétrico”, que surpreendeu e emocionou o público formado por estudantes da EMEF Martinho de Oliveira Bravo e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Aurora é uma companhia de teatro independente, formada majoritariamente por estudantes do curso de Teatro da UFS, e faz um intercâmbio cultural entre Sergipe e Pará, onde foi premiada pelo espetáculo “Tétrico”, no 34º Festival Estadual de Teatro do Pará. A peça é do gênero terror e conta a história de Júlia (interpretada por Érica Martins), uma mulher solitária que esconde um segredo, e, em uma noite chuvosa, é obrigada a confrontá-lo. 

Segundo Isaac Serrão, diretor da Cia Aurora, é a primeira vez que o grupo apresenta este espetáculo em São Cristóvão, iniciando a temporada em Sergipe na Biblioteca Municipal. “Esta é uma parceria que já realizamos com a prefeitura de São Cristóvão, buscando movimentar os espaços e envolver a comunidade com o teatro. Nosso objetivo é aproximar as pessoas dessa arte, muitas vezes vista apenas como restrita ao teatro tradicional, quando na verdade o teatro pode e deve ser acessível a todos, inclusive nas ruas”, destacou.

Isaac Serrão, diretor da Cia Aurora

Para a coordenadora da Biblioteca Municipal Prof. Luiz Alberto, Edvalda Santana, dialogar com as artes e a universidade é de grande importância, tanto para os estudantes quanto, principalmente, para a comunidade da região. “O espaço da nossa biblioteca está aberto não só para os universitários, mas também para as escolas da região, como a Escola Municipal Martinho Bravo. Funcionamos das 8h às 17h30, sempre prontos para receber e apoiar estudantes e a comunidade em geral”, reforçou a coordenadora.

Edvalda Santana, coordenadora da Biblioteca Municipal Prof. Luiz Alberto

Além de seu funcionamento tradicional, a biblioteca está pronta para acolher ações de fomento cultural voltadas à população da região. Com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, é feita a ponte entre artistas e espaço público, com o intuito de chamar a atenção popular para o local e de ampliar o acesso à arte, literatura e cultura para os sancristovenses.

Enquanto estudante de licenciatura em Teatro, Jose Santos, que estava na primeira fila para apreciar a peça, acredita que é fundamental fomentar a cultura local. “Esse é um trabalho maravilhoso que valoriza o talento das pessoas da região. Também é bom ver esses espaços se abrindo para a gente, que é estudante e está envolvido com a cultura. Isso nos alegra e nos motiva a seguir em frente”, ressaltou a atriz.

Jose Santos, estudante de licenciatura em Teatro

Entre a turma da EMEF Martinho de Oliveira Bravo, Alailson Nunes se mostrou animado com o resultado da apresentação e enfatizou que ter acesso ao teatro é muito positivo para seu aprendizado e enriquecimento cultural. “Minha expectativa era a melhor possível. Essa é a primeira peça que eu assisto aqui, mas já frequento o espaço da biblioteca. A experiência foi muito boa”, afirmou o estudante.

Alailson Nunes, estudante

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Carla Mesquita
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade