BaianaSystem é mais uma atração confirmada no Fasc 2024

Esperada e pedida por muitos, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) trará, mais uma vez, o show da banda BaianaSystem. O grupo, que esteve na Cidade Mãe em 2018, é um projeto musical formado em 2009 com a finalidade de trazer novas possibilidades de sons para a guitarra baiana, um instrumento criado em Salvador/BA nos anos de 1940. A ideia a princípio era a utilização de bases novas e conhecidas onde a guitarra dialogasse com a voz.
A banda foi uma idealização do guitarrista Roberto Barreto e teve o primeiro disco lançado em 2010. BaianaSystem conta com a colaboração de diversos músicos, produtores e artistas. Entre eles o DJ e produtor João Meirellese, o guitarrista Junix, o maestro Ubiratan Marques e o percussionista Ícaro Sá.
Na sua carreira, o grupo tem cinco álbuns lançados, turnês internacionais pela Europa, EUA, Japão, China, além de importantes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza, João Rock, New Orleans Jazz Festival, etc. Conhecido por apresentações que traz força imagética e simbólica no ao vivo, recebeu prêmios significativos de melhor show do Brasil na categoria “Grupo do ano”. Além disso, suas músicas já estavam presentes em trilhas de filmes, aberturas de novelas, além de comerciais da Apple, Google, Riot e sua ligação com trilhas de videogames e séries.
Em 2019, o álbum “O Futuro não demora” foi vencedor do 20º Grammy Latino, e o clipe de “Saci” remix foi indicado ao Grammy 2020, juntamente com a faixa “Libertação” ao lado de Elza Soares. Além de Elza, o BaianaSystem também teve trabalhos com Gilberto Gil, B Negão, Pitty, Margareth Menezes, Tropikillazz, Vanessa da Mata, Pavilhão 9, Antônio Carlos e Jocafi, Luiz Caldas e muitos outros.
O grupo musical está pronto para fazer história no Fasc 2024 no Palco João Bebe Água, que será centralizado na Praça São Francisco.
Sobre o Fasc
Com 39 edições e 52 anos de história, o Festival de Artes de São Cristóvão foi retomado em 2017 e conta com uma programação diversificada, que inclui música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais e gastronomia, atraindo artistas locais e de outros estados.
Os principais palcos do evento são: João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e Mariano Antônio, no Largo da Matriz. Outras atividades ocorrem no Samba na Bica, na Galeria de Artes Vesta Viana, no Cine Trianon e no Salão de Literatura Manoel Ferreira.
Entre as atrações deste ano, além do cantor Iggo Centaura, destacam-se Marina Lima, Arnaldo Antunes, Timbalada e Afrocidade, além de nomes sergipanos como Serigy All-Stars, Samba do Arnesto, Nêga Doce e Danilo Duarte & os Beneditos.
O festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Empresas como Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola e CAIXA patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.
Foto: Arquivo BaianaSystem
Recentes
Notícias recentes de Cultura