08/10/2024

Arquivo Público de São Cristóvão recebe visita da equipe do Arquivo da cidade de Caldas de Cipó-BA

O Arquivo Público Municipal de São Cristóvão recebeu no dia 17 de setembro a visita da equipe do Arquivo de Caldas de Cipó-BA, que veio a Sergipe conhecer iniciativas de sucesso para a  reestruturação do Arquivo da cidade baiana. 

Isabel Leite, responsável pelo Arquivo Municipal de Caldas de Cipó definiu a visita como inspiradora por ter encontrado um local que zela pela história e a preservação de memórias essenciais para manter a identidade de uma cidade, com um impacto que vai muito além do presente, afetando gerações futuras. Leite também destacou a importância da troca de experiências entre os arquivos:

“Ao aprender com quem já passou por esse caminho, vamos garantir que o arquivo em Caldas do Cipó se desenvolva de forma bem estruturada, com uma base sólida para crescer e ser reconhecido”, destacou. 

Isabel Leite, responsável pelo Arquivo Municipal de Caldas de Cipó

Kauã José, funcionário do Arquivo de Caldas de Cipó, ressaltou que a reconstrução do órgão é de extrema importância para a cidade, pois ele é o guardião da memória histórica e dos documentos fundamentais para a vida dos cidadãos e que, por isso, vieram buscar em Sergipe referências para construir um modelo de sucesso: “quando um arquivo não está bem organizado ou estruturado, as pessoas que dependem desses documentos, enfrentam grandes dificuldades. Isso afeta diretamente a qualidade de vida e a resolução de questões burocráticas que são essenciais para muitas famílias”. 

Kauã José, funcionário do Arquivo de Caldas de Cipó

Para Adailton Andrade, diretor do Arquivo Municipal de São Cristóvão, é gratificante que o órgão seja uma referência importante: “fico feliz em saber que o investimento foi alto e trouxe resultados tão positivos, o que reforça a importância desse trabalho e a qualidade do que foi desenvolvido”. 

Andrade ainda pontua que o sucesso do Arquivo é fruto de um trabalho dedicado e bem planejado da gestão municipal, que além de ser exemplo para outros órgãos do Brasil, cumpre com o papel mais importante: de beneficiar a comunidade sancristovense.  

Adailton Andrade, diretor do Arquivo Municipal de São CristóvãoFotos: Heitor Xavier 
Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade