VivaCidade: o valor emocional da Igreja Santa Izabel e Santa Casa de Misericórdia

A terceira reportagem da série “VivaCidade” traz a história de mais uma igreja da Cidade Mãe de Sergipe: Igreja Santa Izabel e Santa Casa de Misericórdia. Construção barroca da primeira metade do século XVII e concluída no início do século XVIII, o conjunto que compreende a Santa Casa de Misericórdia e a Igreja Santa Izabel é um dos prédios históricos de São Cristóvão, Cidade Mãe de Sergipe, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Localizado na Praça São Francisco, o espaço abriga relíquias e memórias dos que passaram pela cidade ao longo dos anos.
A Santa Casa, onde hoje funciona a Prefeitura, foi construída à época para ser um hospital, mas, a partir do século XX foi asilo e posteriormente orfanato. De 1922 a 2017 o espaço ficou sob a administração das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
O espaço funcionou como asilo até 1911 e, a partir daí, passou a ser um orfanato. Ícone do folclore sancristovense e uma das grandes referências da história da cidade, Jorge dos Santos, conhecido popularmente por ‘Seu Jorge do Estandarte’, conta como era a dinâmica da antiga Santa Casa naquela época.
“O orfanato abrigava as crianças das mães que trabalhavam nas antigas fábricas e que não tinham condições de criá-las, por isso, eram entregues às irmãs da imaculada conceição. Eu era coroinha, frequentava as missas e via o carinho que as irmãs tinham com as crianças e as crianças para com elas. Essa casa para os sancristovenses tem um grande valor, além de ser uma casa religiosa, teve muito que oferecer”, destacou Seu Jorge.

A Igreja
Comparada às outras igrejas de São Cristóvão, a Santa Izabel pode ser considerada simples à primeira vista, porém, assim como a Santa Casa, ela traz consigo importante valor para a cidade. Segundo Seu Jorge, a igreja funcionava aos domingos com o intuito de entreter as crianças do orfanato, mas, era aberta para a população da cidade.
No que diz respeito à estrutura, a Igreja possui características barrocas que podem ser visualizadas nos talhados em pedra calcária. Além disso, um altar-mor neoclássico contém painel de José Teófilo de Jesus da escola baiana, em óleo sobre tela, que retrata a visita da Virgem Maria à prima Santa Isabel.

Também possui púlpito barroco em talha esculpida pintada com taça em cantaria; lavabo em pedra calcária, e arcaz modesto em cedro com alizar tremido. Nas laterais do altar, imagens de Nossa Senhora da Conceição e de São José se destacam.
Confira o vídeo com os detalhes do espaço
Conheça as outras reportagens da série “VivaCidade”
Igreja do Rosário dos Homens Pretos
Igreja Nossa Senhora da Vitória
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
