03/05/2025

Projeto Cidade Seresta volta à Praça São Francisco em comemoração ao Dia do Trabalhador

Nessa sexta-feira (02) a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), realizou a segunda edição do Projeto Cidade Seresta em homenagem a todos os trabalhadores da Cidade Mãe de Sergipe. A programação contou com o artista de alcance nacional Altemar Dutra Jr., a sergipana Liene, a Rainha, e a cantora sancristovense Camilla Cristyne.

Com apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), este projeto musical foi retomado em janeiro deste ano com o objetivo de resgatar memórias afetivas e o clima seresteiro que era tradição na Cidade Mãe de Sergipe. Segundo a presidenta da Fumctur, Paola Santana, a ideia continua sendo valorizar esse estilo musical tão especial para a cidade, além de ser mais um evento com impacto social, turístico e econômico.

“Temos buscado cantores que realmente representem esse perfil musical, os seresteiros de verdade, os que têm história com esse gênero. Ao mesmo tempo, entendemos que existe uma cobrança por um perfil mais jovem. Então, o que estamos fazendo é uma mescla: manter os seresteiros originais, aqueles que marcaram época, mas também incluir artistas mais jovens, com uma pegada moderna, para garantir essa mistura e atrair um público diversificado para a cidade”, esclarece Paola.

Paola Santana, presidenta da Fumctur, e Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão/ Foto - Dani Santos

O prefeito da cidade, Júlio Nascimento, celebrou mais uma edição do projeto e a dedicou especialmente aos trabalhadores locais, grandes responsáveis por movimentar a cidade de várias maneiras. “Nossos trabalhadores merecem uma festividade à maneira antiga, mas que também presenteia aqueles que são mais jovens. É um momento de lazer, de diversão e de ganhos, afinal, são eventos que afetam positivamente os comerciantes que decidem comercializar durante a festa. Foi uma edição pensada com muito carinho e respeito por todos, e espero que aproveitem e se divirtam.”

Artistas

Na programação estavam presentes nomes locais que subiram ao palco do Cidade Seresta pela primeira vez. A cantora Camilla Cristyne, prata da casa, agradeceu a oportunidade de participar desse projeto, especialmente no momento em que lançou seu mais novo álbum no estilo seresteiro.

“É um prazer imenso tocar na minha terra, me sinto muito honrada e feliz. Nesta noite vou apresentar meu novo trabalho, no estilo seresteiro, gravado aqui na cidade e que muita gente abraçou. Fizemos muitas variações, temos Pablo, um cantor muito querido e que a galera curte bastante. Espero que todos aproveitem ao máximo, é uma festa feita para todos”, ressaltou a cantora sancristovense.

Camilla Cristyne

No palco seresteiro também subiu uma das principais artistas do arrocha sergipano, a cantora Liene, a Rainha. Antes da sua apresentação, a cantora agradeceu o convite e se declarou para o povo de São Cristóvão. “Estou muito feliz em participar dessa festa maravilhosa. Amo o pessoal de São Cristóvão, a energia aqui é surreal, sempre me recebem com muito carinho. É uma honra estar nesse retorno do evento, podem esperar um repertório super diferenciado, com arrocha moderno, aquele estilo TikTok, um momento brega, romântico, tudo de bom pra essa galera que merece demais!”, compartilhou a cantora. 

Liene, a Rainha

Nesta noite de homenagem, apresentou-se também o cantor Altemar Dutra Jr., artista de alcance nacional que fala de amor através da música. Herdeiro de uma nobre linhagem de cantores, a exemplo de seu pai, Altemar Dutra, emocionou o público com o poder da sua voz e a delicada interpretação no palco. 

“Estive aqui em São Cristóvão há mais de vinte anos em uma noite muito especial, e voltando agora nesse momento de resgate da nossa música, me sinto muito feliz e honrado por participar. Trago músicas clássicas da nossa música brasileiras, de muito sucesso, com algumas novidades para fazer link com o público mais jovem também”, ressaltou o cantor minutos antes de subir ao palco. 

Altemar Dutra Júnior

Público

O público se mostrou contente com mais uma edição do Cidade Seresta, um projeto que traz muitas lembranças de anos atrás e memórias afetivas. Luciana Corrêa, técnica de análise clínicas, ressaltou que a retomada do projeto deu mais luz à cidade. “Participei da primeira Seresta e foi um sucesso, e acredito que esta também será. Achei muito importante a retomada do projeto, deu mais um atrativo para a cidade, um motivo a mais para atrair turistas, e está dando muito certo. Além disso, é mais uma oportunidade de vendas para os comerciantes locais. É um momento de alegria e diversão em que todos saem ganhando.”

Luciana Corrêa, técnica de análise clínicas

Millena Moreira Fontes, arquiteta e urbanista, além de estudante de doutorado na Universidade Federal de Sergipe em Desenvolvimento e Meio Ambiente, compartilhou que é a primeira vez que participa de eventos na Praça São Francisco, local que vem pesquisando para o seu doutorado.

“A cidade de São Cristóvão atualizou o Plano Diretor pensando nas diretrizes da ONU sobre sustentabilidade e ODS. Então, é interessante participar de eventos como este, porque dá para perceber o posicionamento cultural que a cidade está tentando reconquistar. Eu estudo as transformações urbanas que ocorreram aqui na Praça São Francisco após o tombamento como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2010, sua história e arquitetura. As últimas gestões engajadas têm colocado a cidade de volta no mapa turístico e cultural de Sergipe. Parabenizo toda a organização, está uma festa linda, muito organizada, colorida. Fico feliz de ver a cidade se desenvolvendo tanto assim”, compartilhou.

Millena Moreira Fontes, arquiteta e urbanista

Comércio 

Desde a retomada da Cidade Seresta, o evento passou a ser aguardado com entusiasmo pelos comerciantes locais. A iniciativa da Prefeitura tem gerado impactos positivos na economia da cidade, movimentando o Centro Histórico e ampliando as oportunidades de venda para quem vive do comércio. 

Elizabete Fontes, comerciante, estava presente na primeira edição e torce para que esta tenha bons resultados quanto a primeira. “Participei da primeira edição da Seresta como comerciante e foi uma experiência muito positiva, foi ótimo. A expectativa para hoje é ainda melhor! Eventos como esse, promovidos pela Prefeitura, são muito importantes, representam mais oportunidades de ganho para nós, comerciantes, e também para a cidade. Está tudo muito bem planejado e organizado. Parabéns a todos os envolvidos.”

Elizabete Fontes, comerciante

Julie Rayane, comerciante, estava acompanhando sua mãe nas vendas e parabeniza a iniciativa da Prefeitura. “Evento como este é muito importante, porque ele traz mais visibilidade para São Cristóvão e ajuda muitos comerciantes da cidade. Gera renda para as mães de família e movimenta a economia local. Gostaria muito que eventos como esse acontecessem mais vezes. Além de nos beneficiar, é um evento que dá pra vir com a família, é um entretenimento diferente e bom de se vivenciar”, destaca. 

À esquerda, Julie Rayane, comerciante

Segurança e Saúde 

No fator segurança, a Polícia Militar estava presente e atenta às eventuais ocorrências, com viaturas em pontos estratégicos. Os agentes de segurança também contaram com tropas especializadas, Choque, BPTRAN e a Base Móvel da PM. Além desses agentes, houve reforço de segurança privada. 

O Posto de Saúde do evento, localizado no Laboratório Municipal de Saúde Carlos Alberto Santos Feitosa, contou com uma equipe médica preparada para atender qualquer eventualidade. O local foi totalmente equipado para atender casos de urgência e emergência, e, em situações mais graves, o Samu estava disponível para realizar deslocamentos ágeis até o hospital.

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Clara Dias
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade