05/02/2026

Prefeitura de São Cristóvão se reúne com Comissão Realizadora e garante apoio à Romaria de Senhor dos Passos

Uma das tradições mais centenárias da quarta cidade mais antiga do Brasil, a Romaria de Senhor dos Passos já mobiliza os preparativos em São Cristóvão. Com a proximidade do evento, a Prefeitura iniciou o alinhamento das ações para garantir a realização segura e organizada desse importante momento de fé e devoção e, nesta quinta-feira (05), realizou uma reunião com o Frei Pedro Rangel, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, membros da Comissão Organizadora da Romaria e representantes das secretarias municipais, com foco na definição do apoio logístico e estrutural ao evento.

Anualmente, a Romaria reúne aproximadamente 70 mil fiéis que, ao longo de três dias, levam suas preces e clamores a Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Neste ano, a programação acontecerá nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março. Desde 2015, a Romaria de Senhor dos Passos é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, consolidando-se como uma das maiores expressões religiosas e da identidade de São Cristóvão, profundamente enraizada na história da cidade e, principalmente, na história do seu povo. O fortalecimento proporcionado pelas ações religiosas reafirma tradições seculares que atravessam gerações e mantém viva a devoção ao Senhor dos Passos.

Ciente da magnitude do evento, a Prefeitura de São Cristóvão se mobiliza para garantir a infraestrutura necessária, com suporte logístico, serviços de saúde de prontidão e organização do trânsito, assegurando que romeiros e visitantes possam vivenciar a Romaria com segurança e acolhimento.

De acordo com o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, o poder público municipal é parceiro da Paróquia e, ano após ano, não mede esforços para atender às demandas apresentadas. Reconhecendo a importância do evento não apenas no aspecto religioso, mas também para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e turístico do município, o prefeito garantiu que a gestão municipal se empenhará para atender às necessidades da Romaria.

Júlio Nascimento, Prefeito de São Cristóvão | Foto - Heitor Xavier

“O apoio da nossa gestão é um compromisso permanente. A cada edição, buscamos ampliar nossos esforços, investindo mais recursos e dedicação para que o evento evolua sempre. Nosso objetivo é superar as expectativas e realizar uma Romaria ainda mais organizada, segura e acolhedora do que a do ano passado, honrando a fé dos romeiros e o patrimônio de São Cristóvão”, destacou.

Para o frei Pedro Rangel, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, a Romaria representa um dos maiores símbolos da fé do povo sergipano e reforça a importância da parceria com o poder público. “Ela é muito importante para a nossa cidade e para todo o estado. Esse movimento bonito de se reunir em torno de uma fé e de uma imagem milagrosa fortalece a nossa esperança, a nossa caridade e nos torna casa de oração. O apoio da Prefeitura é essencial para que possamos realizar a festa e acolher dignamente os romeiros”, pontuou.

Frei Pedro Rangel, Pároco | Foto - Dani Santos

A relevância da Romaria de Senhor dos Passos, compreendida como um patrimônio que une fé e cultura, também foi destacada pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Genivaldo Santos. “A Prefeitura está mobilizando suas secretarias para definir de que forma cada uma atuará no evento, que é uma das maiores romarias do Nordeste. Queremos que cada romeiro, comerciante ou turista que chegue a São Cristóvão se sinta bem acolhido e tenha todo o suporte necessário”, afirmou.

Genivaldo Santos, secretário de serviços urbanos
Publicado por Inacio
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade