21/06/2024

Tradicional Festa do Mastro acontece em São Cristóvão na próxima segunda-feira (24)

O São João da Tradição de São Cristóvão não pode deixar de contar com a tradicional Festa do Mastro. Neste ano, o festejo será realizado no dia 24 de junho, iniciando a concentração às 7h30 no pórtico da entrada do Centro Histórico, em frente ao Fórum Desembargador Gilson Gois Soares, e seguindo com um arrastão recheado de atrações musicais, que culminará no levantamento do mastro às 16h e sua queima às 19h, na Estação Ferroviária, localizada no Centro Histórico.

A festa é organizada pelo grupo A Fogueterada, formado por moradores da Cidade Mãe com o intuito de preservar manifestações juninas no município, e recebe o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur).

Em 2021, a Festa do Mastro de São Cristóvão passou a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. Desde o século XIX, a famosa derrubada e queima do mastro acontece em todo mês de junho, sob chuva de fogos, como busca-pés e espadas.

Confira a programação completa:

7h30 - Concentração no pórtico de entrada do Centro Histórico (em frente ao Fórum)

9h - Pega do mastro e arrastão puxado por Dudu Moral com destino à Estação Ferroviária

12h - Shows de Andrezinho e Lucas Moura na Estação Ferroviária

16h - Levantamento do mastro