SMS investe na capacitação profissional para manejo de crises em saúde mental
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais uma capacitação promovida pelo Programa de Valorização da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (GTES). A capacitação, que aconteceu nesta quarta-feira (17), tratou sobre a política de saúde mental voltada ao manejo de crises, especialmente nos casos de comportamento suicida. A ação também fez alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e tem como objetivo preparar trabalhadores da saúde para atuar de forma humanizada e eficaz diante de situações delicadas.
De acordo com Laiz Layna, coordenadora municipal de Educação na Saúde, a ação busca discutir práticas de acolhimento e escuta, reforçando a importância de postura ética e condutas alinhadas aos princípios do SUS. “O ValorizaGTES é um programa do Governo Federal voltado para processos formativos com os trabalhadores da área da saúde em São Cristóvão. A cada encontro, trabalhamos as demandas mais urgentes do município, fortalecendo o fazer desses profissionais e qualificando o atendimento à população”, explica.
Segundo Maria Edna, coordenadora municipal da Atenção Psicossocial, o município já conta com uma rede de Atenção Psicossocial estruturada, contando com Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), nas duas macrozonas da cidade; além da Atenção Primária e dos Centros de Especialidades. “Mesmo sabendo dessa estrutura, reconhecemos que somente com profissionais capacitados, sensibilizados e comprometidos, poderemos fortalecer ainda mais nossa rede. Capacitar significa dar condições para que cada trabalhador reconheça sinais de crise, saiba agir com ética, respeito e segurança, garantindo a continuidade do cuidado, a prevenção de agravos e a promoção da dignidade da pessoa em sofrimento psíquico”.
Erick Oliveira, médico do CAPS Valter Correia, foi um dos convidados para a capacitação. “Considero que foi uma oportunidade muito interessante. A rede precisa se alinhar especialmente em relação às crises, principalmente nos casos de comportamento suicida, ainda mais neste mês de Setembro Amarelo. Acredito que conseguimos transmitir bem as informações para a equipe, recebemos um feedback positivo e importante e espero participar dos próximos eventos”.
Para somar a este momento de partilha de conhecimento, João Douglas, psicólogo do CAPS João Bebe Água, também deu sua contribuição no evento. "A ideia foi falar um pouco sobre acolhimento e escuta inicial. Procuramos abordar posturas e atitudes que sensibilizam no contato com o paciente: o que fazer e o que não fazer, sempre pautados em uma conduta humanizada, ética e alinhada aos princípios do SUS”.
“É essencial acolher e envolver o paciente para que ele se sinta valorizado em sua dor, sem ser negligenciado, e possa sair do atendimento sentindo-se não apenas ouvido, mas de fato acolhido e com encaminhamentos para sua demanda em saúde mental. Precisamos sensibilizar os profissionais para fortalecer essas práticas e posturas, garantindo um atendimento mais humanizado e resolutivo para o usuário”, acrescentou João Douglas.
A ação é realizada pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), por meio do Plano Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, potencializado pelo programa nacional. Instituído pela Portaria nº 2.168 do Ministério da Saúde, o Valoriza GTES estimula o trabalho colaborativo, o planejamento estratégico integrado e o acompanhamento constante das ações, com o objetivo de consolidar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Fotos: Jota Leal
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo