17/09/2025

SMS investe na capacitação profissional para manejo de crises em saúde mental

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais uma capacitação promovida pelo Programa de Valorização da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (GTES). A capacitação, que aconteceu nesta quarta-feira (17), tratou sobre a política de saúde mental voltada ao manejo de crises, especialmente nos casos de comportamento suicida. A ação também fez alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e tem como objetivo preparar trabalhadores da saúde para atuar de forma humanizada e eficaz diante de situações delicadas.

De acordo com Laiz Layna, coordenadora municipal de Educação na Saúde, a ação busca discutir práticas de acolhimento e escuta, reforçando a importância de postura ética e condutas alinhadas aos princípios do SUS. “O ValorizaGTES é um programa do Governo Federal voltado para processos formativos com os trabalhadores da área da saúde em São Cristóvão. A cada encontro, trabalhamos as demandas mais urgentes do município, fortalecendo o fazer desses profissionais e qualificando o atendimento à população”, explica. 

Laiz Layna, coordenadora municipal de Educação na Saúde

Segundo Maria Edna, coordenadora municipal da Atenção Psicossocial, o município já conta com uma rede de Atenção Psicossocial estruturada, contando com Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), nas duas macrozonas da cidade; além da Atenção Primária e dos Centros de Especialidades. “Mesmo sabendo dessa estrutura, reconhecemos que somente com profissionais capacitados, sensibilizados e comprometidos, poderemos fortalecer ainda mais nossa rede. Capacitar significa dar condições para que cada trabalhador reconheça sinais de crise, saiba agir com ética, respeito e segurança, garantindo a continuidade do cuidado, a prevenção de agravos e a promoção da dignidade da pessoa em sofrimento psíquico”. 

Maria Edna, coordenadora municipal da Atenção Psicossocial

Erick Oliveira, médico do CAPS Valter Correia, foi um dos convidados para a capacitação. “Considero que foi uma oportunidade muito interessante. A rede precisa se alinhar especialmente em relação às crises, principalmente nos casos de comportamento suicida, ainda mais neste mês de Setembro Amarelo. Acredito que conseguimos transmitir bem as informações para a equipe, recebemos um feedback positivo e importante e espero participar dos próximos eventos”. 

Erick Oliveira, médico do CAPS Valter Correia

Para somar a este momento de partilha de conhecimento, João Douglas, psicólogo do CAPS João Bebe Água, também deu sua contribuição no evento. "A ideia foi falar um pouco sobre acolhimento e escuta inicial. Procuramos abordar posturas e atitudes que sensibilizam no contato com o paciente: o que fazer e o que não fazer, sempre pautados em uma conduta humanizada, ética e alinhada aos princípios do SUS”.

“É essencial acolher e envolver o paciente para que ele se sinta valorizado em sua dor, sem ser negligenciado, e possa sair do atendimento sentindo-se não apenas ouvido, mas de fato acolhido e com encaminhamentos para sua demanda em saúde mental. Precisamos sensibilizar os profissionais para fortalecer essas práticas e posturas, garantindo um atendimento mais humanizado e resolutivo para o usuário”, acrescentou João Douglas. 

João Douglas, psicólogo do CAPS João Bebe Água

A ação é realizada pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), por meio do Plano Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, potencializado pelo programa nacional. Instituído pela Portaria nº 2.168 do Ministério da Saúde, o Valoriza GTES estimula o trabalho colaborativo, o planejamento estratégico integrado e o acompanhamento constante das ações, com o objetivo de consolidar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Fotos: Jota Leal 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Jota Leal
Personalize suas opções de acessibilidade