18/12/2025

Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta quinta-feira (18) mais um fórum de eleição para renovação das cadeiras no Conselho Municipal de Direitos e Proteção da Pessoa Idosa (CMDPI). A iniciativa tem como objetivo o preenchimento de 10 vagas destinadas à sociedade civil, sendo cinco titulares e cinco suplentes, e reforça o compromisso da administração municipal com a proteção e defesa dos direitos de grupos em situação de vulnerabilidade. 

As eleições do conselho são para renovação de representantes para o biênio 2025-2027. De acordo com Karolly Rutiany, coordenadora de Proteção Social Básica da Semas e então vice-presidente do conselho, seis instituições da sociedade civil se dispuseram a participar do processo eleitoral. “Estamos realizando uma importante ação, nos reunimos aqui para a recomposição do Conselho Municipal para os próximos dois anos. Para nós, que fazemos parte da administração municipal, é fundamental estreitar os laços com a sociedade civil para que, juntos, possamos fortalecer as políticas públicas no nosso município”. 

Karolly Rutiany, coordenadora de Proteção Social Básica da Semas

O conselho atua como um colegiado essencial para a proteção, cuidado e atenção à pessoa idosa em São Cristóvão. O Fórum de Eleição é um encontro, no qual tem a finalidade de não só acontecer o processo eleitoral, mas como mobilizar, motivar e incentivar a participação da sociedade, das pessoas idosas da cidade, garantindo a continuidade do trabalho de suma importância desenvolvido pelo conselho. 

Além da proteção e cuidado, o conselho também se faz presente nos espaços de entretenimento e lazer, acompanhando momento de evolução daquela pessoa idosa, sendo que o desenvolvimento lúdico na vida do idoso desempenha um papel importante para a promoção do bem-estar e qualidade de vida. 

Flora Brabec, representante da sociedade civil por meio do CRAS Gilson Prado, acredita que o idoso precisa de um olhar sensível e ter voz, para que suas demandas sejam reconhecidas e atendidas pela gestão municipal. “É preciso que o idoso seja escutado para que seus direitos sejam garantidos. Existe o Estatuto do Idoso, mas muita gente ainda não conhece ou não consegue usufruir dos direitos que ele assegura. Por isso, é preciso insistir, marcar presença e cobrar, para que os direitos da pessoa idosa sejam realmente respeitados. E por isso, estou participando dessa eleição”. 

Flora Brabec, representante da sociedade civil por meio do CRAS Gilson Prado

Resultado da eleição 

Instituições eleitas titulares: 

1° SCFV do CRAS Gilson Prado Barreto.

2°NUPATI ( Núcleo de Proteção e Atendimento à Pessoa Idosa), Universidade Federal de Sergipe (UFS).

3° Cozinha Solidária

4° Instituto Piabinhas

5° MNU (Movimento Negro Unificado)

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade