São Cristóvão inicia o Carnaval dos Carnavais com blocos da Saúde e da Assistência Social festejando pelas ruas do Centro Histórico
Nesta sexta-feira (12), São Cristóvão iniciou as festividades carnavalescas com bloquinhos de rua das Secretárias Municipais da Saúde (SMS) e da Assistência Social (Semas), levando servidores, usuários e foliões à ruas do centro histórico com muita animação, dança e alegria, sem deixar de lado a conscientização.
A tarde iniciou com o bloco da Assistência Social que reuniu crianças, jovens e idosos pelas ruas, além dos servidores. De acordo com a secretária Lucianne Rocha, o momento é de inclusão e diversão. “Como carnaval é um tempo de festividade, de alegria, de socializar, todo o pessoal que faz parte dos nossos serviços, que tem como objetivo o fortalecimento comunitário, de vínculos, sai na avenida para fortalecer o vínculo com a cidade, o vínculo comunitário”, ressalta Lucianne.
Kátia dos Santos, referenciada no CRAS Gilson Prado, do Eduardo Gomes, compartilha que participa do bloco carnavalesco pela segunda vez. “Eu não perco mais o Carnaval da assistência, é muito bom, muita alegria, divertimento, é isso tudo é saúde!”.
Para a usuária dos serviços do CREAS, Alexsandra Santos, os serviços da Assistência Social são excelentes, e as festividades representam liberdade, inclusão e entretenimento. “Sou assistida há dois anos, muito bem recebida e é a primeira vez que participo do carnaval junto aos meus colegas, e é muito bom, a interação e alegria de todos é contagiante”.
O bloco da Saúde também reuniu trabalhadores e usuários da saúde para aproveitar a banda de sopro e a folia do carnaval tradicional que São Cristóvão promove. Unindo a festividade, o bloco também levou pelas ruas conscientização, como a educação sexual e distribuição de camisinhas e lubrificantes.
Tássia Leal, referência técnica de atividade física da SMS, aborda que o objetivo da atividade é a socialização e interação entre usuários e servidores da saúde. “É muito importante que os nossos usuários se sintam pertencentes à Saúde, não só como pessoas que utilizam dos nossos serviços, mas como participantes que integram a secretaria e que fazem parte da nossa história. Queremos que eles sintam que estamos aqui por eles”, enfatizou.
Alice Mendes, usuária do CAPS, aprovou a iniciativa. “Vim ao bloquinho pela primeira vez e a experiência é muito melhor do que os comentários que recebi antes de vir. É organizado, é contagiante, muito alegre, e ver todo mundo juntos se divertindo, sem deixar ninguém na exclusão é revigorante. Virei mais vezes e todos estão de parabéns”, concluiu.
Fotos: Inacio Prado
Recentes
Notícias recentes de Assistência
São Cristóvão inicia o Carnaval dos Carnavais com blocos da Saúde e da Assistência Social festejando pelas ruas do Centro Histórico
Prefeitura de São Cristóvão lança cartilha de combate à gravidez na adolescência e reforça ações intersetoriais de prevenção