Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encerrou mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz, com a formação de 34 jovens no curso de Turismo. A iniciativa no município tem uma parceria histórica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituição responsável pela formação. A capacitação teve duração de um ano e quatro meses, com aulas teóricas e práticas profissionais, fortalecendo a inclusão social e a qualificação profissional.
O Programa Jovem Aprendiz Trabalhador é legitimado pela Lei nº 546/2022 como instrumento de fomento ao primeiro emprego para jovens sancristovenses. O principal objetivo do programa é promover a inclusão social e profissional de jovens entre 14 e 24 anos, por meio da oferta de cursos de aprendizagem profissional, que combinam formação teórica e prática.
De acordo com Layana Costa, coordenadora do Programa de Aprendizagem da Semas, o curso contou com empresas parceiras de Aracaju, como a GPS, Multserv e Gestor, que foram as responsáveis pela contratação dos jovens, que realizam a parte prática no município. “Além de gerar renda, essa iniciativa é fundamental no combate ao trabalho infantil. Muitos desses jovens chegaram ao programa oriundos dessa realidade, ainda que nem sempre identificada formalmente. O programa garante uma primeira experiência profissional digna, com jornada de quatro horas no contraturno escolar, exigência de matrícula e acompanhamento da frequência escolar”, destacou.
Ângelo Marcio, jovem aprendiz formado, foi um dos exemplos de situações como essa destacadas pela coordenadora. “Estava em uma situação muito difícil, e o programa me tirou de lá. Sou muito grato à equipe do Museu de Arte Sacra, que me acolheu e me tratou não apenas como uma aprendiz, mas como parte de uma família. Agradeço, ainda, a parceria entre a Prefeitura e o Senac, que tornou esse projeto possível e ajudou muitos jovens que passaram por situações semelhantes à minha”, enfatizou.
Edson Dias de Araújo, representante do Senac, ressaltou que todo conhecimento, habilidades e atitudes adquiridas durante a formação, são levados para o ambiente empresarial e aplicado no dia a dia do trabalho. A prática, também é uma forma de destacar as potencialidade e talentos dos jovens, transformando o curso em uma grande oportunidade de emprego.
“Sempre reforçamos às empresas parceiras que, além do cumprimento da cota legal de aprendizes, elas têm a oportunidade de formar esse jovem ao longo de um ano e quatro meses, moldando-o para atender às necessidades específicas da própria empresa. Muitos desses jovens chegam sem experiência, recebem essa oportunidade, são bem acolhidos e passam a se sentir parte da equipe. Por isso, quando surge a possibilidade, as empresas costumam efetivar esses aprendizes como funcionários”, explicou.
Marcos Santana, secretário municipal de Governo e Gestão, realizou um momento de fala e destacou sobre a importância da parceria entre a Prefeitura e as instituições que abrem oportunidades como essas para os jovens da cidade, criando mais emprego e qualificando-os para as exigências do mercado, especialmente voltados para a área do turismo, um setor com grandes potenciais na cidade.
“Lembro bem de quando iniciamos o primeiro mandato, em 2017, quando buscávamos atrair mais visitantes para a cidade e ouvíamos, do setor de turismo receptivo, que os turistas não vinham porque os museus e igrejas estavam fechados. Hoje, essa realidade é diferente graças a esse trabalho e à presença de vocês. Ainda queremos atrair cada vez mais turistas e ampliar esse movimento. Por isso, agradeço a todos que acreditaram e perseveraram até o fim desse processo”, finalizou Marcos.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão e Caixa realizam visita técnica para obra de macrodrenagem do Grande Rosa Elze
São Cristóvão lança o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher com ações transversais e foco na proteção social