Semma promove roda de conversa com o tema “Teia de Diálogos Verde: Entre elas e a Natureza"

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), promoveu na manhã desta quarta-feira (06) um diálogo sobre Mulher e Meio Ambiente. Na ocasião, o público-alvo principal foram jovens mulheres da EMEF São Cristóvão e EMEF Gina Franco que assistiram mulheres compartilharem suas experiências de vida.


Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Semma, Manuel Júnior, o encontro teve o objetivo de convidar mulheres fortes, de luta e que têm contato com a natureza desde a infância para discutir situações presenciadas, compartilhar saberes e dialogar experiência de vidas entre elas. “Acredito ser uma forma de valorização dessas mulheres e que para essas jovens essas mulheres sejam exemplos a serem seguidos e que consigam se identificar com suas forças, lutas, experiências e todo o conhecimento compartilhado”.

De acordo com Acácia Maria, conhecida como Mãe Acácia, o momento foi de compartilhar a importância sobre a natureza e o papel da mulher nela. “É um momento de compartilhar o conhecimento que a natureza é importante, sem a natureza a gente não vive. E a mulher, ela é quem traz o ser humano à vida, então ela precisa saber como cuidar das suas crianças, como educar, como mostrar o mundo para elas e fazer com que aprendam a respeitar, justamente, a mãe natureza”.

Da mesma forma complementa, Suely Scardini, brinquedista e educadora ambiental. “A relevância dessa temática e do formato dela enquanto roda, enquanto diálogos de outras mulheres, é no sentido de potencializar saberes. Saberes além dos saberes científicos, saberes de vida mesmo, dando o exemplo, porque é pela experiência, pelo exemplo que as coisas mudam, que as pessoas formam novas consciências. E isso ligada à natureza, pois não sobrevivemos sem ela. É entender isso, falar para meninas, mulheres mais jovens, é uma tentativa de um diálogo para que haja uma maior compreensão e uma compreensão mais profunda de que somos seres da natureza, não estamos desintegradas dela”.

Alunas
Para Yasmin Góis, aluna da EMEF São Cristóvão, foi importante conhecer histórias de outras mulheres. “Para mim é muito importante conhecer as histórias dessas mulheres, justamente para eu me conscientizar sobre essas histórias, sobre o contato direto delas com o meio ambiente e aprender a valorizar esses dois casos, as mulheres e o meio ambiente. Esse momento agrega muito, pois presenciar momentos de experiências de outras mulheres nos ensina a ser mulheres mais fortes e resistentes”.

Ketelyn Santos, estudante da EMEF Gina Franco, destaca que tratar sobre o tema meio ambiente também é sempre bem-vindo. “É uma oportunidade muito boa e espero que outras pessoas também tenham, pois é um momento de conhecimento, de você aprender com a experiências e histórias de outras mulheres que poderão te ajudar na sua formação com mulher. Além desse tema, ouvimos muito sobre o meio ambiente, sobre sua preservação e cuidado, que é muito interessante também”.

Fotos: Érica Xavier
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente

Prefeitura inicia nas escolas da rede pública o Programa Raízes do Futuro que aborda conscientização e valorização do Meio Ambiente
Prefeitura de São Cristóvão realiza evento em alusão ao Dia Mundial dos Animais de Rua
