Semed realiza formação com professores e coordenadores escolares sobre consciência fonêmica
A Prefeitura de São Cristóvão realizou no dia 20 de agosto mais uma formação para servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro contou com a mediação do professor Fábio Juvenal, coordenador do Instituto Alfa e Beto, que trabalhou junto aos professores da pré-escola II e coordenadores das unidades escolares a consciência fonêmica para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.
A consciência fonêmica, segundo o mediador é fundamental no processo de alfabetização: “Quando as crianças adquirem esse princípio, elas passam a conhecer os sons das letras, o que é essencial para que, posteriormente, no primeiro ano, elas tenham um ensino estruturado e organizado, facilitando o processo de alfabetização por meio do método fônico”, explicou Fábio Juvenal.
Antes de realizar a formação o mediador fez uma visita a escolas de São Cristóvão para avaliar as necessidades das turmas de pré-escola I e II e ressaltou a qualidade do trabalho desenvolvido na educação da Cidade Mãe: “Consegui ver os avanços das crianças, que já conhecem as letras e o princípio alfabético, conseguem decodificar e, assim, serão bem alfabetizadas”.
Para Laura Reis, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Oliveira Santos, no bairro Madre Paulina, as formações da Semed são fundamentais para promover uma troca de conhecimento com profissionais para agregar o trabalho desenvolvido nas escolas:
“Nós saímos daqui transbordando de conhecimento para aplicar na escola. Aprender sobre a consciência fonêmica com alguém totalmente preparado nos anima a voltar para a escola com mais conhecimento e bagagem, para inspirar nossos professores a aplicar esse conhecimento em sala de aula”, destacou.

Já Agatha Barros, coordenadora pedagógica da Emef Deputado Antônio Carlos, no povoado Cardoso ressalta que a partir das formações é possível acompanhar o trabalho desenvolvido pelos professores e garantir uma efetiva aplicação da metodologia: “As formações são sempre riquíssimas, o que nos dá uma base melhor para acompanhar os professores no dia a dia, entendendo toda a proposta. Assim, conseguimos desenvolver um trabalho muito melhor”.
.jpeg)
Entre os servidores presentes também estava Mirailde Teodoro, professora do Infantil II da EMEF Maria José Pinto Fontes, no bairro Lourival Baptista, que celebra as formações como um instrumento de desenvolvimento profissional para toda a equipe, através de um compartilhamento dos conhecimentos adquiridos.
“É muito importante, não ficar com o conhecimento só para nós, mas levar esse aprendizado para dentro da sala de aula e para a escola, transmitindo esse aprendizado".

Fotos: Dani Santos