21/10/2025

Aproximadamente 1200 alunos realizam a prova Saeb em São Cristóvão nesta semana

Nessa segunda-feira (20), a Secretaria Municipal da Educação (Semed) deu início às avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas tem o objetivo de medir o conhecimento de alunos dos 5º e 9º anos, nas áreas de português e matemática. Estas avaliações serão realizadas no município até a próxima sexta-feira (24). 

 

A prova Saeb acontece em todo o Brasil e é realizada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a finalidade de diagnosticar a qualidade da educação no país. O resultados dessas avaliações servirá de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

No município, estão sendo avaliados 320 alunos do 9º ano e 820 do 5º ano. De acordo com Deise Barroso, secretária municipal da Educação, as escolas planejaram e intensificaram o ensino para as provas. “Durante todo o ano, realizaram simulados, aulões, gincanas pedagógicas, formações e acompanhamento pedagógico, preparando os alunos da melhor forma”. 

Vale ressaltar que o município é 1º lugar no Ideb em anos iniciais com média de 6,4, com meta para alcançar nesta no média 7. “Esse trabalho reflete o compromisso e a união de todos por uma educação de qualidade em São Cristóvão, um esforço estratégico que transformou o município em uma Cidade Educadora”, complementa Deise Barroso. 

Deise Barroso, secretária municipal da Educação - Foto/Érica Xavier 

Preparação 

 

Arilucio Espinheiro Santos, gestor da Emef São Cristóvão, compartilha a preparação da unidade escolar e evidencia o compromisso de todos os profissionais de educação envolvidos. “Realizamos atividade avaliativas e simulados a cada 15 dias como uma estratégia de revisão para reforçar os conteúdos e treinar os alunos para responderem à prova da melhor forma possível. É um trabalho contínuo, planejado com muita dedicação pela equipe escolar”. 

 

Somente na Emef São Cristóvão 69 alunos participam da avaliação. “Acreditamos no potencial dos nossos alunos e esperamos que eles tenham um bom desempenho, para que nossa escola continue avançando nos resultados”, destaca Arilucio. 

Arilucio Espinheiro Santos, gestor da Emef São Cristóvão

Keila Regina estava há minutos da realização da prova e agradeceu por todo esforço dos professores em prol do desempenho de cada, afirmando estar preparada para a avaliação. “Fizemos muitas atividades, simulados com muita frequência, os professores reforçando os assuntos que nós alunos sentíamos mais dificuldade e nessa levada chegou o momento de colocar em prática tudo que aprendemos. Estou preparada, assisti muitas aulas, fiz minha parte em casa também, e agora é torcer pelo melhor resultado”, finaliza. 

Keila Regina, estudante 

Fotos: Dani Santos

Publicado por MD.Admin
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade