29/10/2025

Prefeitura de São Cristóvão entrega aos professores da rede municipal de ensino microfones portáteis

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), entregou aos professores da rede municipal de ensino microfones portáteis para uso em sala de aula, com o objetivo de evitar desgastes das cordas vocais e facilitar a escuta dos estudantes. Ao todo, foram adquiridas 450 unidades, com um investimento de R$745 mil reais. 

De acordo com a secretária municipal da Educação, Deise Barroso, o equipamento também poderá ser usado para atividades de leituras e práticas de fluência leitora. “É um investimento pensando no bem-estar dos professores e dos alunos, esse é um equipamento que vai reduzir o esforço vocal dos nossos professores, evitando fadiga e problemas nas cordas vocais. A voz vai chegar de forma mais clara e uniforme a todos os alunos, mesmo em turmas grandes ou ambientes barulhentos”. 

Deise Barroso, secretária municipal da Educação

Nadja Ivone, diretora da EMEF Gina Franco, comemora mais um equipamento sofisticado na rede de ensino que auxilia os professores nas suas aulas. “Estou muito feliz, porque sou testemunha do quanto cada um se dedica em sala de aula pelos nossos alunos, em todas as turmas e disciplinas. Esse equipamento é um reforço para a prática deles, um cuidado que estamos tendo, penso na saúde deles e no quanto isso será benéfico também aos nossos alunos”. 

Nadja Ivone, diretora da EMEF Gina Franco

Para a professora de matemática, Ana Marta Santos, o investimento é motivo de gratidão. “É uma tecnologia que chegou para beneficiar ainda mais o trabalho dos professores. Eu uso muito a voz em sala de aula, então vai ser uma forma de preservar a minha saúde vocal e melhorar a qualidade das minhas aulas”. 

Ana Marta Santos, professora de matemática

O professor de história José Pedro Soares parabenizou a iniciativa da gestão. “A voz é nosso principal instrumento, e, com nossas turmas sempre muito participativas e cheias de energia, por vezes precisamos elevar o tom para manter a atenção e a dinâmica da aula. Por isso, o uso do microfone é fundamental para o nosso trabalho, é um investimento que representa conforto, acessibilidade e eficiência para o nosso trabalho e a para as condições de aprendizado para os alunos”. 

José Pedro Soares, professor de história 

Fotos: Dani Santos

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade