Semed realiza 1° ciclo formativo de educação infantil, com professores da Rede Municipal
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira o 1° ciclo de educação infantil com professores da Rede Municipal de Ensino. a formação teve o objetivo de oferecer qualificação para os professores, para estimular a autonomia e pensamento crítico dos alunos, como explica a coordenadora de educação infantil da Semed, Naryanne Pinheiro:
“Esses ciclos formativos podem potencializar os conhecimentos que os professores possuem, tanto através da formação universitária, quanto pela experiência em sala de aula. São quatro ciclos anuais realizados a partir das observações feitas durante visitas às salas de aula”, pontuou.
A formação desta quarta-feira foi ministrada pela professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Suzana Nunes:
“Os professores hoje estão em um grau de conhecimento muito maior que antigamente, apesar do preconceito que existe. Quando nós da Universidade somos convidados, percebemos que não falta conhecimento dos professores, mas estímulo, autoestima e confiança. Esses momentos de formação continuada são importantes porque compartilhamos momentos com outros profissionais e construir um processo de desenvolvimento”, ressaltou Suzana.
Suzana Nunes, professora do Departamento de Educação da UFS
A professora também destaca a importância da parceria entre a universidade e a gestão municipal para construir avanços na educação:
“A Universidade muitas vezes é substituída das discussões sobre educação, mas a visão de ciência precisa ser integrada à sociedade, essa é a contribuição da universidade”.
A formação foi realizada em dois turnos, e contou com 38 professores, entre eles, Gleide Selma, que destacou os benefícios das formações para o desenvolvimento dos docentes:
“Esse primeiro ciclo foi maravilhoso para os professores, uma formação com temática bem desenvolvida, que vai servir para ampliar o nosso conhecimento”.
Gleide Selma, professora
Já a professora Edenilde Pereira chamou a atenção para o diferencial que uma gestão compromissada com a educação pode fazer no aprendizado dos alunos e qualificação dos professores:
“Essas formações são muito importantes pela troca de aprendizado. Durante essas oportunidades nós aprendemos muito e por isso é tão importante estar em uma rede de ensino que valoriza tanto a educação”, concluiu.
Os quatro ciclos formativos anuais ainda vão contar com uma formação que será realizada no mês de junho e outras duas que acontecerão no segundo semestre.
Edenilde Pereira, professora
Fotos: Dani Santos.
Recentes
Notícias recentes de Educação