Semed avalia Fluência em Leitura de estudantes do 2º ano do ensino fundamental
Os alunos matriculados no 2° ano do ensino fundamental das escolas de São Cristóvão estão passando de 04 a 13 de abril pela avaliação de fluência em leitura. O objetivo com isso é subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança para contribuir com as práticas pedagógicas focadas nas necessidades dos estudantes.
A avaliação é aplicada da seguinte maneira: o aluno realiza a leitura de um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto, frases e de um conjunto de palavras, enquanto ele faz a leitura, o avaliador marca o tempo da leitura e os erros cometidos. O desempenho é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como: não leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência e leitor de texto com fluência.
De acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Thais Mara, em torno de 785 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de 22 escolas de São Cristóvão serão avaliados. A aplicação é feita pelos próprios professores da Rede de Ensino, e segundo a coordenadora, “cada criança é conduzida no dia da aplicação para um ambiente aconchegante e sem barulho para que a gravação não tenha interferência externa. Os discentes irão realizar a leitura de palavras, pseudopalavras e texto que serão gravados separadamente”, explica.
A partir do diagnóstico, a Semed vai colocar em prática mecanismos que contribuam para o aprendizado dos estudantes, a partir de suas necessidades, incentivando com que leiam e entendam, assim como ocorreu após as avaliações realizadas em 2019 e 2021.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Educação
Prefeito de São Cristóvão recebe reconhecimento da Câmara dos Deputados pelos avanços na alfabetização infantil
Prefeitura de São Cristóvão garante abono salarial aos servidores da educação e consolida política de valorização profissional no município