Semed aplica simulado formativo para alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal

Com o objetivo de diagnosticar o rendimento dos alunos e obter um panorama geral de ensino em São Cristóvão, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta terça-feira a aplicação de simulados formativos com alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal. O período de avaliações vai até quinta-feira (14).
.jpeg)
Segundo a diretora pedagógica da Semed, Walléria Macário, os simulados são provas objetivas nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e com certa similaridade com as avaliações desenvolvidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “O foco deste simulado é para nós identificarmos quais são as dificuldades dos nossos alunos e traçar estratégias de trabalho para elevar o nível de aprendizagem”, explicou.
%20(1).jpeg)
Walléria Macário, diretora pedagógica da Semed
Uma das escolas onde o simulado foi aplicado nesta terça-feira (12), foi a EMEF Maria de Lourdes Gomes, no bairro Tijuquinha. De acordo com a coordenadora Any Caroline, os alunos dos 4º e 5º anos já possuem a prática de fazer simulados então eles já vão preparados para as provas. “O papel da escola é ver como as crianças sairão neste simulado e trabalhar para que eles superem essas dificuldades. Nós sempre gostamos de ficar com o gabarito para corrigir com os alunos e entender os erros que eles cometeram, e após isso, sentamos com os professores dessas turmas e tentamos reelaborar os planejamentos em cima dessas dificuldades”, acrescentou.
.jpeg)
Any Caroline, coordenadora da EMEF Maria de Lourdes Gomes
Para a aplicadora do simulado na EMEF e técnica da Semed, Elaine Pereira, a partir dessas provas a Secretaria saberá a realidade de cada escola e de cada aluno. “Essas avaliações servem para termos um acompanhamento do aluno, e com isso, teremos uma direção de como será o exercício da docência e das ações da Semed em cada região e em cada escola”, finalizou.

Elaine Pereira, técnica da Semed
Fotos: Dani Santos