Semas proporciona seminário no IFS Campus São Cristóvão em alusão ao Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da pasta de Coordenadoria de Políticas para Mulheres, proporcionou o seminário em alusão ao Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher, comemorado nesta segunda-feira (25). O evento faz parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", que visa conscientizar e mobilizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência que afetam as mulheres, seja ela física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. A campanha iniciou em 20 de novembro e seguirá até o dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.
De acordo com Thais Layann, coordenadora da pasta, a campanha se alinha a momentos significativos do calendário, buscando promover um espaço de reflexão, ações educativas e debates sobre a necessidade urgente de prevenção e erradicação dessa violência.
“A realização da campanha é uma reafirmação do compromisso do município com a política direcionada à mulher. Na oportunidade para destacar a importância da participação ativa de todos na luta contra a violência de gênero, com foco não apenas no apoio às vítimas, mas também na transformação de atitudes culturais e sociais que perpetuam esse ciclo de agressão. Ela também busca fortalecer as políticas públicas e garantir que as mulheres tenham acesso a serviços de apoio e a mecanismos legais eficazes de proteção”, destacou Thais.
O seminário foi realizado pelo Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a violência de gênero e promover a reflexão sobre os direitos das mulheres. “A violência contra a mulher é um problema global que afeta mulheres em todas as esferas da vida, e essa data nos oportuniza um momento para fortalecer as lutas e promover a conscientização sobre a importância de erradicar essa violência”, complementa Thais.
A palestrante e representante da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Vera Núbia, explicou que a data de 25 de novembro foi marcada pela morte das irmãs Mirabal, na República Dominicana, em 1960. A ONU estabeleceu essa data como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, em 1999. Esse fator histórico foi uma das pautas discutidas no seminário.
Além desta pauta, foram pautados assuntos como o enfrentamento à violência contra a mulher, como a central da sociedade; o papel do estado e da sociedade no combate à violência contra a mulher; e as possibilidade de fortalecimento da coletividade e da juventude.
“A discussão é imprescindível com a juventude, pois muitas formas de violência atingem essa população e nem sempre têm espaço para debate. A abertura da conversa no espaço escolar é fundamental para levar adiante possibilidades de enfrentamento, bem como ampliar as reflexões de forma coletiva”, enfatizou Vera.
A estudante Sofia Elpidia Alves, de 16 anos, achou a iniciativa muito oportuna e explanou seu pontos de vista: “foi muito bom ter trazido esse tema para cá, é uma forma de alerta para nós adolescentes, mulheres, para mostrar que exemplos e sinais de um relacionamento abusivo, de manipulação, chantagens e outros casos que possam vir a desencadear em uma agressão, quando não já a própria física. Alertar que, independentemente do tipo de relacionamento, é preciso ter um cuidado, é preciso procurar ajuda e se proteger”.
“Eu sou mulher, já presenciei tipos de violência dentro da minha família, comigo mesma, e entendo que existe um medo, existe uma vulnerabilidade muito grande, são situações difíceis e complexas, mas juntas somos mais fortes, por isso é tão importante tratar desse assunto, mostrar apoio e ajudar”, compartilhou Sofia.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo