18/11/2025

Semas conclui turma de jovens aprendizes com apresentação de guia turístico de São Cristóvão em parceria com o Senac

Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou o encerramento do curso teórico dos jovens aprendizes com o lançamento do projeto integrador “Encantos de São Cristóvão: Um guia para sentir, viver e descobrir”. Desenvolvido pelos próprios aprendizes, o projeto tem como objetivo mapear e divulgar os principais pontos turísticos da cidade, oferecendo aos visitantes uma rota planejada que facilite a descoberta dos atrativos locais.

A iniciativa nasce do desejo de aprimorar a experiência e a hospitalidade oferecidas aos turistas que chegam ao município. Por meio de uma cartilha acessível, os visitantes passam a contar com informações reunidas sobre patrimônio histórico, gastronomia e cultura sancristovense. Além de fortalecer o turismo sustentável e estimular o sentimento de pertencimento, o projeto destaca o protagonismo dos jovens aprendizes, que aplicam na prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação.

Segundo Igor Amaral, instrutor da turma no curso de Aprendizagem Profissional em Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Senac, o turista pode acessar as informações de qualquer lugar e realizar um passeio completo pela cidade por meio desse guia. “O papel do Senac é fundamental nesse processo de formação, porque integra teoria e prática na aprendizagem. Na sala de aula, trabalhamos os conceitos, e os alunos aplicam esse conhecimento diretamente nos espaços turísticos de São Cristóvão”, explicou.

Igor Amaral, instrutor do Senac

A turma de jovens aprendizes é contratada através da Semas e supervisionada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), que gere a pasta de turismo na cidade. Duas turmas de 20 alunos foram iniciadas em agosto, e, além de passar pelo processo de capacitação, puderam dar como retorno à cidade o olhar para o potencial turístico e o acolhimento aos visitantes.

Diego Souza, coordenador de turismo da Semdet

“O que prezamos é o nível de aprendizagem, o amadurecimento do jovem que sai preparado, mais seguro e com muito mais condições de ingressar no mercado de trabalho porque viveu essa experiência. Sabemos que esses jovens fazem muita diferença. Quando pensamos em abrir a turma de turismo, não foi à toa: sabíamos que precisávamos fortalecer o turismo da cidade. E nada melhor do que os jovens para nos ensinar”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Lucianne Rocha.

Lucianne Rocha, secretária municipal de Assistência Social

Layana Costa, coordenadora do programa de aprendizagem da Semas, informou ainda que a etapa teórica foi finalizada, mas ainda terá mais um mês de prática, período em que todos atuarão nos setores de Cultura e Turismo do município. “Embora o curso seja voltado ao turismo, os alunos também têm disciplinas complementares, como empreendedorismo, ampliando sua formação para o mercado de trabalho”, explicou.

Layana Costa, coordenadora do programa de aprendizagem da Semas

A coordenadora pedagógica do Senac, Renata Ferreira, surpreendeu-se com a qualidade e segurança dos estudantes durante a apresentação, ressaltando o quanto é gratificante ver os objetivos da formação serem cumpridos com tanto êxito. “É isso que a aprendizagem e todos os cursos do Senac buscam: formar alunos críticos, capazes de refletir e, sobretudo, de resolver”.

Renata Ferreira, coordenadora pedagógica do Senac

Após apresentar parte da cartilha ao público presente, o aluno Renato Góis, de 17 anos, celebrou o impacto do programa de aprendizagem, sentindo-se realizado como profissional. “Agora eu sei me posicionar, sei atuar no trabalho, seja no turismo ou em qualquer outra área, porque aprendi a me comportar como jovem profissional. E, na parte pessoal, também agregou muito, pois melhorou a forma como eu me comunico, como me relaciono com as pessoas, com minha família e em outros ambientes”.

Renato Góis, jovem aprendiz

Para a aluna Eshiley Souza, participar como Jovem Aprendiz foi uma experiência muito positiva. “Acho que isso vai contribuir bastante para a minha carreira, porque aqui acabei amadurecendo. Tudo o que aprendi vou levar para o futuro e para a minha vida”, afirmou, enquanto sua colega Sabrina Chagas completou: “Eu tenho certeza  que isso vai agregar muito no meu futuro, no mercado de trabalho e também na minha vida pessoal, nas relações e nos serviços e projetos que eu queira desenvolver ao longo da minha trajetória”.

Eshiley Souza, jovem aprendiz
Sabrina Chagas, jovem aprendiz

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Clara Dias
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade