Semap celebra o Dia Mundial da Água com os alunos da Emef Terezita de Paiva

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Emef Terezita de Paiva, escola modelo de sustentabilidade, recebeu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), para a realização de uma atividade de educação ambiental destinada aos alunos do 4º ao 6º ano. A ação ocorreu nesta manhã (22) e consistiu em apresentar o ciclo de tratamento da água realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo abastecimento de água do município, além de mostrar práticas de reaproveitamento, sob as orientações dos alunos de engenharia ambiental da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


Para o coordenador de educação ambiental da Semap, Paulo Sérgio Melo dos Santos, realizar eventos alusivos ao Dia da Água vai além de uma simples comemoração, pois o objetivo é que tais alunos multipliquem as informações recebidas e ponham em prática todo o conhecimento. “Para abordar o tema com as crianças, tivemos a preocupação de apresentar uma linguagem mais dinâmica, fazendo referência à teoria, com a palestra de um profissional que atua no SAAE e através da prática, com os alunos da UFS. O intuito é mostrar como a água é tratada e de que forma podemos colaborar para mantê-la utilizável para as futuras gerações”, pontuou.

De acordo com a diretora de meio ambiente, Ana Carla Santos Andrade, “todos precisamos compartilhar esse conhecimento com os jovens, de forma bem didática, com o intuito de que eles desenvolvam uma conscientização e repassem para os ambientes em que convivem. Além do trabalho de incutir a consciência ambiental nestes alunos, é o nosso papel mostrar como podem fazer o tratamento em suas próprias casas, assim como o reaproveitamento, fator que impacta diretamente na economia familiar” destacou a diretora.

Como parte da atividade, os alunos participaram de palestra realizada pelo técnico em química do SAAE, Cristian Anderson Fontes Prado, que abordou a importância do abastecimento e do acesso a todos. “O objetivo da palestra é mostrar a estes jovens o que é o SAAE, qual a função dele para a cidade e como impacta na vida de cada um. Mostrar o tratamento de água, as substâncias utilizadas e depois vamos conduzi-los à experiência. Recebemos a água tratada, mas como ocorre o processo? Vamos mostrar qual o nosso papel nesse sentido”, explicou.

Para a professora Manoela de Oliveira, os alunos já têm acesso a essa temática através das aulas de Ciência, porém é sabido o quanto é importante que conheçam o processo de tratamento e passem a valorizar o líquido de que tanto necessitamos. “Todas as nossas ações e parcerias têm essa finalidade, de mostrar a importância da água e da preservação dela. E a equipe da Semap só veio agregar com as experiências práticas que foram realizadas com os pequenos. Eles moram em uma região muito rica em água, inclusive água mineral, que é comercializada e mesmo em municípios assim, com essa riqueza, os moradores precisam da orientação dos profissionais, para cuidarem da maneira correta e sustentável”, enfatizou.



Fotos: Flávio Marques
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente

Prefeitura inicia nas escolas da rede pública o Programa Raízes do Futuro que aborda conscientização e valorização do Meio Ambiente
Prefeitura de São Cristóvão realiza evento em alusão ao Dia Mundial dos Animais de Rua
