10/10/2025

Semana do Empreendedorismo reforça qualificação e fortalecimento dos negócios locais em São Cristóvão

Empreendedores de diversos setores e localidades do município participaram, nos últimos dois dias, de uma série de palestras e oficinas voltadas para o fortalecimento dos seus negócios. As atividades, realizadas no Paço Municipal, integraram a programação da 3ª Semana do Empreendedorismo de São Cristóvão, idealizada pela Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet).

O evento contou com o apoio do Sebrae e do Programa Cidade Empreendedora, que ao longo da programação trouxeram temas essenciais para o desenvolvimento do empreendedorismo local. Na quinta-feira (09), os participantes acompanharam as palestras “Como transformar exigências legais em cultura forte, produtiva e engajamento real – Lei NR1” e “Inteligência emocional para empreendedores”. Já na sexta-feira (10), a oficina “Aprenda a fazer fotos e vídeos para o Instagram do seu negócio” ensinou técnicas práticas de produção de conteúdo para redes sociais.

De acordo com Josenito Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, o evento reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do microempreendedorismo. "Estamos realizando a terceira Semana do Empreendedorismo na Cidade Mãe com o objetivo de fortalecer cada vez mais o empreendedorismo, principalmente o microempreendedor, que é quem mais gera emprego no nosso município. Nossa programação foi pensada para abordar temas relevantes que contribuem para o crescimento dos nossos empreendedores", destacou.

Josenito Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

Entre os palestrantes, o Analista do Sebrae, especialista na NR1, Eliude Torres, ressaltou a importância da atualização da norma para micro e pequenas empresas."A atualização da NR1 é de grande importância, pois a partir de 2026 iniciarão fiscalizações e penalidades para empresas que não se adequarem ao mapeamento e tratativas dos riscos psicossociais, por isso, estamos trazendo essa palestra para que todos fiquem cientes e se adequem", explicou.

Analista do Sebrae, especialista na NR1, Eliude Torres

Já a psicóloga organizacional e analista do Sebrae, Márcia Prata, destacou a importância da inteligência emocional na gestão dos negócios. "Trabalhar o autoconhecimento e a inteligência emocional é essencial para liderar, gerir e se relacionar com pessoas, sejam colaboradores, fornecedores ou clientes. O comportamento é o que predomina nas empresas e compreender nossas emoções é fundamental para o sucesso empreendedor", afirmou.

Psicóloga organizacional e analista do Sebrae, Márcia Prata

A programação contou ainda com a participação da analista técnica do Sebrae, Mariana Araújo, que apresentou o Programa Sebrae Delas, uma iniciativa voltada para despertar e fortalecer o empreendedorismo feminino.

Analista técnica do Sebrae, Mariana Araújo, falou sobre o Sebrae Delas

Para quem já vivenciou essas experiências, como a empreendedora Tereza Rachel, eventos como a Semana do Empreendedorismo foram decisivos para o crescimento profissional."Através do Sebrae fui incentivada e motivada. Depois participei do Empretec e consegui expandir meu negócio. Hoje não sou mais MEI, tenho uma Empresa de Trabalho Temporário. Esses encontros me proporcionaram conhecimento, novas ideias e oportunidades para crescer junto com outros empreendedores da Cidade Mãe", contou.

Tereza Rachel, empreendedora

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade